IFRS - Administração Geral - Administrador - 2016

Responda as 19 questões abaixo (IFRS - Administração Geral - Administrador - 2016). Ao terminar, clique no botão para ver sua nota e o gabarito. Boa prova!

19 questões Administração, Administração Geral, Administrador, IFRS, FCM, Superior

174 resolveram
46% média
Difícil
1 gabaritaram
16 Ótimo
61 Bom
71 Regular
26 Péssimo
Sobre a Teoria Geral da Administração (MOTTA; VASCONCELOS, 2006), é correto afirmar que
São características da Administração Científica, segundo Motta; Vasconcelos (2006) e Maximiano (2012), EXCETO:
São características de sistemas sociais abertos (MOTTA; VASCONCELOS, 2006), EXCETO:
A partir da década de 1960, o ambiente passa a ser um dos temas centrais em administração, por meio de uma corrente chamada de “contingência estrutural” (MOTTA; VASCONCELOS, 2006). De acordo com essa corrente, é correto afirmar que:
Para Motta e Vasconcelos (2006), nas abordagens comportamentais,
Sobre o empreendedorismo, Dornelas (2001) afirma que:
As afirmativas abaixo abordam corretamente sobre plano de negócios (DORNELAS, 2001), EXCETO:
Com base em Prestes Motta (1988), a organização burocrática é escolhida pelos capitalistas,
Segundo Limongi França (2008), a entrevista é um instrumento importante para o processo de seleção. Por essa razão, é recomendado que ela atenda todas as afirmativas abaixo, EXCETO:
Sobre o recrutamento e a seleção no contexto de gestão estratégica de pessoas (LIMONGI FRANÇA, 2008), NÃO se pode afirmar que:
Analise as afirmativas abaixo, relacionadas a “endomarketing” (LIMONGI FRANÇA, 2008):

I- O endomarketing cuida do relacionamento entre empresa e empregados.
II- Os empregados, na perspectiva do endomarketing, passam a serem tratados como clientes internos.
III- O endomarketing pode ser considerado como a gestão dos processos de comunicação, estando associado às estratégias de marketing da empresa.
IV- Um programa de endomarketing pode ser coordenado pela área de recursos humanos da empresa e não precisa estar subordinado à direção da empresa.
V- Um programa de endomarketing necessita de apoio dos supervisores intermediários da empresa, não necessitando, portanto, ser apoio da alta administração.

Estão corretas apenas as afirmativas
Treinamento é um processo sistemático para promover a aquisição de habilidades, conceitos e atitudes que busquem a melhoria da adequação entre características dos empregados e as exigências dos papéis funcionais (LIMONGI FRANÇA, 2008). 

NÃO complementa a ideia do processo de treinamento:
Analise os aspectos descritos abaixo, defendidos por Prestes Motta (1988), como fonte principal do burocratismo, e marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso: 

( ) A produção, com concentração em poucas grandes unidades e com a racionalização do trabalho, gera o aparecimento de um aparelho administrativo no seio da empresa capitalista.
( ) O Estado moderno que se tornou um instrumento de controle e de administração de um número cada vez maior de setores da vida social.
( ) O crescimento das organizações políticas e sindicais.
( ) O apego do homem à luta por pequenas posições na hierarquia social de prestígio ou de consumo.
Conforme Denhardt (2015), a teoria dominante da Administração Pública parece estar centrada no modelo racional de administração. Mas, segundo o autor, o modelo racional tem limitações importantes.
Baseando-se no texto acima, analise as afirmativas abaixo e marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso:

( ) O modelo racional baseia-se em uma visão demasiado ampla e aprofundada da razão humana.
( ) O modelo racional baseia-se em um entendimento incompleto da aquisição do conhecimento.
( ) Os teóricos que se apoiam no arcabouço do modelo racional não conseguem conectar teoria e prática de maneira adequada.

A sequência correta é
Santos (2014), referindo-se ao âmbito da Administração Pública, defende que, além dos tipos de planejamento, existem três níveis distintos dentro da organização que podem ser alvo desses planejamentos, sendo eles o nível estratégico, o táctico e o operacional. O planejamento, no nível estratégico,
Segundo Santos (2014), os modelos de Administração Pública, destacados na história política brasileira, têm sido objeto de muitas controvérsias e discussões. Conforme as lições do referido autor, esses modelos são:
Conforme Matias-Pereira (2014), quanto aos objetivos, a contabilidade pública governamental visa ao fornecimento de informações ou dados à administração sobre
Por logística empresarial, entende-se (BALLOU, 2008):
A criação e a gestão de marca é o problema principal na estratégia do produto (KOTLER, 2000). Assim, desenvolver um produto de marca requer um grande investimento de longo prazo, especialmente em propaganda, promoção e embalagem. NÃO diz respeito ao conceito de marca: