Simulado DPE SP - Inclusão e Exclusão: Diversidade, Desigualdade e Diferença - Pedagogo - 2015 Questões: 4 | Assunto: Inclusão e Exclusão | Ensino: Superior | Banca: FCC Por Matheus Fernandes em 18/12/2016 69 Gabaritaram Regular 473 Resolveram 69 Ótimo 301 Bom 77 Ruim 26 Péssimo WhatsApp Facebook Twitter Por Email Para corrigir este simulado é preciso Entrar ou Cadastrar-se. É simples, fácil e grátis! 1 - Questão 34081. Pedagogia - Inclusão e Exclusão - Nível Superior - Pedagogo - DPE SP - FCC - 2015 O educador preocupado em reconhecer e respeitar a cultura e as diferenças do outro precisa I. refletir sobre o papel social da escola na formação dos indivíduos. II. pensar seu educando como indivíduo portador de conhecimentos, códigos, valores, tradições, costumes e a cultura de seu contexto. III. dominar o conteúdo e a forma de ensinar os conhecimentos propostos pelo currículo escolar. IV. questionar conteúdos apresentados nos livros didáticos que, muitas vezes, reforçam preconceitos ou situações preconceituosas. V. reconhecer as aptidões de seus diversos educandos para democraticamente escolher os conhecimentos a serem ensinados de acordo com a capacidade de cada um. Está correto o que se afirma APENAS em a) I, II e V. b) II, III e IV. c) I, II e IV. d) I, III e V. e) III, IV e V. Comentar questão (0) Questão com erro? 2 - Questão 34082. Pedagogia - Inclusão e Exclusão - Nível Superior - Pedagogo - DPE SP - FCC - 2015 Na questão do analfabetismo no Brasil, para além de um descaso de políticas públicas de educação, há que se considerar a importância do papel da mídia no senso comum, especialmente nos últimos anos, no sentido de associar, aos índices divulgados de analfabetismo, a marginalidade, a criminalidade e a miséria. Em uma escola que ainda tem como perfil um acesso relativamente restrito e uma permanência por vezes precária, estes fatos a) mostram uma clara preocupação em corrigir as injustiças sociais. b) indicam a necessidade de políticas compensatórias na área da alfabetização. c) demonstram a importância da assistência aos pobres e muito pobres. d) apontam para a exigência de políticas assistencialistas. e) denunciam a desigualdade socioeconômica brasileira e a exclusão do analfabeto. Comentar questão (3) Questão com erro? 3 - Questão 34083. Pedagogia - Inclusão e Exclusão - Nível Superior - Pedagogo - DPE SP - FCC - 2015 A presença do preconceito em relação às pessoas com deficiência, muitas vezes existente na escola, só faz aumentar sua situação de desvantagem criada por essa atitude, assim como, acentuar seu sentimento de incapacidade. No entanto, muitas vezes não é uma situação de preconceito somente, mas a falta de convívio com os diferentes. Uma das medidas necessárias para que se minimize esta situação é a concretização das determinações contidas na LDB, como a) a garantia de professores com especialização adequada para esse atendimento, bem como professores do ensino regular capacitados para a integração desses educandos nas classes comuns. b) o trabalho de aconselhamento, por parte dos orientadores educacionais e/ou psicólogos, aos alunos que apresentarem comportamentos agressivos ou discriminatórios aos alunos com deficiência. c) a realização de palestras e dinâmicas de grupo para a redução de comportamentos indesejáveis junto aos alunos com deficiência. d) a elaboração e execução de proposta pedagógica e organização curricular voltadas especificamente aos alunos com deficiência. e) a redução do número de alunos das classes em que existir pelo menos dois alunos com deficiência ou colocação de professor auxiliar para que o aluno receba a atenção devida. Comentar questão (0) Questão com erro? 4 - Questão 34084. Pedagogia - Inclusão e Exclusão - Nível Superior - Pedagogo - DPE SP - FCC - 2015 Não temos problema nenhum de racismo aqui. Eu, por exemplo, ao entrar em sala, trato todos os meus alunos como se fossem brancos. Depoimentos como este confirmam a) o combate ao preconceito e à discriminação racial existente na sociedade. b) a valorização que se tem em relação à diversidade cultural presente na escola. c) a incorporação do multiculturalismo nas práticas educativas dos professores. d) o complexo, variado e conflituoso cenário cultural em que a escola está imersa. e) a sala de aula como um espaço rico pelo convívio de várias culturas. Comentar questão (0) Questão com erro? Corrigindo, não atualize... Comentar sobre "Simulado DPE SP - Inclusão e Exclusão: Diversidade, Desigualdade e Diferença - Pedagogo - 2015" Para comentar este simulado é preciso Entrar ou Cadastrar-se. É simples e rápido! Não elaboramos as questões, apenas as transcrevemos de provas já aplicadas em concursos públicos anteriores. Seu comentário: