Simulado TJ PA - Direito Tributário - Titular de Serviços de Notas e de Registros - 2016

Simulado com 10 questões de Direito Tributário Ensino Superior Banca IESES. Teste seus Conhecimentos em Provas Online com Gabarito.

  • 48 Resolveram
  • 59% Acertos
  • 3 Gabaritaram
  • barra ótimo 11 Ótimo
  • barra qtd_bom 24 Bom
  • barra ruim12 Ruim
  • barra péssimo1 Péssimo

Para corrigir este simulado é preciso Entrar ou Cadastrar-se. É simples e rápido!

  • 1 - Questão 36704.   Direito Tributário - Nível Superior - Titular de Serviços de Notas e de Registros - TJ PA - IESES - 2016
  • De acordo com o artigo 77º do CTN, taxa é um tributo “que tem como fato gerador o exercício regulador do poder de polícia, ou a utilização efetiva ou potencial, de serviço público específico e divisível, prestado ao contribuinte ou posto à sua disposição”, de acordo com a definição citada, assinale a alternativa que NÃO se enquadra como fato gerador apto a cobrança de taxa: 
  • 2 - Questão 36705.   Direito Tributário - Nível Superior - Titular de Serviços de Notas e de Registros - TJ PA - IESES - 2016
  • A Lei 5.172 de 1966 dispõe sobre o Sistema Tributário Nacional e institui normas gerais de direito tributário aplicáveis à União, Estados e Municípios. Assinale a alternativa que determina de forma correta o conceito de tributo:
  • 3 - Questão 36706.   Direito Tributário - Nível Superior - Titular de Serviços de Notas e de Registros - TJ PA - IESES - 2016
  • Analise a seguinte situação hipotética: João é casado com Maria pelo regime de comunhão universal de bens desde 1979, regime adotado através de pacto antenupcial. Na constância do casamento adveio o nascimento de quatro filhos: Arnaldo, Antônio, Alceu e Alice, todos atualmente maiores e capazes. João adquiriu durante sua vida vasto patrimônio de móveis e imóveis. João falece quando de uma viagem de trabalho. Aberta a sucessão, Arnaldo renuncia ao patrimônio deixado por seu pai. Alceu, por sua vez, cede seu quinhão hereditário em favor de sua irmã Alice. Diante do caso apresentado, assinale a opção que representa com precisão o imposto a ser pago:
  • 4 - Questão 36707.   Direito Tributário - Nível Superior - Titular de Serviços de Notas e de Registros - TJ PA - IESES - 2016
  • Assinale a opção INCORRETA quanto ao imposto, de competência da União, sobre operações de crédito, câmbio e seguro, e sobre operações relativas a títulos e valores mobiliários, referente ao motivo ensejador do fato gerador:
  • 5 - Questão 36708.   Direito Tributário - Nível Superior - Titular de Serviços de Notas e de Registros - TJ PA - IESES - 2016
  • Na iminência ou no caso de guerra externa é possível instituir, temporariamente, impostos extraordinários compreendidos ou não entre os referidos na Lei 5.172/66, suprimidos, gradativamente, no prazo máximo de cinco anos, contados da celebração da paz. Referidos impostos são de competência:
  • 6 - Questão 36709.   Direito Tributário - Nível Superior - Titular de Serviços de Notas e de Registros - TJ PA - IESES - 2016
  • De acordo com a Lei 5.172/66, que dispõe sobre o sistema tributário nacional, identifique a assertiva correta:

    I. Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.
    II. Os tributos são impostos, taxas e contribuições de melhoria.
    III. A natureza jurídica específica do tributo é determinada pelo fato gerador da respectiva obrigação.
    IV. A natureza jurídica específica do tributo é determinada pelo fato gerador da respectiva obrigação, sendo relevantes para qualificá- la a destinação legal do produto da sua arrecadação.
  • 7 - Questão 36710.   Direito Tributário - Nível Superior - Titular de Serviços de Notas e de Registros - TJ PA - IESES - 2016
  • No que tange a competência tributária, analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta:

    I. A competência tributária é indelegável, salvo atribuição das funções de arrecadar ou fiscalizar tributos, ou de executar leis, serviços, atos ou decisões administrativas em matéria tributária.
    II. A atribuição, da competência tributária, compreende as garantias e os privilégios processuais que competem à pessoa jurídica de direito público que a conferir.
    III. Constitui delegação de competência o cometimento, a pessoas de direito privado, do encargo ou da função de arrecadar tributos.
    IV. A atribuição, da competência tributária, é irrevogável, por ato unilateral da pessoa jurídica de direito público que a tenha conferido.
  • 8 - Questão 36711.   Direito Tributário - Nível Superior - Titular de Serviços de Notas e de Registros - TJ PA - IESES - 2016
  • Referente à limitação da competência tributária da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, são vedados aos mesmos:

    I. Papel destinado exclusivamente à impressão de jornais, periódicos e livros.
    II. Cobrar imposto sobre o patrimônio e a renda com base em lei posterior à data inicial do exercício financeiro a que corresponda.
    III. Cobrar imposto sobre o patrimônio, a renda ou os serviços uns dos outros.
    IV. Templos de qualquer culto.
  • 9 - Questão 36712.   Direito Tributário - Nível Superior - Titular de Serviços de Notas e de Registros - TJ PA - IESES - 2016
  • Relativo ao Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis e de Direitos a eles relativos, assinale a alternativa correta:

    I. O imposto, de competência dos Estados, sobre a transmissão de bens imóveis e de direitos a eles relativos tem como fato gerador a transmissão, a qualquer título, da propriedade ou do domínio útil de bens imóveis por natureza ou por acessão física, como definidos na lei civil.
    II. O imposto, de competência dos Estados, sobre a transmissão de bens imóveis e de direitos a eles relativos tem como fato gerador a transmissão, a qualquer título, de direitos reais sobre imóveis, exceto os direitos reais de garantia.
    III. Nas transmissões causa mortis, ocorre um único fato gerador independente de quantos sejam os herdeiros ou legatários.
    IV. O imposto de competência dos Estados, sobre a transmissão de bens imóveis e de direitos a eles relativos, não incide sobre a transmissão dos bens ou direitos: quando decorrente da incorporação ou da fusão de uma pessoa jurídica por outra ou com outra.
  • 10 - Questão 36713.   Direito Tributário - Nível Superior - Titular de Serviços de Notas e de Registros - TJ PA - IESES - 2016
  • De acordo com a Lei 5.172/66, nos casos de impossibilidade de exigência do cumprimento da obrigação principal pelo contribuinte, respondem solidariamente com este nos atos em que intervierem ou pelas omissões de que forem responsáveis, assinale a alternativa correta:

    I. Os pais, pelos tributos devidos por seus filhos menores.
    II. O locador e o comissário, pelos tributos devidos pela massa falida ou pelo concordatário.
    III. Os tutores e curadores, pelos tributos devidos por seus tutelados ou curatelados.
    IV. Os tabeliães, escrivães e demais serventuários de ofício, pelos tributos devidos sobre os atos praticados por eles, ou perante eles, em razão do seu ofício.