Simulado Prefeitura de Belo Horizonte MG - Português - Professor de Língua Portuguesa - 2011

Resolva 5 questões de Português Ensino Superior Banca FUMARC. Teste seus Conhecimentos em Provas Online com Gabarito.

  • 963 Resolveram
  • 47% Acertos
  • 21 Gabaritaram
  • barra ótimo 150 Ótimo
  • barra qtd_bom 282 Bom
  • barra ruim483 Ruim
  • barra péssimo48 Péssimo
  • 1 - Questão 29096.   Português - Nível Superior - Professor de Língua Portuguesa - Prefeitura de Belo Horizonte MG - FUMARC - 2011
  • Um território privilegiado para a observação de muitas características de nossa língua são os textos de humor. Observe o seguinte diálogo: 

    - Que animal bebe água com a cauda? 
    - Não faço a menor ideia. 
    - Ora, todos. Você já viu algum animal tirar a cauda para beber água?

    Assinale a alternativa que apresenta uma inferência INADEQUADA sobre o texto.
  • 3 - Questão 29098.   Português - Nível Superior - Professor de Língua Portuguesa - Prefeitura de Belo Horizonte MG - FUMARC - 2011
  • Considerando, na perspectiva da regência, as sequências:

    I. O mendigo afirmou várias vezes de que seria acolhido pela senhora.
    II. Respondi todas as suas perguntas ontem mesmo.
    III Assisti ao filme pela televisão.

    IV. Simpatizei-me com ela à primeira vista.

    É CORRETO afirmar que:
  • 4 - Questão 29099.   Português - Nível Superior - Professor de Língua Portuguesa - Prefeitura de Belo Horizonte MG - FUMARC - 2011
  • A partir das relações entre língua, léxico e cultura, identifique a assertiva INCORRETA.
  • 5 - Questão 29100.   Português - Nível Superior - Professor de Língua Portuguesa - Prefeitura de Belo Horizonte MG - FUMARC - 2011
  • Numa reunião de conselho de classe, algumas professoras teceram comentários sobre os aspectos cognitivos da leitura:

    I. A professora A disse que sempre leva em consideração o conhecimento prévio do aluno, ou seja, na compreensão de um texto ela privilegia o que o leitor já sabe e o conhecimento que ele adquiriu ao longo de sua vida, além de ativar o conhecimento linguístico e o conhecimento textual durante a leitura.
    II. A professora B admitiu reconhecer que vários níveis de conhecimento entram em jogo durante a leitura e, por isso, permite que seus alunos, quando leem, façam inferências por si, razão pela qual ela procura não interferir nas suas conclusões.
    III. A professora C comentou que valoriza mais o conhecimento linguístico, o conhecimento textual, e em menor escala, o conhecimento de mundo do aluno, porque eles é que precisam ser ativados durante a leitura, para que o leitor chegue ao momento da compreensão do que lê.

    De acordo com as concepções de Ângela Kleiman sobre as relações entre texto e leitor, está CORRETO o que se afirma em:

Para corrigir este simulado é preciso Entrar ou Cadastrar-se. É simples e rápido!

Comentar Simulado

Para comentar este simulado é preciso Entrar ou Cadastrar-se. É simples e rápido!

Não elaboramos as questões, apenas as transcrevemos de provas já aplicadas em concursos públicos anteriores.