Simulado Prefeitura de Barra Mansa RJ - Pedagogia - Psicopedagogo - 2010

Resolva 7 questões de Pedagogia Ensino Superior Banca BIO-RIO. Teste seus Conhecimentos em Provas Online com Gabarito.

  • 175 Resolveram
  • 46% Acertos
  • 0 Gabaritaram
  • barra ótimo 6 Ótimo
  • barra qtd_bom 71 Bom
  • barra ruim77 Ruim
  • barra péssimo21 Péssimo
  • 1 - Questão 28689.   Pedagogia - Nível Superior - Psicopedagogo - Prefeitura de Barra Mansa RJ - BIO-RIO - 2010
  • As conquistas da classe trabalhadora, tanto nas relações de trabalho, como no acesso à escola, não resultam da simples existência das contradições, nem representam um avanço apenas resultante do aproveitamento das brechas deixadas pela burguesia. Elas resultam, sobretudo, da organização da classe trabalhadora na luta por seus interesses.

    Nesse sentido, a discussão final do trabalho da escola sobre a dimensão política e técnica da prática educativa deve se articular: 
  • 2 - Questão 28690.   Pedagogia - Nível Superior - Psicopedagogo - Prefeitura de Barra Mansa RJ - BIO-RIO - 2010
  • A concepção de conhecimento presente na metodologia expositiva é aquela em que o aluno é visto como uma tábula rasa, na qual, desde que ele preste atenção e o discurso seja claro e lógico, o professor conseguirá transferir o saber para o cérebro do aluno.

    Essa visão de educação tem seu fundamento na seguinte concepção filosófica:
  • 3 - Questão 28691.   Pedagogia - Nível Superior - Psicopedagogo - Prefeitura de Barra Mansa RJ - BIO-RIO - 2010
  • Na relação da Escola com a sociedade, compreende-se a educação como a alavanca do desenvolvimento e do progresso. Uma frase-resumo desse entendimento pode ser: “O Brasil é um país atrasado porque a ele falta Educação; se dermos Educação a todos os brasileiros, o país sairá do subdesenvolvimento”. 

    Refletindo sobre esses dados, é correto concluir que essa concepção:
  • 4 - Questão 28692.   Pedagogia - Nível Superior - Psicopedagogo - Prefeitura de Barra Mansa RJ - BIO-RIO - 2010
  • A implementação do sistema de ciclos no currículo escolar veio exigir um maior envolvimento de todos os que conduzem o dia-a-dia da escola e sua relação com o processo ensino-aprendizagem e, em especial, do professor e dos pais.

    Entre outras vantagens que a adoção do sistema de ciclos trouxe, uma se destaca na lógica da avaliação e do desenvolvimento, a saber:
  • 5 - Questão 28693.   Pedagogia - Nível Superior - Psicopedagogo - Prefeitura de Barra Mansa RJ - BIO-RIO - 2010
  • Gerir uma escola reflexiva é gerir uma escola com projeto. Nesse sentido, a escola reflexiva tem a capacidade de se pensar para se projetar e desenvolver.

    Dentre as variáveis que sintetizam o que vem a se constituir em uma escola reflexiva, podem ser citadas as seguintes, EXCETO:
  • 7 - Questão 28695.   Pedagogia - Nível Superior - Psicopedagogo - Prefeitura de Barra Mansa RJ - BIO-RIO - 2010
  • São práticas que podem ser desenvolvidas para a construção de uma escola pluralista, autônoma e competente, que articule a diversidade cultural dos alunos com seus próprios itinerários educativos, EXCETO:

Para corrigir este simulado é preciso Entrar ou Cadastrar-se. É simples e rápido!

Comentar Simulado

Para comentar este simulado é preciso Entrar ou Cadastrar-se. É simples e rápido!

Não elaboramos as questões, apenas as transcrevemos de provas já aplicadas em concursos públicos anteriores.