Simulado DATAPREV - Interpretação de Texto - Auxiliar de Enfermagem do Trabalho - 2012

Resolva 5 questões de Português (Interpretação de Textos) Ensino Médio Banca QUADRIX. Teste seus Conhecimentos em Provas Online com Gabarito.

  • 89 Resolveram
  • 50% Acertos
  • 7 Gabaritaram
  • barra ótimo 25 Ótimo
  • barra qtd_bom 21 Bom
  • barra ruim34 Ruim
  • barra péssimo9 Péssimo
Primeira parcela do 13° de aposentados soma R$ 11 bi

SANDRA MANFRINI - Agência Estado

BRASÍLIA - A antecipação do pagamento de metade do valor do 13o salário de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai representar uma injeção extra na economia de R$ 11,220 bilhões nos meses de agosto e setembro. Os dados são do Ministério da Previdência Social, que informou ainda que serão contemplados com a antecipação 25.617.695 benefícios em todo o Brasil.

O decreto autorizando o pagamento antecipado desse benefício foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) e a parcela virá com a folha de pagamento de agosto, que será paga entre os dias 27 de agosto e 10 de setembro. Nessa primeira parcela do 13o não haverá desconto do Imposto de Renda, o que, pela legislação, só é cobrado em dezembro, quando é feito o pagamento da segunda parcela da gratificação.

Essa é a sexta vez que a Previdência antecipa o pagamento da parcela do 13o. A primeira foi em 2006, resultado de acordo firmado entre governo e entidades representativas de aposentados e pensionistas, que estabelecia que a antecipação seria feita até 2010. No entanto, o governo atendeu a uma reivindicação dos aposentados e manteve o pagamento antecipado neste ano, colaborando, segundo a Previdência, para "o aquecimento da economia".

O Ministério da Previdência explicou que, por lei, não têm direito ao 13o salário e, portanto, não receberão a antecipação, os seguintes benefícios: amparo previdenciário do trabalhador rural, renda mensal vitalícia, amparo assistencial ao idoso e ao deficiente, auxílio suplementar por acidente de trabalho, pensão mensal vitalícia, abono de permanência em serviço, vantagem do servidor aposentado pela autarquia empregadora e salário- família.

(Disponível em www.estadao.com.br)
  • 1 - Questão 30658.   Português - Interpretação de Textos - Nível Médio - Auxiliar de Enfermagem do Trabalho - DATAPREV - QUADRIX - 2012
  • Releia o período abaixo, que faz parte do texto:

    Os dados são do Ministério da Previdência Social, que informou ainda que serão contemplados com a antecipação 25.617.695 benefícios em todo o Brasil

    O trecho que exerce função de complemento verbal (direto) é:
  • 4 - Questão 30661.   Português - Interpretação de Textos - Nível Médio - Auxiliar de Enfermagem do Trabalho - DATAPREV - QUADRIX - 2012
  • Sobre o trecho "a parcela virá com a folha de pagamento de agosto, que será paga entre os dias 27 de agosto e 10 de setembro.", pode-se afirmar corretamente que:
  • 5 - Questão 30662.   Português - Interpretação de Textos - Nível Médio - Auxiliar de Enfermagem do Trabalho - DATAPREV - QUADRIX - 2012
  • Releia o seguinte trecho, extraído do texto (último parágrafo):

    "O Ministério da Previdência explicou que, por lei, não têm direito ao 13o salário e, portanto, não receberão a antecipação, os seguintes benefícios: amparo previdenciário do trabalhador rural, renda mensal vitalícia, amparo assistencial ao idoso e ao deficiente, auxílio suplementar por acidente de trabalho, pensão mensal vitalícia, abono de permanência em serviço, vantagem do servidor aposentado pela autarquia empregadora e salário-família."

    A forma verbal "têm" concorda com:

Para corrigir este simulado é preciso Entrar ou Cadastrar-se. É simples e rápido!

Comentar Simulado

Para comentar este simulado é preciso Entrar ou Cadastrar-se. É simples e rápido!

Não elaboramos as questões, apenas as transcrevemos de provas já aplicadas em concursos públicos anteriores.