Simulado ENEM - História do Brasil - Exame Nacional do Ensino Médio - 2014

Simulado - ENEM com 3 Questões de História (História do Brasil). Prova com Exercícios de Ensino Médio da Banca INEP com Gabarito.

  • 707 Resolveram
  • 28% Acertos
  • 20 Gabaritaram
  • barra ótimo 20 Ótimo
  • barra qtd_bom 132 Bom
  • barra ruim273 Ruim
  • barra péssimo282 Péssimo

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  • 1 - Questão 25039.   História - História do Brasil - Nível Médio - ENEM - INEP - 2014
  • O índio era o único elemento então disponível para ajudar o colonizador como agricultor, pescador, guia, conhecedor da natureza tropical e, para tudo isso, deveria ser tratado como gente, ter reconhecidas sua inocência e alma na medida do possível. A discussão religiosa e jurídica em torno dos limites da liberdade dos índios se confundiu com uma disputa entre Jesuítas e colonos. Os padres se apresentavam como defensores da liberdade, enfrentando a cobiça desenfreada dos colonos.

    CALDEIRA, J . A nação mercantilista. São Paulo: Editora 34, 1999 (adaptado).

    Entre os séculos XVI e XVIII, os jesuítas buscaram a conversão dos indígenas ao catolicismo. Essa aproximação dos jesuítas em relação ao mundo indígena foi mediada pela
  • 2 - Questão 25040.   História - História do Brasil - Nível Médio - ENEM - INEP - 2014
  • A Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, que começa a ser construída apenas em 1905, foi criada, ao contrário das outras grandes ferrovias paulistas, para ser uma ferrovia de penetração, buscando novas áreas para a agricultura e povoamento. Até 1890, o café era quem ditava o traçado das ferrovias, que eram vistas apenas como auxiliadoras da produção cafeeira.

    CARVALHO, D. F. Café, ferrovias e crescimento populacional: oflorescimento da região noroeste paulista. Disponível em: www.historica.arquivoestado.sp.gov.br. Acesso em: 2 ago. 2012.

    Essa nova orientação dada à expansão ferroviária, durante a Primeira República, tinha como objetivo a
  • 3 - Questão 25041.   História - História do Brasil - Nível Médio - ENEM - INEP - 2014
  • TEXTO I

    O presidente do jornal de maior circulação do país destacava também os avanços econômicos obtidos naqueles vinte anos, mas, ao justificar sua adesão aos militares em 1964, deixava clara sua crença de que a intervenção fora imprescindível para a manutenção da democracia.

    Disponível em: http://oglobo.globo.com. Acesso em: 1 set. 2013 (adaptado).

    TEXTO II

    Nada pode ser colocado em compensação à perda das liberdades individuais. Não existe nada de bom quando se aceita uma solução autoritária.

    FIC O , C. A educação e o golpe de 1964. Disponível em: www.brasilrecente.com. Acesso em: 4 abr. 2014 (adaptado).

    Embora enfatizem a defesa da democracia, as visões do movimento político-militar de 1964 divergem ao focarem, respectivamente:

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