DPE SP - Temas Educacionais Pedagógicos - Pedagogo - 2015

Responda as 4 questões do simulado abaixo (DPE SP - Temas Educacionais Pedagógicos - Pedagogo - 2015). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

4 questões Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Pedagogo, DPE SP, FCC, Ensino Superior

997 resolveram
71% acertos
Fácil
332 gabaritaram
332 ótimo
529 bom
109 regular
27 péssimo

1Questão 34085. Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Pedagogo, DPE SP, FCC, Ensino Superior, 2015

Para compreender a escola é preciso recorrer ao sentido amplo da palavra cultura, isto é, o conjunto de costumes, dos modos de viver, de vestir, das maneiras de pensar, das expressões de linguagem, dos valores das várias origens dos alunos.

Consequentemente, a escola para ser bem sucedida

2Questão 34086. Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Pedagogo, DPE SP, FCC, Ensino Superior, 2015

O acesso e a qualidade da educação da escola

3Questão 34087. Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Pedagogo, DPE SP, FCC, Ensino Superior, 2015

Qual infância existe para os meninos-trabalhadores das olarias, das carvoarias e tantos outros trabalhos desumanos quando estamos vivendo em plena revolução tecnológica?

Uma saída importante no enfrentamento desta questão é a escola; a criança que frequenta uma escola

4Questão 34088. Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Pedagogo, DPE SP, FCC, Ensino Superior, 2015

A escola é um dos grandes agentes formadores e transformadores de mentalidades. O preconceito de gênero, que gera discriminação e violência contra as mulheres, se expressa no ambiente educacional de várias maneiras, como conteúdos discriminatórios e imagens estereotipadas da mulher que são ainda reproduzidos em materiais didáticos e paradidáticos, em diferentes espaços e contextos educacionais.

Para a inversão desse quadro, é preciso

I. ampliar e melhorar a qualidade do atendimento educacional, incluindo a valorização profissional dessa parcela da população.
II. aumentar as taxas de matrícula feminina em todos os níveis e modalidades de ensino.
III. definir as profissões tipicamente femininas e as tipicamente masculinas na organização da educação superior.
IV. promover ações afirmativas.

Está correto o que se afirma APENAS em