Simulado CBTU METROREC - Português - Técnico de Enfermagem do Trabalho - 2014

Simulado para Técnico de Enfermagem do Trabalho - CBTU METROREC com 7 Questões de Português. Prova com Exercícios de Ensino Médio da Banca CONSULPLAN com Gabarito.

  • 375 Resolveram
  • 46% Acertos
  • 1 Gabaritaram
  • barra ótimo 11 Ótimo
  • barra qtd_bom 151 Bom
  • barra ruim185 Regular
  • barra péssimo28 Ruim

Para corrigir este simulado é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!

Texto
1º/4/1964 – Cena de rua


    Minha filha chega da escola dizendo que há revolução na rua. Em companhia de Carlos Drummond de Andrade, meu vizinho no Posto 6, fui ver o que estava se passando.
    Vejo um general comandar alguns rapazes naquilo que mais tarde um repórter chamou de “gloriosa barricada”. Os rapazes arrancam bancos e árvores impedem o cruzamento da av. Atlântica com a rua Joaquim Nabuco. O general destina-se a missão mais importante: apanha dois paralelepípedos e concentra-se na façanha de colocar um em cima do outro. Vendo-o em tarefa tão insignificante, pergunto-lhe para que aqueles paralelepípedos tão sabiamente colocados um sobre o outro. “Isso é para impedir os tanques do 1º Exército!”
    Acreditava, até então, que dificilmente se deteria um exército com dois paralelepípedos ali na esquina da rua onde moro. Ouço no rádio que a medida do general foi eficaz: o 1º Exército, em sabendo que havia tão sólida resistência, desistiu do vexame: aderiu aos que se chamavam de rebeldes.
    Nessa altura, há confusão na av. N. S. de Copacabana, pois ninguém sabe o que significa “aderir aos rebeldes”. A confusão é rápida. Não há rebeldes e todos, rebeldes ou não, aderem, que a natural tendência da humana espécie é aderir. Erguem o general em triunfo. Vejo o bravo general passar em glória sobre minha cabeça.
    Olho o chão, os dois paralelepípedos lá estão, intactos, invencidos, um em cima do outro. Vou lá, com a ponta do sapato tento derrubá-los. É coisa fácil. Das janelas, cai papel picado. Senhoras pias exibem seus pios lençóis e surge uma bandeira nacional. Cantam o hino e declaram todos que a pátria está salva.
    Minha filha, ao meu lado, pede uma explicação para aquilo tudo. “É carnaval, papai?” “Não.” “É Copa do Mundo?” “Também não.”
    Ela fica sem saber o que é. Eu também. Recolho-me ao sossego e sinto na boca um gosto azedo de covardia.

(Carlos Heitor Cony. Cena de rua. Folha de São Paulo. 01/04/2014. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/carlosheitorcony/2014/04/1433846-141964---cena-de-rua.shtml.)
  • 1 - Questão 22453.   Português - Nível Médio - Técnico de Enfermagem do Trabalho - CBTU METROREC - CONSULPLAN - 2014
  • A linguagem verbal pode ser utilizada com finalidades bem diferentes. As ações de narrar e relatar, por exemplo, diferenciam-se porque, numa narração, busca-se recriar, fantasiar fatos que aconteceram, ou poderiam acontecer, ou não aconteceram, ou não poderiam acontecer na realidade, isto é, no mundo conhecido. Por outro lado, relatar é representar experiências vividas. Então, de acordo com essa distinção entre narração e relato, é correto afirmar que o fato mencionado por Carlos Heitor Cony é um exemplo da linguagem verbal sendo utilizada para
  • 2 - Questão 22454.   Português - Nível Médio - Técnico de Enfermagem do Trabalho - CBTU METROREC - CONSULPLAN - 2014
  • Quando escrevem textos, os autores podem optar entre dois modos diferentes para ordenar o tempo: instalar um marco temporal no texto ou usar o próprio momento de produção (momento da escrita: agora) como ponto de referência temporal. No caso da crônica lida, o autor optou por
  • 3 - Questão 22455.   Português - Nível Médio - Técnico de Enfermagem do Trabalho - CBTU METROREC - CONSULPLAN - 2014
  • De modo geral, os verbos são flexionados no presente do indicativo para exprimirem fatos que ocorrem no mesmo momento em que o falante os observa. Porém, esse tempo verbal também pode ser empregado para fazer referência a fatos passados,
  • 5 - Questão 22457.   Português - Nível Médio - Técnico de Enfermagem do Trabalho - CBTU METROREC - CONSULPLAN - 2014
  • O vocábulo “que” desempenha, na Língua Portuguesa, funções morfossintáticas diferentes. Releia, então, os seguintes trechos do texto:

    1. “Minha filha chega da escola dizendo que há revolução na rua.” (1º§)
    2. “Acreditava, até então, que dificilmente se deteria um exército com dois paralelepípedos [...]” (3º§)

    Com base nos trechos apresentados, analise as afirmativas.

    I. O trecho 1 é formado por três verbos e o trecho 2, por dois verbos.
    II. Nos dois trechos, o vocábulo “que” desempenha a mesma função sintática.
    III. O vocábulo “que” foi usado, em ambos os trechos, para retomar informações anteriormente expressas.

    Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
  • 6 - Questão 22458.   Português - Nível Médio - Técnico de Enfermagem do Trabalho - CBTU METROREC - CONSULPLAN - 2014
  • O trecho “[...] declaram todos que a pátria está salva.” (5º§) está, sintaticamente, estruturado na ordem inversa, ou indireta. Assinale a alternativa em que ele foi devidamente reorganizado na ordem canônica, ou direta.

Comentar Simulado

Para comentar este simulado é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!