CREA MG - Dispositivos de Armazenamento, Memórias e Periféricos - Profissional de Direito - 2014

Responda as 4 questões abaixo (CREA MG - Dispositivos de Armazenamento, Memórias e Periféricos - Profissional de Direito - 2014). Ao terminar, clique no botão para ver sua nota e o gabarito. Boa prova!

4 questões Informática, Hardware, Profissional de Direito, CREA MG, MS CONCURSOS , Superior

148 resolveram
33% média
Difícil
5 gabaritaram
5 Ótimo
51 Bom
56 Regular
36 Péssimo
NOÇÕES DE INFORMÁTICA
21. A Placa Mãe é responsável por gerenciar toda a transação entre processador e os periféricos. Quais são os componentes principais da Placa Mãe?
Os discos rígidos são dispositivos de armazenamento destinados a grande quantidade de dados. Sobre discos rígidos podemos afirmar que:

I – Fisicamente, um disco rígido pode ser visto como um composto de dois grandes blocos.
II – O primeiro bloco é um conjunto de discos magnéticos superpostos em alturas diferentes com auxilio de um eixo central.
III – O segundo bloco é uma estrutura mecânica que suporta um conjunto de cabeçotes.

Das afirmativas acima, qual(is) está(ão) incorreta(s)?
Para realizarmos um acesso a um disco rígido, é necessário posicionar o cabeçote de leitura e escrita sob um determinado setor e trilha, onde o dado será lido ou escrito. O tempo total de acesso ao disco seja para leitura ou escrita é dado pela seguinte formula: " Tacesso = Tseek + TTransferencia ". Sendo assim, podemos afirmar que :

I – Tempo de Seek: tempo necessário para deslocar o cabeçote de leitura e escrita até o cilindro correspondente à trilha a ser acessada.
II – Tempo de Latência: tempo necessário, uma vez o cabeçote posicionado na trilha correta, para o setor a ser lido, ou escrito, se posicionar sob o cabeçote de leitura e escrita no início do setor a ser lido ou escrito.
III – Tempo de Transferência: não corresponde ao tempo necessário à transferência de dados, isto é, a leitura ou escrita de dados. 

Das afirmativas acima, qual(is) está (ão) correta(s)?
O teclado é o principal periférico de entrada de dados utilizados na integração direta de usuário com o computador. O procedimento de ler os dados do teclado e escrevê-los na tela denomina-se Ecoamento. Quando se tem várias Janelas abertas, os caracteres digitados devem ser direcionados à janela correta. Dois métodos são normalmente empregados. Sendo assim podemos afirmar que:

I – No método centralizado, o drive do teclado disponibiliza um conjunto de Mini Buffers, os quais podem ser encadeados para formar um buffer maior. Nesse caso, para cada janela aberta, o sistema operacional atribui uma estrutura de dados, na qual um dos seus elementos é um ponteiro utilizado para referenciar a lista encadeada de mini buffers.
II – No método dedicado, a Bufferização é feita diretamente em uma área de memória provida pela estrutura de dados associada ao terminal. Nesse caso, o número de entradas para o terminal é limitada pelo tamanho do buffer dessa estrutura.

Das afirmativas acima, qual(is) está (ão) incorreta(s):

Veja também...