DPE MT - Conhecimentos Gerais - Assistente Administrativo - 2015

Responda as 6 questões abaixo (DPE MT - Conhecimentos Gerais - Assistente Administrativo - 2015). Ao terminar, clique no botão para ver sua nota e o gabarito. Boa prova!

6 questões Conhecimentos Gerais, Assistente Administrativo, DPE MT, FGV, Médio

118 resolveram
31% média
Difícil
1 gabaritaram
5 Ótimo
31 Bom
24 Regular
58 Péssimo
Em meio às discussões entre Portugal e Espanha sobre os contornos de suas respectivas possessões, revisando o Tratado de Tordesilhas de 1494, a Coroa portuguesa fundou a capitania de Mato Grosso com o objetivo de
Com relação a Tereza de Benguela, personagem histórico que inspirou a Lei nº 12.987/2014, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Tereza de Benguela governava o Quilombo do Quariterê, tendo liderado a vitória definitiva contra as tropas metropolitanas e coloniais, na década de 1770.
( ) Tereza de Benguela liderava um quilombo considerado o maior e mais significativo da região de Vila Bela, por sua organização social e fartura de roças, congregando escravos fugidos, pretos livres e índios.
( ) Tereza de Benguela foi uma liderança quilombola que atuou na segunda metade do século XVIII, comandando a estrutura política, econômica e administrativa do Quilombo do Quariterê.

As afirmativas são, respectivamente,
Analise os fragmentos a seguir.

I. Movimento político e social ocorrido em 1834 na província de Mato Grosso, tendo origem na disputa pelo poder entre os liberais e os conservadores. Esta disputa transformou-se em conflito após a revolta que colocou no governo interino da província o coronel João Poupino Caldas, considerado um defensor dos interesses dos “brasileiros”.
II. Luta política entre as oligarquias nortistas e sulistas na condução política do Estado de Mato Grosso, em torno das lideranças do Partido Republicano Conservador e do Partido Republicano Mato-Grossense, resultando em intervenção do governo federal, em 1917, durante a Presidência de Venceslau Brás.

Os fragmentos acima descrevem, respectivamente, os seguintes episódios da história mato-grossense:
Sobre as políticas públicas de preservação ambiental no Estado do Mato Grosso, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) O ICMS Ecológico é um importante instrumento de compensação e incentivo econômico, criado para responder às demandas para uma proteção mais eficiente das Unidades de Conservação, das terras indígenas e quilombolas.
( ) As Unidades de Conservação são áreas naturais passíveis de proteção ambiental em função da relevância de sua biodiversidade, legalmente instituídas pelo Poder Público.
( ) A Reserva Legal é uma área dentro da propriedade rural que deve ser preservada pelo proprietário por abrigar parcela representativa do ambiente natural da região onde está inserida e que, por isso, se torna necessária à manutenção da biodiversidade local.

As afirmativas são, respectivamente,
Sobre os biomas encontrados no território mato-grossense, analise as afirmativas a seguir.

I. O bioma Amazônia ocupa a porção norte do estado com vegetação florestal, predominantemente ombrófila.
II. O bioma Cerrado, na porção central do estado, reúne principalmente formações savânicas.
III. O bioma Pantanal, no sul do estado, apresenta um pulso de inundação que, sazonalmente, altera a paisagem e a ecologia do ambiente.

Assinale:
As opções a seguir apresentam características da região do Pantanal, à exceção de uma. Assinale-a.