Simulado Cobra Tecnologia - Português - Técnico de Operação - 2015

Simulado para Técnico de Operação - Cobra Tecnologia com 4 Questões de Português. Prova com Exercícios de Ensino Médio da Banca QUADRIX com Gabarito.

  • 143 Resolveram
  • 57% Acertos
  • 14 Gabaritaram
  • barra ótimo 14 Ótimo
  • barra qtd_bom 105 Bom
  • barra ruim20 Regular
  • barra péssimo4 Ruim

Para corrigir este simulado é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!

Pergaminho hebraico de 1.500 anos é decifrado graças à tecnologia

   Encontrado em 1970, material tem 8 versículos já conhecidos da Bíblia. Escaneamento tridimensional permitiu a leitura do fragmento de 7 cm.
  As novas tecnologias permitiram, pela primeira vez, decifrar um dos mais antigos pergaminhos hebraicos existentes, de 15 séculos de idade, encontrado perto do Mar Morto – informaram especialistas israelenses e americanos.
   O deteriorado pergaminho foi encontrado em 1970, entre as cinzas de uma sinagoga em Ein Gedi, perto do Mar Morto.
   Até agora, os investigadores tinham sido incapazes de lê-lo, em razão de seu estado precário.
   "A mais avançada tecnologia nos permitiu desvendar o pergaminho, que fazia parte de uma Bíblia de 1.500 anos de idade", explicou Pnina Shor, da Autoridade Israelense de Antiguidades, em coletiva de imprensa em Jerusalém.
   Quando foi descoberto, o texto não pôde ser decifrado, afirmou Sefi Porat, membro da equipe que extraiu o pergaminho queimado, há 45 anos.
   O fragmento, de sete centímetros de comprimento, que se parece com um pedaço de carvão, contém os oito primeiros já conhecidos versículos do livro de Levítico da Bíblia, que descreve as regras dos sacrifícios rituais, relatou Pnina Shor, aparentemente sem grandes diferenças com relação ao texto bíblico atualmente utilizado.
  Os especialistas fizeram um escaneamento tridimensional, que foi, então, enviado para o Departamento de Informática da Universidade de Kentucky. A instituição desenvolveu um programa de imagem digital que possibilitou a projeção das primeiras imagens legíveis na semana passada.

(g1.globo.com/)
  • 1 - Questão 26564.   Português - Nível Médio - Técnico de Operação - Cobra Tecnologia - QUADRIX - 2015
  • Após a leitura do texto julgue as afirmativas.

    I. O pergaminho hebraico encontrado há 1500 anos só pôde ser decifrado no ano de 1970, quando as novas tecnologias finalmente permitiram esse acontecimento.
    II. Apesar de o pergaminho hebraico só ter sido descoberto na década de 70 do século passado, sua decifração só foi possível depois de quase meio século.
    III. Recentemente descoberto, o pergaminho hebraico possibilitou que os especialistas reavaliassem o texto bíblico do livro de Levítico, consideravelmente diferente do encontrado.
    IV. Com a descoberta do pergaminho, os especialistas israelenses puderam alterar muitos dos versículos da Bíblia até então conhecidos.

    Quantas delas estão corretas?
  • 2 - Questão 26565.   Português - Nível Médio - Técnico de Operação - Cobra Tecnologia - QUADRIX - 2015
  • Assinale a alternativa que contenha uma afirmação correta a respeito da ortografia ou da acentuação, considerando as palavras utilizadas no texto.
  • 3 - Questão 26566.   Português - Nível Médio - Técnico de Operação - Cobra Tecnologia - QUADRIX - 2015
  • Analise as afirmativas a seguir.

    I. No contexto em que aparecem, os verbos “encontrar" e “decifrar" – assim como seus derivados – são empregados como sinônimos.
    II. No quarto parágrafo do texto, a preposição “em" introduz a causa por que o pergaminho não havia sido lido.
    III. No último parágrafo do texto, podemos dizer que há uma incoerência entre os termos “departamento" e “instituição".

    Está correto o que se afirma em:
  • 4 - Questão 26567.   Português - Nível Médio - Técnico de Operação - Cobra Tecnologia - QUADRIX - 2015
  • Releia o penúltimo parágrafo e, a seguir, assinale a alternativa que contenha apenas informações corretas a respeito da palavra “que".

Comentar Simulado

Para comentar este simulado é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!