Auxiliar de Enfermagem - Enfermagem - Prefeitura de Rio de Janeiro RJ - 2011 - i

Responda as 15 questões do simulado abaixo (Auxiliar de Enfermagem - Enfermagem - Prefeitura de Rio de Janeiro RJ - 2011 - i ). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

15 questões Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Ensino Médio

5.163 resolveram
37% acertos
Difícil
11 gabaritaram
70 ótimo
872 bom
3.853 regular
368 péssimo

1Questão 3477. Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Ensino Médio, 2011

Um indivíduo apresentou uma lesão profunda na região da panturrilha esquerda, que se localiza na parte mediana e posterior da perna. É nesta região que se situam os músculos responsáveis pela extensão dos pés, os quais são denominados:

2Questão 3478. Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Ensino Médio, 2011

A nutrição enteral consiste na administração de nutrientes por meio de sondas. A sonda transpilórica permite que a dieta líquida seja depositada diretamente na seguinte parte do sistema digestório:

3Questão 3479. Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Ensino Médio, 2011

Um episódio de vômito com sangramento, apresentando- se vermelho brilhante ou com aspecto de borra de café, deve ser registrado nas anotações de enfermagem com o seguinte termo técnico:

4Questão 3480. Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Ensino Médio, 2011

Em feridas abertas, com grande quantidade de exsudato e que tenham tecido necrosado, está indicado para o seu tratamento o seguinte tipo de produto:

5Questão 3481. Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Ensino Médio, 2011

A administração de medicamentos por via subcutânea pode ser realizada na seguinte região do corpo:

6Questão 3482. Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Ensino Médio, 2011

Uma gestante com doença hipertensiva específica da gravidez deve ser orientada a permanecer em repouso. No entanto, para melhorar a circulação materno-fetal o repouso deve ser na seguinte posição:

7Questão 3483. Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Ensino Médio, 2011

Fazer a higiene externa e colocar absorvente na região perineal são cuidados que o auxiliar de enfermagem deve fazer ao término do terceiro período do trabalho de parto que se denomina:

8Questão 3484. Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Ensino Médio, 2011

Os cuidados mediatos ao recém-nato têm por objetivo ajudar em sua adaptação à vida extrauterina, prevenir possíveis complicações e detectar precocemente qualquer anormalidade. Entre os cuidados mediatos, pode-se citar:

9Questão 3485. Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Ensino Médio, 2011

Em recém-natos que estão sendo alimentados por gavagem é recomendado verificar o resíduo gástrico antes da oferta de cada dieta. Se a quantidade do resíduo estiver entre 10% e 20% do volume total da dieta anteriormente administrada, a conduta a ser adotada consiste em:

10Questão 3486. Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Ensino Médio, 2011

A organização das vacinas na geladeira doméstica da sala de imunização é importante para que mantenham suas características iniciais, a fim de conferir imunidade. Aquelas que podem ser submetidas à temperatura negativa devem ficar armazenadas em bandejas perfuradas na primeira prateleira, como, por exemplo, as seguintes vacinas:

11Questão 3487. Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Ensino Médio, 2011

Por interferir na produção de anticorpos, a vacina contra a hepatite B NÃO deve ser administrada, pelo menos em adultos, na seguinte região do corpo:

12Questão 3488. Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Ensino Médio, 2011

Uma pessoa com Aids fará uso de didanosina, que é um inibidor da transcriptase reversa e, portanto, deverá ser orientada a observar a presença de efeitos adversos produzidos por este medicamento como, por exemplo:

13Questão 3489. Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Ensino Médio, 2011

A baciloscopia direta do escarro é método fundamental para o diagnóstico da tuberculose pulmonar. Recomenda-se a coleta de duas amostras de escarro, sendo a primeira por ocasião do contato inicial com o sintomático respiratório na unidade de saúde. A segunda amostra deverá ser coletada da seguinte forma:

14Questão 3490. Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Ensino Médio, 2011

A infecção tuberculosa, sem doença, é detectada apenas pela prova tuberculínica. Essa prova é realizada aplicando-se a tuberculina, por via intradérmica:

15Questão 3491. Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem, Prefeitura de Rio de Janeiro RJ, Ensino Médio, 2011

Considerando as principais formas de transmissão da hepatite A, as ações educativas para a prevenção dessa doença devem enfatizar a seguinte temática: