Simulado Câmara de Jaboticabal SP - Interpretação de Textos - Agente Administrativo - 2015

Simulado para Agente Administrativo - Câmara de Jaboticabal SP com 4 Questões de Português (Interpretação de Textos). Prova com Exercícios de Ensino Médio da Banca VUNESP com Gabarito.

  • 330 Resolveram
  • 54% Acertos
  • 51 Gabaritaram
  • barra ótimo 51 Ótimo
  • barra qtd_bom 183 Bom
  • barra ruim69 Regular
  • barra péssimo27 Ruim

Para corrigir este simulado é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!

Leia o texto para responder à questão
Revolução tecnológica pode ter sido tremendamente superestimada

    Você se lembra de O Guia do Mochileiro das Galáxias, romance de Douglas Adams lançado em 1979? A história começa com um chato tecnológico qualquer descartando a Terra por ser um planeta cujas formas de vida são tão primitivas que “elas ainda acham relógios digitais uma ideia bacana". Mas estamos falando do passado, dos primeiros estágios da revolução da tecnologia da informação.
    De lá para cá, avançamos para coisas muito mais significativas, a tal ponto que a grande ideia tecnológica de 2015 é, até o momento, um relógio digital. Mas este instrui o portador a se levantar se ele passar tempo demais sentado.
    Está bem, também estou sendo chato. Mas existe uma questão verdadeira nisso. Todo mundo sabe que vivemos em uma era de mudança tecnológica incrivelmente rápida, que está mudando tudo. Mas e se aquilo que todo mundo sabe estiver errado?
   O Guia do Mochileiro das Galáxias foi publicado na era do “paradoxo da produtividade", um período de duas décadas durante o qual a tecnologia parecia estar avançando rapidamente – computadores pessoais, telefones celulares, redes de computação e os estágios iniciais da Internet –, mas o crescimento econômico era lento e a renda estava estagnada.
    Apenas por volta de 1995, o crescimento da produtividade decolou. Mas não obtivemos um retorno sustentado a um rápido progresso econômico. Em lugar disso, tivemos um surto isolado de crescimento, que minguou cerca de uma década atrás. Desde então, vivemos em uma era de iPhones, iPads e AiMeuDeus; mas, mesmo que desconsiderados os efeitos da crise financeira, o crescimento e a tendência de renda retornaram à lentidão que caracterizou os anos 70 e 80.
    Em outras palavras, a esta altura, toda a era digital, abarcando mais de quatro décadas, parece uma decepção. Novas tecnologias produziram grandes manchetes, mas resultados econômicos modestos. Por quê?
    Uma possibilidade é que os números estejam desconsiderando a realidade, especialmente os benefícios dos novos produtos e serviços. Tecnologia que me permite assistir na Web apresentações ao vivo dos meus músicos favoritos me propicia muito prazer, mas isso não é computado no Produto Interno Bruto (PIB). Outra possibilidade é que as novas tecnologias sejam mais divertidas que fundamentais.

(Paul Krugman. Traduzido por Paulo Migliacci. Folha de S.Paulo, 25.05.2015. Adaptado)
  • 1 - Questão 27758.   Português - Interpretação de Textos - Nível Médio - Agente Administrativo - Câmara de Jaboticabal SP - VUNESP - 2015
  • Quando o autor afirma, no segundo parágrafo, “De lá para cá, avançamos para coisas muito mais significativas...", ele está
  • 2 - Questão 27759.   Português - Interpretação de Textos - Nível Médio - Agente Administrativo - Câmara de Jaboticabal SP - VUNESP - 2015
  • Para o autor, a revolução tecnológica parece ter sido superestimada, porque
  • 4 - Questão 27761.   Português - Interpretação de Textos - Nível Médio - Agente Administrativo - Câmara de Jaboticabal SP - VUNESP - 2015
  • No trecho – A história começa com um chato tecnológico qualquer descartando a Terra por ser um planeta cujas formas de vida são tão primitivas que “elas ainda acham relógios digitais uma ideia bacana". (1o parágrafo) –, os termos destacados, por e que, estabelecem, respectivamente, relações de

Comentar Simulado

Para comentar este simulado é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!