Simulado CNEN - Governança de TI - Analista de Tecnologia da Informação - 2014

Simulado para Analista de Tecnologia da Informação - CNEN com 6 Questões de Conhecimentos Específicos (Governança de TI). Prova com Exercícios de Ensino Superior da Banca IDECAN com Gabarito.

  • 54 Resolveram
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  • barra qtd_bom 10 Bom
  • barra ruim12 Regular
  • barra péssimo31 Ruim

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  • 1 - Questão 25997.   Conhecimentos Específicos - Governança de TI - Nível Superior - Analista de Tecnologia da Informação - CNEN - IDECAN - 2014
  • Enquanto o Cobit foca nos processos de TI, a ITIL (Information Technology Infraestructure Library) é um agrupamento das melhores práticas utilizadas para o gerenciamento dos serviços de TI. A versão 3 é formada por 5 livros.

    Assinale a alternativa que apresenta os processos do livro Estratégia de Serviços da ITIL.
  • 2 - Questão 25998.   Conhecimentos Específicos - Governança de TI - Nível Superior - Analista de Tecnologia da Informação - CNEN - IDECAN - 2014
  • O CMMI (Capability Maturity Model Integration) foi criado pelo SEI em 2002, como um modelo evolutivo em relação aos vários CMMs, com o objetivo de combinar suas várias disciplinas em uma estrutura única e flexível, com componentes, podendo ser utilizado de forma integrada nas organizações que demandavam por processos de melhoria no âmbito corporativo.

    O CMMI baseia-se nas seguintes abordagens:
  • 4 - Questão 26000.   Conhecimentos Específicos - Governança de TI - Nível Superior - Analista de Tecnologia da Informação - CNEN - IDECAN - 2014
  • No CMMI-DEV, a gestão do projeto envolve áreas do processo que tratam aspectos de planejamento, monitoração e controle relacionados exclusivamente a projetos. Relacione adequadamente as áreas do processo aos respectivos objetivos.

    1.Planejamento do Projeto (PP).
    2.Gestão do Acordo com o Fornecedor (PMC).
    3.Gestão de Requisitos (REQM).
    4.Gestão de Riscos (RSKM).
    5.Gestão Quantitativa do Projeto (QPM).
    6.Controle e Monitoração do Projeto (PMC).

    ( ) Gerenciar, através de métricas, o processo definido do projeto, visando atingir os objetivos preestabelecidos de desempenho da qualidade e do processo.
    ( ) Permitir uma visibilidade adequada do progresso do projeto, de forma que possam ser tomadas ações corretivas apropriadas quando o desempenho apresentar desvios significativos em relação ao planejado (replanejamento, estabelecimento de novos acordos e/ou mitigação de riscos).
    ( ) Gerenciar a aquisição de produtos de fornecedores externos para os quais existe um acordo formal (produtos e/ou componentes entregáveis ao cliente, ou mesmo ferramentas e ambientes operacionais para o projeto).
    ( ) Identificar problemas potenciais antes de sua ocorrência, para que possam ser planejadas e executadas ações de tratamento de riscos, visando mitigação de impactosnegativos nos objetivos, ao longo do ciclo de vidado projeto ou produto.
    ( ) Estabelecer e manter planos que definam as atividades dos projetos, envolvendo a elaboração de estimativas, o estabelecimento do nível adequado de interação com os grupos envolvidos e a obtenção de compromissos.

    A sequência está correta em
  • 5 - Questão 26001.   Conhecimentos Específicos - Governança de TI - Nível Superior - Analista de Tecnologia da Informação - CNEN - IDECAN - 2014
  • O CMMI-ACQ tem o propósito de ser um guia para a implementação das melhores práticas do CMMI para organizações compradoras de serviços. Tais práticas estão focadas em atividades para aquisição de produtos e serviços para atender às necessidades de clientes e usuários finais. É composto por 22 áreas de processos específicos. Com base no exposto, analise a seguinte afirmativa: “Demonstrar que um produto ou serviço adquirido preenche o uso pretendido quando colocado no ambiente intencionado”.

    A descrição anterior refere-se à área de processo denominada
  • 6 - Questão 26002.   Conhecimentos Específicos - Governança de TI - Nível Superior - Analista de Tecnologia da Informação - CNEN - IDECAN - 2014
  • A Instrução Normativa nº 4/2010 regulamenta as contratações de Soluções de Tecnologia da Informação pelos órgãos e entidades integrantes do Sistema de Administraçãodos Recursos de Informação e Informática (SISP). Oart. 8º do Capítulo II dispõe que as contratações de Soluções de Tecnologia da Informação deverão seguir três fases.

    Assinale-as.

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