IFPR - Biblioteconomia - Auxiliar de Biblioteca - 2014

Responda as 14 questões abaixo (IFPR - Biblioteconomia - Auxiliar de Biblioteca - 2014). Ao terminar, clique no botão para ver sua nota e o gabarito. Boa prova!

14 questões Biblioteconomia, Auxiliar de Biblioteca, IFPR, CETRO, Fundamental

262 resolveram
57% média
Regular
4 gabaritaram
23 Ótimo
177 Bom
52 Regular
10 Péssimo
Sobre o sistema de classificação que será utilizado pela biblioteca, é correto afirmar que
A aquisição é o processo técnico de formação do acervo que se concretiza por meio da compra, doação ou permuta. Sobre a aquisição por doação, é correto afirmar que
Assinale a alternativa que apresenta a denominação dada ao trabalho apresentado a uma faculdade ou a uma universidade, com o objetivo de aprovação em grau de pós-graduação stricto sensu, no âmbito de doutorado.
Sobre tipos de biblioteca, assinale a alternativa correta.
Os elementos que constituem a parte interna do livro dividem-se em três partes: pré-textuais, textuais e pós- textuais. Sobre os elementos textuais, é correto afirmar que
Durante muito tempo, as noções de arquivo, biblioteca e museu se confundiram, não só pela finalidade e forma física dos documentos, mas também porque estas instituições tinham o mesmo objetivo. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta o objetivo de uma biblioteca.
Antes da disponibilização dos livros aos usuários da biblioteca, deve-se realizar sua identificação por meio de carimbos. Sobre os carimbos, assinale a alternativa correta.
Uma biblioteca comporta um acervo com uma grande variedade de documentos. É necessário que o Auxiliar de Biblioteca conheça os diferentes tipos de documentos, pois
Sobre a Classificação Decimal de Dewey, assinale a alternativa correta.
Sobre o dicionário, assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa que apresenta a fonte de informação que pode incluir ilustrações, gráficos e tabelas, além de verbetes ou artigos escritos por especialistas e, muitas vezes, traz bibliografia das obras mais importantes sobre o tema de que trata.
Sobre o Número Internacional Normalizado para Livro (ISBN), assinale a alternativa correta.
Sobre a Classificação Decimal Universal (CDU), assinale a alternativa correta.
O desenvolvimento da coleção é o conjunto de atividades caracterizadas por um processo decisório que determina a conveniência de se adquirir, manter ou descartar materiais. Sobre esse assunto, analise as assertivas abaixo.

I. O desenvolvimento de coleções requer critérios previamente definidos para a formação ideal de um acervo.
II. Cabe ao responsável pela seleção dos materiais avaliar e recomendar as fontes de seleção.
III. As atividades referentes ao desenvolvimento da coleção são facultadas exclusivamente às bibliotecas escolares.
IV. O desenvolvimento da coleção pode ser feito de forma fortuita, pois o mais importante é selecionar documentos que possuam utilidade evidente.
V. A responsabilidade pelo desenvolvimento da coleção é do bibliotecário.

É correto o que se afirma em