Prefeitura de Betim MG - Pedagogia - Auxiliar Administrativo de CIM - 2015

Responda as 8 questões abaixo (Prefeitura de Betim MG - Pedagogia - Auxiliar Administrativo de CIM - 2015). Ao terminar, clique no botão para ver sua nota e o gabarito. Boa prova!

8 questões Pedagogia, Médio

184 resolveram
70% média
Regular
24 gabaritaram
71 Ótimo
90 Bom
21 Regular
2 Péssimo
Considerando o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, avalie as seguintes afirmações:

I. A educação infantil é considerada a primeira etapa da educação básica.
II. O acesso das crianças aos bens socioculturais disponíveis amplia o desenvolvimento das capacidades relativas à expressão, à comunicação, à interação social, ao pensamento, à ética e à estética.
III. O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil se apresenta como uma proposta aberta, flexível e não obrigatória, que poderá subsidiar os sistemas educacionais, que assim o desejarem, na elaboração ou implementação de programas e currículos condizentes com suas realidades e singularidades.

É CORRETO o que se afirma em
De acordo com o Referencial Nacional Curricular para a Educação Infantil, contemplar o cuidado na esfera da instituição da educação infantil
De acordo com o que preconiza o Referencial Nacional Curricular para a Educação Infantil a respeito do brincar, só NÃO é correto o que se afirma em:
Considerando o Referencial Curricular para a Educação Infantil, avalie as afirmativas sobre inclusão e diversidade

I. Uma ação educativa comprometida com a cidadania e com a formação de uma sociedade democrática e não excludente deve, necessariamente, promover o convívio com a diversidade, que inclui não somente as diversas culturas, os hábitos, os costumes, mas também as competências e particularidades de cada um.
II. A Escola Inclusiva deve desenvolver uma pedagogia centrada na criança, considerando as diferenças e oferecendo respostas adequadas às suas características e necessidades, solicitando apoio de instituições e especialistas quando isso se fizer necessário.
III. Considerar que as crianças são diferentes entre si implica propiciar uma educação baseada em condições de aprendizagem que respeitem suas necessidades e ritmos individuais.
IV. Individualizar a educação infantil não é marcar e estigmatizar as crianças pelo que diferem, mas levar em conta suas singularidades, respeitando-as e valorizando-as como fator de enriquecimento pessoal e cultural. 

É CORRETO o que se afirma em
A Educação Infantil é um direito das crianças brasileiras. Em relação à função das instituições de ensino infantil, é CORRETO afirmar que
Identificamos que uma instituição de ensino NÃO está de acordo com as diretrizes da LDB (Lei n° 9.394/96) para a educação especial quando constatamos que ela, ao receber estudantes portadores de necessidades especiais,
Consoante disposição da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, assinale a alternativa CORRETA.
Conforme a legislação educacional em vigor, Lei nº 9.394/96, a educação escolar compõe-se de

Veja também...