← Mais simulados

Simulado: FIOCRUZ - Arquivologia - Tecnologista em Saúde - 2010

Ao Terminar de Resolver o Simulado, Clique em Corrigir para ver o Gabarito. Questões da Prova - FIOCRUZ - Arquivologia - Tecnologista em Saúde - 2010.

30 resolveram
23% acertos
Difícil
0 gabaritaram
1 ótimo
0 bom
11 regular
18 péssimo

Segundo Malheiro da Silva, a Lei 7 de Messidor, de 1789, foi uma reação ao Antigo Regime levada a cabo pela Revolução Francesa, e teve aspectos inovadores positivos, dentre os quais podemos destacar:
A Teoria das Três Idades revolucionou as técnicas arquivísticas a partir da segunda metade do século XX, determinando que os arquivos passem por três estágios de acordo com o uso que se faz dos documentos:corrente, intermediário e permanente. Cada um desses estágios corresponde a procedimentos técnicos diferenciados.

Com relação às rotinas que envolvem o arquivamento de um documento na fase corrente, assinale a afirmativa correta.
Segundo definição do dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística, assinale a afirmativa que apresenta a definição de documento especial.
A seleção é a separação física dos documentos de acordo com sua destinação e segue o estabelecido na Tabela de Temporalidade ou nos relatórios de avaliação.

Assinale a afirmativa que indica em que fases do ciclo vital é feita essa seleção.
A Resolução n. 22 do Conselho Nacional de Arquivos – CONARQ, que dispõe sobre as diretrizes para a avaliação de documentos em intituições de saúde, considera requisitos necessários para o desenvolvimento do processo de avaliação.

A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.

I. Os objetivos, a estrutura e o funcionamento da instituição.
II. A organização dos conjuntos documentais e métodos de classificação.
III. A terminologia e os procedimentos da área médica bem como de suas especialidades.
IV. A organização dos conjuntos documentais e os métodos de descrição.
V. A terminologia e os métodos de descrição.

Assinale:
Segundo o grupo que elaborou o Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Aquivística de Documentos, conhecido como e-ARQ Brasil, os requisitos mínimos que caracterizam um Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documento (SIGAD) são:
Com relação à razão que promoveu uma mudança de foco na organicidade, assinale a afirmativa correta.
Analise as afirmativas a seguir, que apresentam as características que distinguem os documentos tradicionais dos eletrônicos.

I. para os documentos tradicionais é alto o grau de integridade do conteúdo e para os eletrônicos é grande a possibilidade da perda da integridade.
II. para os documentos tradicionais a estrutura aparece de forma evidente tanto quanto para os eletrônicos.
III. para os documentos tradicionais a identificação dos documentos é uma entidade material e para os documentos eletrônicos não é uma entidade material.
IV. para os documentos tradicionais conservar é evitar possíveis danos e para os documentos eletrônicos é transferir os dados para outros suportes e converter os formatos.
V. para os documentos tradicionais o conteúdo é inseparável do suporte tanto quanto para os documentos eletrônicos

Assinale:
Na Norma Brasileira de Descrição Arquivística – NOBRADE considera-se a existência de seis principais níveis de descrição, elencados sucessivamente por ordem de nível de zero a cinco, a saber:

Analise e indique a alternativa que corresponde ao nível e ordem solicitados na norma.
A NOBRADE é uma norma que pode ser aplicada à descrição de qualquer documento, independentemente de seu suporte ou gênero. Dentre os 28 elementos de descrição disponíveis em 8 áreas, assinale a alternativa que indique os elementos que são obrigatórios:
Ainda em relação à NOBRADE, registramos:

Deixe seu comentário (0)

Seja o primeiro a comentar!