IFBA - História e Geografia de Estados e Municípios - Assistente de Laboratório - 2016

Responda as 3 questões abaixo (IFBA - História e Geografia de Estados e Municípios - Assistente de Laboratório - 2016). Ao terminar, clique no botão para ver sua nota e o gabarito. Boa prova!

3 questões Conhecimentos Específicos , História e Geografia de Estados e Municípios, Assistente de Laboratório, IFBA, FUNRIO, Fundamental

212 resolveram
47% média
Difícil
24 gabaritaram
24 Ótimo
77 Bom
74 Regular
37 Péssimo
A Bahia é o coração histórico do Brasil. É a terra onde pisaram os primeiros europeus, e o local dos primeiros povoados, da primeira cidade e da primeira capital do Brasil. A Bahia foi por muito tempo o centro político, comercial e cultural do País, sendo também o local do primeiro grande porto e da primeira grande casa de espetáculos. A Bahia foi a primeira sede da Corte, em 1808, e também o palco das principais lutas pela Independência do Brasil.

No final do século XVIII, a Bahia foi o palco de uma revolução social, que buscava a proclamação de uma República Bahinense, com igualdade de direitos para todos. Esse movimento recebeu o nome de
Foi na Bahia, entre __________________ e ________________, que a frota de Pedro Álvares Cabral ancorou, no ano de 1500, marcando o descobrimento do Brasil pelos europeus e a celebração da primeira missa, na praia da Coroa Vermelha, feita por frei Henrique Soares de Coimbra.

Quais os nomes das duas cidades que devem preencher corretamente as lacunas?
Observe estas três afirmações sobre o Estado da Bahia: 

I – A Bahia é o quinto maior estado brasileiro em extensão territorial.
II – A Bahia é o Estado que tem o maior número de divisas com outros estados.
III – O rio mais importante da Bahia é o São Francisco, que cruza o estado do sul para o norte.

Quantas dessas afirmações estão corretas?