Simulado: CNJ - Direito Administrativo - Técnico Judiciário - 2013

7 questões Direito Administrativo, Técnico Judiciário, CNJ, CESPE, Ensino Médio

Responda as 7 questões do simulado abaixo (CNJ - Direito Administrativo - Técnico Judiciário - 2013). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

283 resolveram
61% acertos
Médio
13 gabaritaram
47 ótimo
162 bom
66 regular
8 péssimo
Dados estatísticos de usuários que resolveram este simulado.

1Questão 25541. Direito Administrativo, Técnico Judiciário, CNJ, CESPE, Ensino Médio, 2013

No que se refere à administração pública, aos deputados e senadores, às atribuições do presidente da República e às funções essenciais à Justiça, julgue os itens seguintes.

Considere que determinado servidor público aposentado tenha se candidatado a deputado estadual. Nessa situação hipotética, caso seja eleito, ele poderá perceber simultaneamente os proventos de sua aposentadoria e os vencimentos de deputado.

2Questão 25542. Direito Administrativo, Técnico Judiciário, CNJ, CESPE, Ensino Médio, 2013

Consoante à organização administrativa, à administração indireta e a agentes públicos, julgue os itens que se seguem.

Considere que determinado cidadão tenha sido convocado como mesário em um pleito eleitoral. Nessa situação hipotética, no exercício de suas atribuições, ele deve ser considerado agente político e, para fins penais, funcionário público.

3Questão 25543. Direito Administrativo, Técnico Judiciário, CNJ, CESPE, Ensino Médio, 2013

Consoante à organização administrativa, à administração indireta e a agentes públicos, julgue os itens que se seguem.

As entidades políticas são pessoas jurídicas de direito público interno, como a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios. Já as entidades administrativas integram a administração pública, mas não têm autonomia política, como as autarquias e as fundações públicas.

4Questão 25544. Direito Administrativo, Técnico Judiciário, CNJ, CESPE, Ensino Médio, 2013

Consoante à organização administrativa, à administração indireta e a agentes públicos, julgue os itens que se seguem.

Considere que determinada sociedade de economia mista exerça atividade econômica de natureza empresarial. Nessa situação hipotética, a referida sociedade não é considerada integrante da administração indireta do respectivo ente federativo, pois, para ser considerada como tal, ela deve prestar serviço público.

5Questão 25545. Direito Administrativo, Técnico Judiciário, CNJ, CESPE, Ensino Médio, 2013

No que se refere aos princípios, dispensa e inexigibilidade de licitação e aos contratos administrativos, julgue os itens subsecutivos.

Considere que determinado órgão público pretenda contratar consagrado profissional do setor artístico. Nessa situação hipotética, a licitação será inexigível, desde que esta consagração seja pela crítica especializada ou até mesmo pela opinião pública, podendo a contratação ocorrer diretamente ou por meio de empresário exclusivo.

6Questão 25546. Direito Administrativo, Técnico Judiciário, CNJ, CESPE, Ensino Médio, 2013

No que se refere aos princípios, dispensa e inexigibilidade de licitação e aos contratos administrativos, julgue os itens subsecutivos.

Considere que uma sociedade empresária tenha celebrado contrato administrativo de prestação de serviço com determinado órgão público. Nessa situação hipotética, caso a administração julgue conveniente a substituição da garantia de execução, o contrato poderá ser alterado unilateralmente.

7Questão 25547. Direito Administrativo, Técnico Judiciário, CNJ, CESPE, Ensino Médio, 2013

A respeito do controle e responsabilização da administração, dos atos de improbidade administrativa e do processo administrativo, julgue os itens a seguir.

Quando uma autoridade administrativa delega parte de sua competência, ela pode revogá-la a qualquer tempo.