IFAM - Biblioteconomia - Bibliotecário - 2014

Responda as 19 questões abaixo (IFAM - Biblioteconomia - Bibliotecário - 2014). Ao terminar, clique no botão para ver sua nota e o gabarito. Boa prova!

19 questões Biblioteconomia, Bibliotecário, IFAM, FUNCAB, Superior

112 resolveram
58% média
Regular
0 gabaritaram
5 Ótimo
82 Bom
22 Regular
3 Péssimo
De acordo com o Código de Catalogação Anglo-Americano (AACR2), determine a entrada correta para o Fundo Editorial, da Associação Comercial do Amazonas.
A CDU, Classificação Decimal Universal, possui notação mista composta por símbolos universalmente reconhecidos através dos números arábicos, sinais extraídos da matemática e da pontuação ordinária. Nesse contexto, assinale a opção que apresenta uma extensão consecutiva.
A biblioteca é uma instituição imprescindível ao desenvolvimento cultural e social de um país. Ligada a contextos diversos, é constituída a partir dos interesses e das necessidades de seus usuários. Nesse contexto, a Biblioteca Nacional, está comprometida com o(a):
A fonte de informação geográfica, que apresenta as características físicas de um continente, região, país, estado ou município é conhecida como atlas:
A Classificação Decimal de Dewey (CDD) que divide o conhecimento humano em dez classes é o sistema de classificação mais utilizado em todo mundo. Relacione as notações apresentadas na coluna I com as classes descritas na coluna II.

Coluna I
1. 090
2. 330
3. 981
4. 869

Coluna II
( ) história do Brasil
( ) economia
( ) literatura portuguesa
( ) livros raros

A sequência correta é:
Fundamentais ao desenvolvimento da profissão de bibliotecário, as cinco leis da biblioteconomia foram criadas pelo indiano Shiyali Ramamrita Ranganathan em 1931 e vigoram até hoje. Marque a alternativa que apresenta a 2ª lei.
O serviço de referência tem por objetivo auxiliar e orientar o usuário na busca da informação pertinente. Recepcionar os usuários e explicar as normas adotadas pela Biblioteca são tarefas inseridas nesse serviço, do qual também faz parte:
No gerenciamento de Bibliotecas e Centros de Informação, o relatório é um instrumento que ajudará o bibliotecário no cumprimento de suas funções de administração e planejamento. O relatório deve conter as seguintes partes: sumário, a introdução, os dados e análise dos dados, conclusão e:
Observe a referência bibliográfica abaixo.

PIETRO, Sônia. Fachada do Teatro Municipal de São Paulo. 1976. 1 fotografia, p&b, 19 cm x 24 cm.

Identifique o tipo de documento a que ela se refere.
Em desenvolvimento de coleções, a política de seleção procura garantir que todo material seja incorporado ao acervo segundo razões objetivas predeterminadas. Um dos critérios da seleção que procura verificar se todos os lados do assunto são apresentados de maneira justa, sem favoritismos, é denominado:
As obras de referência são publicações de consulta rápida e apresentam características próprias de arranjo interno do seu conteúdo. A obra que explica o significado de vocábulos pouco comuns, bem como termos técnicos e científicos, denomina-se:
O catálogo da biblioteca deve representar o seu acervo, possibilitando a identificação e recuperação dos documentos nele inseridos. O catálogo que apresenta, em uma única ordem alfabética, as entradas de autor, título e assunto, é chamado:
De acordo com a Lei nº 9.610/1998, que discorre sobre direitos autorais, considera-se esgotada a edição quando restarem, em estoque, em poder do editor, exemplares em número inferior a:
Quando desejar obter artigos completos em periódicos científicos nacionais de diversas áreas, disponível no portal da CAPES/MEC, um bibliotecário deverá consultar a base de dados:
O programa de cooperação entre instituições bibliotecárias oferecido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, que possibilita ao usuário obter cópia de um artigo na íntegra, publicado no fascículo de determinado periódico científico, impresso em 1980, pertencente ao acervo de outra biblioteca, é o:
Em uma base de dados sobre o meio ambiente, na estratégia de busca para recuperar documentos que tratem de poluentes químicos e rios, mas não fertilizantes, a operação booleana a ser empregada é:
A base para pesquisa de livros-texto em português no formato digital, com mais de 1400 títulos nas mais diversas áreas, como administração, marketing, engenharia e outras, disponível no site da Biblioteca do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) é a(o):
De acordo com a NBR 6028/2003, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a extensão do resumo de teses, dissertações e relatórios técnico-científicos deve conter até:
Segundo a NBR 6032/1989, a abreviação correta para o periódico intitulado Revista Brasileira de Educação Especial é: