Simulado Auxiliar de Promotoria I (Administrativo)- Português - MP SP - i

Simulado com 10 questões de Português Ensino Fundamental Banca IBFC . Teste seus Conhecimentos em Provas Online com Gabarito.

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Para as questões de 1 a 5, leia o texto abaixo, de Gilberto Dimenstein.

A lição do menino milionário

Um garoto inglês fez um trabalho escolar para resolver um problema comum: saber quem está tocando a campainha de sua casa mesmo que a pessoa esteja fora. Solução: a campainha aciona o celular (o detalhamento está no www.catracalivre.com.br). A invenção ganhou vida, o produto vai ser comercializado em setembro próximo --e o garoto até o próximo ano, a julgar pelas encomendas, será um dos milionários mais novos do mundo.
Esse é um bom jeito de se encarar o futuro da educação. Há cada vez mais acesso a informação fora da escola, que não consegue acompanhar o ritmo das descobertas. A maioria dos professores se sente intimidada com o ritmo do conhecimento, distanciando-se dos seus alunos.

Além disso, as novas gerações aprendem coisas na base da tentativa e erro. Uma experiência na Índia (também detalhada no Catraca Livre) mostra bem isso: deixaram o computador livre numa área da escola, sem nenhum professor ou tutor. Logo se viu como os meninos e meninas aprendiam sozinhas.
Vejo aqui em Harvard, uma usina de quase adolescentes que viram milionários com seus projetos (pessoal do Facebook, por exemplo). Muita gente nem espera acabar o curso porque já está criando uma empresa. Dois exemplos: Bill Gates e Steve Jobs.

Saber como responder a essa velocidade é um dos maiores desafios da educação. A resposta para mim passa pelo seguinte: a escola é parte da resposta. O essencial é que o jovem viva numa comunidade de aprendizagem em que possa experimentar e aprender em diferentes lugares.
Portanto, um dos mais importantes papéis da escola, além de ajudar o estudante a se guiar pelas possibilidades de aprendizagem nos mais diferentes lugares (a começar dos virtuais) é desenvolver o prazer do empreendedorismo.
  • 1 - Questão 2816.   Português - Nível Fundamental - Auxiliar de Promotoria - MP SP - IBFC
  • Considere as afirmações que seguem.

    I. De acordo com o autor, as escolas são desnecessárias, pois as crianças e jovens são capazes de aprender tudo sem a presença de professor.

    II. De acordo com o autor, as novas gerações são mais inteligentes do que as anteriores.
    Está correto o que se afirma em:
  • 2 - Questão 2817.   Português - Nível Fundamental - Auxiliar de Promotoria - MP SP - IBFC
  • Considere as afirmações que seguem.

    I. O menino inglês a que o título faz referência ficou milionário porque inventou uma nova campainha.

    II. De acordo com o autor, muitos professores distanciam- se dos alunos porque não adaptam suficientemente às características da época atual.
    Está correto o que se afirma em:
  • 3 - Questão 2818.   Português - Nível Fundamental - Auxiliar de Promotoria - MP SP - IBFC
  • Considere as afirmações que seguem.

    I. Pode-se inferir que o autor considera Harvard uma boa universidade.

    II. De acordo com o texto, a Índia está mais desenvolvida do que o Brasil porque investe no uso de computadores para os jovens.

    Está correto o que se afirma em:
  • 4 - Questão 2819.   Português - Nível Fundamental - Auxiliar de Promotoria - MP SP - IBFC
  • No trecho “uma experiência na Índia (também detalhada no Catraca Livre) mostra bem isso” , o pronome destacado refere-se:
  • 5 - Questão 2820.   Português - Nível Fundamental - Auxiliar de Promotoria - MP SP - IBFC
  • Assinale a alternativa em que a substituição do termo destacado pelo pronome está adequada.
    “além de ajudar o estudante a se guiar pelas possibilidades de aprendizagem nos mais diferentes lugares (a começar dos virtuais) é desenvolver o prazer do empreendedorismo.”
  • 8 - Questão 2823.   Português - Nível Fundamental - Auxiliar de Promotoria - MP SP - IBFC
  • Considere o período abaixo e as afirmações que seguem.

    Houveram muitas pessoas que não obedeceram as recomendações dos organizadores do evento.

    I. Há um erro de concordância verbal, pois o correto seria “houve”.

    II. Há um erro de regência verbal, pois o verbo obedecer é transitivo indireto.
    Está correto o que se afirma em: