Simulado FIOCRUZ - Conceitos Fundamentais - Tecnologista em Saúde - 2010

Resolva 5 questões de Arquivologia (Conceitos Fundamentais) Ensino Superior Banca FGV. Teste seus Conhecimentos em Provas Online com Gabarito.

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  • 1 - Questão 30899.   Arquivologia - Conceitos Fundamentais - Nível Superior - Tecnologista em Saúde - FIOCRUZ - FGV - 2010
  • É comum afirmar-se que durante a Idade Média européia quase se perdeu a “tradição arquivística”.

    Com relação a essa afirmativa, analise os itens a seguir que apresentam alguns fatores que concorreram para esta situação.

    I. Suportes pouco resistentes.
    II. Mobilidade dos centros do poder.
    III. Administrações sem autonomia.
    IV. Falta de conhecimento detalhado das instituições.
    V. Práticas administrativas ultrapassadas.

    Assinale:
  • 2 - Questão 30900.   Arquivologia - Conceitos Fundamentais - Nível Superior - Tecnologista em Saúde - FIOCRUZ - FGV - 2010
  • Michel Duchein, Armand Camus e Pierre Daunou, os dois primeiros diretores do depósito de arquivo de Paris, conceberam um plano para tratar a massa documental como um único conjunto dividido em cinco seções metódico- cronológicas. A seção histórica era constituída por documentos considerados de interesse histórico, extraídos das demais seções.

    Sobre o mesmo assunto Malheiros da Silva acrescenta que aquela situação não tratava meramente de absorção ou de transferência de arquivos.

    Esses autores estavam se referindo à decisão que teve como consequência:
  • 5 - Questão 30903.   Arquivologia - Conceitos Fundamentais - Nível Superior - Tecnologista em Saúde - FIOCRUZ - FGV - 2010
  • O historiador Marc Bloch, em seu livro Introdução à História, afirma:

    “Seria uma grande ilusão imaginar que a cada problema histórico corresponde um tipo único de documentos, especializado nesta função”.

    A partir desta declaração, analise as afirmativas a seguir.

    I. Não há documentos especializados para fins históricos.
    II. O historiador deve suprir a ausência de documentos;
    III. O documento deve ser tomado num sentido mais amplo.
    IV. Não há história sem documentos escritos.
    V. O monumento é mais importante para o historiador.

    Assinale:

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