Simulado Assembleia Legislativa RN - Direito Constitucional - Analista Legislativo - 2013

Simulado com 7 questões de Direito Constitucional Ensino Superior Banca FCC. Teste seus Conhecimentos em Provas Online com Gabarito.

  • 125 Resolveram
  • 46% Acertos
  • 3 Gabaritaram
  • barra ótimo 15 Ótimo
  • barra qtd_bom 34 Bom
  • barra ruim60 Ruim
  • barra péssimo16 Péssimo
  • 1 - Questão 21757.   Direito Constitucional - Nível Superior - Analista Legislativo - AL RN - FCC - 2013
  • Suponha que a autoridade administrativa de determinado Estado da Federação tenha aplicado a um servidor público a pena de suspensão de suas funções por 30 dias, em razão de prática de infração disciplinar. A autoridade administrativa então determinou o imediato cumprimento da pena, antes mesmo do julgamento do recurso interposto pelo servidor. Considerando que a legislação daquele Estado assegura ao servidor público que este não seja punido antes de julgado o recurso administrativo pendente de apreciação, o servidor poderá pleitear ao Poder Judiciário que impeça o cumprimento imediato da penalidade administrativa por meio de
  • 2 - Questão 21758.   Direito Constitucional - Nível Superior - Analista Legislativo - AL RN - FCC - 2013
  • À luz do sistema de controle de constitucionalidade de leis e atos normativos vigente no Brasil, analise as seguintes assertivas:

    I. Cabe ao Supremo Tribunal Federal exercer o controle difuso de constitucionalidade ao julgar as ações diretas de inconstitucionalidade de leis ou atos normativos federais ou estaduais.
    II. A Mesa da Assembleia Legislativa ou da Câmara Legislativa do Distrito Federal consta no rol constitucional de legitimados para a propositura da ação direta de inconstitucionalidade e da ação declaratória de constitucionalidade.
    III. A arguição de descumprimento de preceito fundamental será apreciada originariamente pelo Superior Tribunal de Justiça, cabendo ao Supremo Tribunal Federal julgá-la em sede de recurso extraordinário.

    Está correto o que se afirma em
  • 3 - Questão 21759.   Direito Constitucional - Nível Superior - Analista Legislativo - AL RN - FCC - 2013
  • Considere o seguinte trecho de ementa de acórdão do Supremo Tribunal Federal:

    O princípio da reserva de lei atua como expressiva limitação constitucional ao poder do Estado, cuja competência regulamentar, por tal razão, não se reveste de suficiente idoneidade jurídica que lhe permita restringir direitos ou criar obrigações. Nenhum ato regulamentar pode criar obrigações ou restringir direitos, sob pena de incidir em domínio constitucionalmente reservado ao âmbito de atuação material da lei em sentido formal. O abuso de poder regulamentar, especialmente nos casos em que o Estado atua contra legem ou praeter legem, não só expõe o ato transgressor ao controle jurisdicional, mas viabiliza, até mesmo, tal a gravidade desse comportamento governamental, o exercício, pelo Congresso Nacional, da competência extraordinária que lhe confere o art. 49, inciso V, da CF, e que lhe permite "sustar os atos normativos do Poder Executivo que exorbitem do poder regulamentar (...). Doutri- na. Precedentes..." (Ação Civil 1.033-AgR-QO, Rel. Min. Celso de Mello, julgamento em 25/5/2006, Plenário, DJ de 16/06/2006)

    Nesse caso, cuidou o Supremo Tribunal Federal de aplicar
  • 4 - Questão 21760.   Direito Constitucional - Nível Superior - Analista Legislativo - AL RN - FCC - 2013
  • De acordo com a Constituição Federal brasileira, cabe aos Estados
  • 5 - Questão 21761.   Direito Constitucional - Nível Superior - Analista Legislativo - AL RN - FCC - 2013
  • De acordo com a Constituição Federal brasileira, os Estados poderão instituir regiões metropolitanas, aglomerações urbanas e microrregiões, constituídas por agrupamentos de Municípios, para integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum, desde que
  • 6 - Questão 21762.   Direito Constitucional - Nível Superior - Analista Legislativo - AL RN - FCC - 2013
  • Suponha que o Presidente da República tenha editado Decreto pelo qual delegou, ao Ministro da Justiça, nas condições ali especificadas, as competências para:

    a) extinguir funções ou cargos públicos quando vagos;
    b) prover cargos públicos federais e
    c) prestar, anualmente, ao Congresso Nacional, dentro de sessenta dias após a abertura da sessão legislativa, as contas referentes ao exercício anterior.

    De acordo com o disposto na Constituição Federal brasileira, o referido Decreto é
  • 7 - Questão 21763.   Direito Constitucional - Nível Superior - Analista Legislativo - AL RN - FCC - 2013
  • Suponha que o Tribunal de Contas da União tenha julgado ilegal contrato celebrado por entidade da Administração pública, aplicando ao responsável pela ilegalidade as sanções previstas em lei. Assinou, ainda, prazo para que a Administração adotasse as providências necessárias ao exato cumprimento da lei, caso contrário o fato seria informado ao Congresso Nacional, com proposta de sustação da execução do contrato impugnado. Considerando a disciplina constitucional da matéria, a atuação do Tribunal de Contas da União, nesse caso foi

Para corrigir este simulado é preciso Entrar ou Cadastrar-se. É simples e rápido!

Comentar Simulado

Para comentar este simulado é preciso Entrar ou Cadastrar-se. É simples e rápido!

Não elaboramos as questões, apenas as transcrevemos de provas já aplicadas em concursos públicos anteriores.