IFAL - Raciocínio Lógico - Assistente de Alunos - 2011

Responda as 11 questões abaixo (IFAL - Raciocínio Lógico - Assistente de Alunos - 2011). Ao terminar, clique no botão para ver sua nota e o gabarito. Boa prova!

11 questões Raciocínio Lógico, Assistente de Alunos, IFAL, COPEVE-UFAL, Médio

228 resolveram
24% média
Difícil
2 gabaritaram
3 Ótimo
13 Bom
90 Regular
122 Péssimo
Em uma pesquisa realizada entre 200 professores universitários, encontrou-se que 40% são professores do curso de Física, 45% são professores do curso de Matemática e 15% são professores dos dois cursos. Dos professores entrevistados, é incorreto afirmar que.
Numa comunidade existem n pessoas. Sabe-se que 56 pessoas dessa comunidade gostam da cor azul, 21 gostam da cor azul e da cor vermelha, 106 gostam apenas de uma dessas duas cores e 66 não gostam da cor vermelha. Levando em consideração essas informações, é correto afirmar que 
“Se é verdade que “alguns meninos são loiros” e que “nenhum músico é loiro”, então, também é necessariamente verdade que 
Admita verdadeira a declaração: “se gato é felino, então cachorro não é felino”. Nestas condições, concluímos corretamente que,
Em uma assembleia de 12 professores do IFAL, três são matemáticos. Quantas comissões de cinco membros podem ser formadas, incluindo, no mínimo, um professor de matemática? 
Na quadra de basquete do IFAL existem 9 refletores localizados em pontos distintos da quadra. De quantas maneiras essa quadra pode ser iluminada? 
Ou Socorro será Bancária, ou Sônia será Médica, ou Graça será Enfermeira. Se Ana for Repórter, então Graça será Enfermeira. Se Sônia for Médica, então Ana será Repórter. Ora, Graça não será Enfermeira. Então: 
Se n denota a quantidade de números pares formado por três algarismos distintos, podemos dizer que n é
De quantas maneiras poderemos comprar 3 picolés em uma padaria que nos oferece em 6 sabores distintos? 
As amigas Marta, Juliana, Mônica e Fátima foram detidas acusadas de furtarem um colar na joalharia. Ao serem interrogadas, elas fazem as seguintes declarações:

Marta: Foi Juliana quem furtou o colar.
Juliana: Foi Fátima quem furtou o colar.
Mônica: eu não fui.
Fátima: Juliana mente quando afirma que furtei o colar.

Sabendo-se que apenas uma das quatro disse a verdade, podemos dizer que
Mário é mais velho que Marcos, que é mais novo que Leandro; Júlio é mais velho do que Leandro, que é mais novo do que Mário. Júlio não é mais novo do que Mário. Sabendo-se que todos os quatros têm idades diferentes, podemos dizer que

Veja também...