Simulado: Soldado PM de 2ª Classe - História Geral e do Brasil - Polícia Militar SP - 2010

5 questões História, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar SP, VUNESP, Ensino Médio

Responda as 5 questões do simulado abaixo (Soldado PM de 2ª Classe - História Geral e do Brasil - Polícia Militar SP - 2010). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

8.857 resolveram
32% acertos
Difícil
138 gabaritaram
599 ótimo
1.284 bom
5.262 regular
1.712 péssimo
Dados estatísticos de usuários que resolveram este simulado.

1Questão 3814. História, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar SP, VUNESP, Ensino Médio, 2010

Leia as afirmações sobre o Nazismo.

I. Utilizou-se da propaganda para construir a imagem grandiosa da Alemanha, louvar Adolf Hitler e estimular a perseguição a grupos considerados perigosos, traidores e inferiores à raça ariana.
II. Foi hostil ao racionalismo e aos princípios políticos que fundamentam a democracia como, por exemplo, o pluripartidarismo.
III. Defendeu a desigualdade dos homens e das raças, os direitos de indivíduos “superiores”, acima das normas e das leis universais.
IV. Apoiou os movimentos socialistas que ocorreram ao longo da década de 1930, como a Guerra Civil Espanhola, quando lutou ao lado dos defensores da República.

Estão corretas as afirmações

2Questão 3815. História, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar SP, VUNESP, Ensino Médio, 2010

A Guerra Fria foi um fenômeno histórico que envolveu aspectos políticos, econômicos, ideológicos e culturais. No início dos anos 1970, o conflito do Yom Kippur gerou um acontecimento de impacto mundial que contribuiu para indicar novos rumos para a Guerra Fria. Trata-se da(o)

3Questão 3816. História, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar SP, VUNESP, Ensino Médio, 2010

Leia as afirmações sobre a Revolução de 1930 e a Era Vargas.

I. A emergência da classe média, do tenentismo e do movimento operário contribuiu para a vitória da Revolução de 1930.
II. Estados da Federação, insatisfeitos especialmente com a hegemonia de São Paulo, associados a setores econômicos, como charqueadores, produtores de açúcar, de cacau e segmentos industriais, contribuíram para derrubar o Estado oligárquico.
III. Em 1937, Vargas fechou o Congresso Nacional, instalou o Estado Novo e passou a governar com poderes ditatoriais. O governo passou a ser centralizado e o Departamento de Imprensa e Propaganda atuou na linha de frente da censura.
IV. Entre as realizações da Era Vargas pode-se destacar: a criação da Justiça do Trabalho, do salário-mínimo, da Consolidação das Leis do Trabalho, além de obras na área de infraestrutura como a Companhia Siderúrgica Nacional.

Estão corretas as afirmações

4Questão 3817. História, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar SP, VUNESP, Ensino Médio, 2010

Assinale a alternativa que aponta corretamente um dos fatos que influenciou o endurecimento do regime militar com a decretação do AI-5, em dezembro de 1968.

5Questão 3818. História, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar SP, VUNESP, Ensino Médio, 2010

Os festivais da canção realizados em fins dos anos 1960 pelas emissoras de televisão, especialmente a Record e a Excelsior, foram importantes do ponto de vista social e político, pois