OAB - Direito Civil - Exame de Ordem Unificado - 2013

Responda as 4 questões do simulado abaixo (OAB - Direito Civil - Exame de Ordem Unificado - 2013). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

4 questões Direito Civil, Exame da OAB, OAB, FGV, Ensino Superior

74 resolveram
35% acertos
Difícil
3 gabaritaram
3 ótimo
29 bom
29 regular
13 péssimo

1Questão 25460. Direito Civil, Exame da OAB, OAB, FGV, Ensino Superior, 2013

Rogério, solteiro, maior e capaz, estando acometido por grave enfermidade, descobre que é pai biológico de Mateus, de dez anos de idade, embora não conste a filiação paterna no registro de nascimento. Diante disso, Rogério decide lavrar testamento público, em que reconhece ser pai de Mateus e deixa para este a totalidade de seus bens. Sobrevindo a morte de Rogério, Renato, maior e capaz, até então o único filho reconhecido por Rogério, é surpreendido com as disposições testamentárias e resolve consultar um advogado a respeito da questão.

A partir do fato narrado, assinale a afirmativa correta.

2Questão 25461. Direito Civil, Exame da OAB, OAB, FGV, Ensino Superior, 2013

De acordo com o Código Civil, opera-se o mandato quando alguém recebe de outrem poderes para, em nome deste, praticar atos ou administrar interesses. Daniel outorgou a Heron, por instrumento público, poderes especiais e expressos, por prazo indeterminado, para vender sua casa na Rua da Abolição, em Salvador, Bahia. Ocorre que, três dias depois de lavrada e assinada a procuração, em viagem para um congresso realizado no exterior, Daniel sofre um acidente automobilístico e vem a falecer, quando ainda fora do país. Heron, no mesmo dia da morte de Daniel, ignorando o óbito, vende a casa para Fábio, que a compra, estando ambos de boa-fé.

De acordo com a situação narrada, assinale a afirmativa correta.

3Questão 25462. Direito Civil, Exame da OAB, OAB, FGV, Ensino Superior, 2013

Amélia e Alberto são casados pelo regime de comunhão parcial de bens. Alfredo, amigo de Alberto, pede que ele seja seu fiador na compra de um imóvel.

Diante da situação apresentada, assinale a afirmativa correta.

4Questão 25463. Direito Civil, Exame da OAB, OAB, FGV, Ensino Superior, 2013

Luis, produtor de soja, firmou contrato de empréstimo de um trator com seu vizinho João. No contrato, Luis se comprometeu a devolver o trator 10 dias após o término da colheita. Restou ainda acordado um valor para a hipótese de atraso na entrega.

Considerando o caso acima, assinale a afirmativa correta.