Simulado CONDER - Pedagogia - Pedagogo - 2013

Simulado para Pedagogo - CONDER com 8 Questões de Pedagogia. Prova com Exercícios de Ensino Superior da Banca FGV com Gabarito.

  • 365 Resolveram
  • 61% Acertos
  • 6 Gabaritaram
  • barra ótimo 50 Ótimo
  • barra qtd_bom 251 Bom
  • barra ruim55 Ruim
  • barra péssimo9 Péssimo

Para corrigir este simulado é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!

  • 1 - Questão 30041.   Pedagogia - Nível Superior - Pedagogo - CONDER - FGV - 2013
  • “O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), implantado em 1955, garante, por meio da transferência de recursos financeiros, a alimentação escolar dos alunos de toda a educação básica matriculados em escolas públicas e filantrópicas.

    (Fonte: http://www.fnde.gov.br/programas/alimentacao‐escolar/alimentacao‐ escolar‐apresentacao).

    O programa necessita de alguns ajustes como, por exemplo, a redução do desperdício alimentar e a adequação do destino dos restos da merenda. Segundo a Lei n. 11.947/09, o que não é consumido pelos alunos vai para o lixo.

    De acordo com a perspectiva da sustentabilidade, assinale a alternativa que indica o melhor destino para os restos provenientes da merenda escolar.
  • 2 - Questão 30042.   Pedagogia - Nível Superior - Pedagogo - CONDER - FGV - 2013
  • “Por ocasião da Conferência Internacional Rio/92, (...) o papel central da educação para a "construção de um mundo socialmente justo e ecologicamente equilibrado", o que requer "responsabilidade individual e coletiva em níveis local, nacional e planetário"".

    (Fonte:  http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/meioambiente.pdf).

    De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, a escola deverá trabalhar com o tema Meio Ambiente contribuindo para que os alunos sejam capazes de
  • 3 - Questão 30043.   Pedagogia - Nível Superior - Pedagogo - CONDER - FGV - 2013
  • “O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado pelo Inep em 2007. O Ideb é importante por ser condutor de política pública em prol da qualidade da educação. (...)   que, em 2021, o IDEB do Brasil seja 6,0 – média que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável à dos países desenvolvidos".

    (Fonte: http://portal.inep.gov.br)

    Observe o quadro sobre a evolução do Ideb numa escola fictícia:


                  Escola Municipal A       2007     2009     2011

                                                       3,9        4,3         4,1

    A queda do Ideb em 2011 pode ser explicada pelos fatores a seguir, à exceção de um. Assinale‐o.
  • 4 - Questão 30044.   Pedagogia - Nível Superior - Pedagogo - CONDER - FGV - 2013
  • “A Lei de Diretrizes e Bases, de 1996, detalha, entre outros aspectos, a competência de cada ente federado.

    Assinale a alternativa que apresenta uma incumbência da esfera municipal.
  • 5 - Questão 30045.   Pedagogia - Nível Superior - Pedagogo - CONDER - FGV - 2013
  • No livro Biologia e Conhecimento (1973), Piaget descreve que as crianças pequenas, na fase pré‐operatória, apresentam o que chamou de “pensamento egocêntrico".

    Assinale a alternativa que caracteriza tal pensamento
  • 6 - Questão 30046.   Pedagogia - Nível Superior - Pedagogo - CONDER - FGV - 2013
  • O Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares tem por objetivo fomentar a implantação e o fortalecimento dos Conselhos Escolares para que contribuam para a melhoria da qualidade do ensino ofertado e para garantir a efetiva participação das comunidades escolar e local na gestão das escolas, como prevê a legislação.

    Sobre as ações de responsabilidade dos Conselhos Escolares, analise as afirmativas a seguir.

    I. Deliberar sobre as normas internas e o funcionamento da escola.
    II. Analisar as questões encaminhadas pelos diversos segmentos da escola, propondo sugestões.
    III. Acompanhar a execução das ações pedagógicas, administrativas e financeiras da escola.

    Assinale:
  • 7 - Questão 30047.   Pedagogia - Nível Superior - Pedagogo - CONDER - FGV - 2013
  • Guiomar Namo de Mello (2003), no livro Magistério de 1º grau,   apresenta uma discussão acerca do fracasso escolar da criança “carente" e suas razões, concluindo que as razões do fracasso encontram‐se divididas em fatores intra e extra‐escolares.

    Na pesquisa que fez com professores, revela que, em média, os docentes apresentam três respostas para explicar o fracasso dos alunos “carentes":

    1) responsabilidade da escola;
    2) culpa da vítima;
    3) responsabilidade da pobreza e do desinteresse da família.

    Assinale a alternativa que apresenta apenas causas relacionadas à resposta 2.
  • 8 - Questão 30048.   Pedagogia - Nível Superior - Pedagogo - CONDER - FGV - 2013
  • Sobre as vantagens do uso das mídias nas escolas, analise as afirmativas a seguir.

    I. O desafio é saber se os professores irão mudar de paradigma e concentrar‐se na criação, na gestão e na regulação de situações de aprendizagem.
    II. A educação para a mídia contribui para formar um receptor crítico, ativo, inteligente, capaz de se distanciar da mensagem midiática e exercer sobre ela seu poder de análise e crítica.
    III. Os recursos tecnológicos utilizados abrem novos processos de aprendizagem que oferecem possibilidades de renovar ou mesmo romper com a práxis do modelo tradicional da educação.

    Assinale:

Comentários sobre "Simulado CONDER - Pedagogia - Pedagogo - 2013"

    ADRIANO BATISTA PINHEIRO MAIA
    Por adrianobp01 em 15/01/2018 às 17:24:05

    BOM SIMULADO PARA INICIO DE TESTES DE CONHECIMENTO. MUITO BEM ELABORADO.

Comentar Simulado

Para comentar este simulado é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!