Simulado: CODEBA - Remuneração e Salário - Advogado - 2016

3 questões Direito do Trabalho, Remuneração e Salário, Advogado, CODEBA, FGV, Ensino Superior

Responda as 3 questões do simulado abaixo (CODEBA - Remuneração e Salário - Advogado - 2016). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

50 resolveram
27% acertos
Difícil
4 gabaritaram
4 ótimo
6 bom
16 regular
24 péssimo
Dados estatísticos de usuários que resolveram este simulado.

1Questão 29345. Direito do Trabalho, Remuneração e Salário, Advogado, CODEBA, FGV, Ensino Superior, 2016

Pedro e João são amigos e exercem a função de vigilante em empresas diferentes. Ambos cumprem escala de 12x36 horas. A empresa na qual Pedro trabalha firmou acordo coletivo com o sindicato dos vigilantes prevendo a jornada em escala 12x36 horas, enquanto o empregador de João, não. Sabe-se que, na convenção coletiva da categoria, não existe previsão de escala especial.

Diante da hipótese retratada e do entendimento consolidado pelo TST, em relação aos plantões cumpridos nos domingos e feriados pelos empregados em tela, assinale a afirmativa correta.

2Questão 29346. Direito do Trabalho, Remuneração e Salário, Advogado, CODEBA, FGV, Ensino Superior, 2016

Régis trabalha na empresa “X”, como auxiliar jurídico, há 3 anos. As empresas “Y” e “Z” integram o mesmo grupo econômico da empresa “X”, mas estão sediadas em locais diferentes. No final do ano, Régis ponderou com seu chefe que desejava receber a participação nos lucros (PL) prevista no acordo coletivo sobre a lucratividade obtida por todas as empresas do grupo.

Acerca da pretensão de Régis e da responsabilidade das empresas na hipótese retratada, de acordo com a CLT e com o entendimento consolidado do TST, assinale a afirmativa correta.

3Questão 29347. Direito do Trabalho, Remuneração e Salário, Advogado, CODEBA, FGV, Ensino Superior, 2016

No contracheque de Miriam do mês de março de 2015 existem diversos descontos: INSS, imposto sobre a renda, adiantamento salarial que a empresa promove no dia 15 de cada mês, contribuição sindical, contribuição confederativa, contribuição de revigoramento, vale transporte (6% do salário) e assistência médica. Sabe-se que Miriam não é sindicalizada nem autorizou qualquer desconto, seja na admissão ou posteriormente.

Diante da situação retratada, de acordo com a CLT e o entendimento consolidado do STF e TST, assinale a afirmativa correta.