Simulado DPE SP - Interpretação de Texto - Pedagogo - 2015

Simulado para Pedagogo - DPE SP com 6 Questões de Português (Interpretação de Textos). Prova com Exercícios de Ensino Superior da Banca FCC com Gabarito.

  • 218 Resolveram
  • 38% Acertos
  • 2 Gabaritaram
  • barra ótimo 19 Ótimo
  • barra qtd_bom 67 Bom
  • barra ruim60 Regular
  • barra péssimo72 Ruim

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Em defesa da dúvida

      Numa época em que tantos parecem ter tanta certeza sobre tudo, vale a pena pensar no prestígio que a dúvida já teve. Nos diálogos de Platão, seu amigo Sócrates pulveriza a certeza absoluta de seus contendores abalando-a por meio de sucessivas perguntas, que os acabam convencendo da fragilidade de suas convicções. Séculos mais tarde, o filósofo Descartes ponderou que o maior estímulo para se instituir um método de conhecimento é considerar a presença desafiadora da dúvida, como um primeiro passo.
      Lendo os jornais e revistas de hoje, assistindo na TV a entrevistas de personalidades, o que não falta são especialistas infalíveis em todos os assuntos, na política, na ciência, na economia, nas artes. Todos têm receitas imediatas e seguras para a solução de todos os problemas. A hesitação, a dúvida, o tempo para reflexão são interpretados como incompetência, passividade, absenteísmo. É como se a velocidade tecnológica, que dá o ritmo aos nossos novos hábitos, também ditasse a urgência de constituirmos nossas certezas.
      A dúvida corresponde ao nosso direito de suspender a verdade ilusória das aparências e buscar a verdade funda daquilo que não aparece. Julgar um fato pelo que dele diz um jornal, avaliar um problema pelo ângulo estrito dos que nele estão envolvidos é submeter-se à força de valores já estabelecidos, que deixamos de investigar. A dúvida supõe a necessidade que tem a consciência de se afastar dos julgamentos já produzidos, permitindo-se, assim, o tempo necessário para o exame mais detido da matéria a ser analisada. A dúvida pode ser o primeiro passo para o caminho das afirmações que acabam sendo as mais seguras, porque mais refletidas e devidamente questionadas.

                                                 (Cássio da Silveira, inédito)
  • 1 - Questão 34043.   Português - Interpretação de Textos - Nível Superior - Pedagogo - DPE SP - FCC - 2015
  • A valorização da dúvida se deve ao fato de que ela
  • 2 - Questão 34044.   Português - Interpretação de Textos - Nível Superior - Pedagogo - DPE SP - FCC - 2015
  • Diferentemente da maneira pela qual Sócrates e Descartes qualificavam a dúvida, o texto nos lembra que há
  • 3 - Questão 34045.   Português - Interpretação de Textos - Nível Superior - Pedagogo - DPE SP - FCC - 2015
  • Considere as afirmações abaixo.

    I. Da leitura do 1° parágrafo pode-se deduzir que o método de conhecimento no qual a dúvida exerce um papel importante passou a ser mais reconhecido e utilizado em nossos dias, em função da complexidade da época que estamos atravessando.
    II. No 2° parágrafo, é patente o tom irônico com que o autor do texto faz referência aos especialistas infalíveis em todos os assuntos, ironia que se ratifica no segmento Todos têm receitas imediatas e seguras para a solução de todos os problemas.
    III. No 3° parágrafo, todos estes três segmentos referem ações a se evitar: suspender a verdade ilusória das aparências, avaliar um problema pelo ângulo estrito dos que nele estão envolvidos e Julgar um fato pelo que dele diz um jornal.

    Em relação ao texto, está correto o que se afirma APENAS em
  • 4 - Questão 34046.   Português - Interpretação de Textos - Nível Superior - Pedagogo - DPE SP - FCC - 2015
  • Está clara e correta a redação deste livre comentário sobre o texto:
  • 5 - Questão 34047.   Português - Interpretação de Textos - Nível Superior - Pedagogo - DPE SP - FCC - 2015
  • As normas de concordância verbal estão plenamente observadas na seguinte frase:
  • 6 - Questão 34048.   Português - Interpretação de Textos - Nível Superior - Pedagogo - DPE SP - FCC - 2015
  • Admite transposição para a voz passiva a forma verbal da frase:

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