Simulado TJ RN - Direito Administrativo - Titular de Serviços de Notas e de Registros - 2012

Resolva 8 questões de Direito Administrativo Ensino Superior Banca IESES. Teste seus Conhecimentos em Provas Online com Gabarito.

  • 30 Resolveram
  • 26% Acertos
  • 0 Gabaritaram
  • barra ótimo 0 Ótimo
  • barra qtd_bom 5 Bom
  • barra ruim15 Ruim
  • barra péssimo10 Péssimo
  • 1 - Questão 36944.   Direito Administrativo - Nível Superior - Titular de Serviços de Notas e de Registros - TJ RN - IESES - 2012
  • A respeito da Administração Indireta, pode-se afirmar que:

    I. Ressalvados os casos expressamente previstos na Constituição Federal, a exploração direta de atividade econômica pelo Estado só será permitida quando necessária aos imperativos da segurança nacional ou a relevante interesse coletivo, conforme definidos em lei.
    II. A criação de subsidiárias de empresas públicas, de sociedades de economia mista e de fundações depende de autorização legislativa, em cada caso.
    III. As autarquias beneficiam-se dos prazos processuais em dobro para contestar e em quádruplo para recorrer.
    IV. Qualquer cidadão é legítimo para propor ação popular que vise a anular atos lesivos ao patrimônio de sociedade de economia mista exploradora de atividade econômica.
  • 2 - Questão 36945.   Direito Administrativo - Nível Superior - Titular de Serviços de Notas e de Registros - TJ RN - IESES - 2012
  • A respeito da Intervenção do Estado na propriedade, é correto afirmar que:

    I. A desapropriação se define como ato complexo através do qual o Poder Público, fundado em necessidade pública, utilidade pública ou interesse social, compulsoriamente despoja alguém de um bem certo, normalmente adquirindo-o para si, em caráter originário, mediante indenização prévia, justa e, em geral, pagável em dinheiro.
    II. É exceção constitucional à indenização em dinheiro a desapropriação pela União, por interesse social, para fins de reforma agrária, de imóvel rural que não esteja cumprindo sua função social, na qual a indenização será em títulos da dívida pública de emissão previamente aprovada pelo Senado Federal, com prazo de resgate de até 10 (dez) anos, em parcelas anuais, iguais e sucessivas, assegurados o valor real da indenização e os juros legais.
    III. A limitação administrativa tem natureza jurídica de direito real, atingindo os bens concreta e especificamente determinados pelo Poder Público.
    IV. A servidão administrativa impõe ao proprietário uma obrigação de não fazer, alcançando toda uma categoria abstrata de bens ou, pelo menos, todos os que se encontrem em uma situação ou condição abstratamente determinada.
  • 3 - Questão 36946.   Direito Administrativo - Nível Superior - Titular de Serviços de Notas e de Registros - TJ RN - IESES - 2012
  • Sobre o regime jurídico dos atos administrativos, assinale a alternativa correta:
  • 4 - Questão 36947.   Direito Administrativo - Nível Superior - Titular de Serviços de Notas e de Registros - TJ RN - IESES - 2012
  • Examinando-se as proposições a respeito da concessão de serviços públicos, assinale a alternativa correta:

    I. A concessão de serviço público consiste na delegação de sua prestação, feita pelo poder concedente, mediante licitação, na modalidade de concorrência, à pessoa jurídica ou consórcio de empresas que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco e por prazo determinado. Diferencia-se da permissão de serviço público pois nesta a delegação ocorre a título precário e independe de licitação.
    II. As concessionárias de serviços públicos, de direito público e privado, nos Estados e no Distrito Federal, são obrigadas a oferecer ao consumidor e ao usuário, dentro do mês de vencimento, o mínimo de seis datas opcionais para escolherem os dias de vencimento de seus débitos.
    III. Considera-se encampação a retomada do serviço pelo poder concedente após o término do prazo da concessão, por motivo de interesse público, mediante lei autorizativa específica e depois de prévio pagamento da indenização.
    IV. O contrato de concessão poderá prever o emprego de mecanismos privados para resolução de disputas decorrentes ou relacionadas ao contrato, inclusive a arbitragem.
  • 5 - Questão 36948.   Direito Administrativo - Nível Superior - Titular de Serviços de Notas e de Registros - TJ RN - IESES - 2012
  • De acordo com súmula vinculante editada pelo Supremo Tribunal Federal, assinale a alternativa que enumera as proposições em que há VIOLAÇÃO aos princípios constitucionais de Direito Administrativo, em especial os previstos expressamente no art. 37, caput, da Constituição Federal:

    I. A nomeação para o exercício de cargo em comissão, de cônjuge ou companheiro da autoridade nomeante.
    II. A nomeação para o exercício de cargo em comissão, de bisneto de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento.
    III. A nomeação para o exercício de função gratificada na administração pública, de primo da autoridade nomeante.
    IV. A nomeação de pessoas contratadas de forma temporária, em qualquer caso.
  • 6 - Questão 36949.   Direito Administrativo - Nível Superior - Titular de Serviços de Notas e de Registros - TJ RN - IESES - 2012
  • Sobre os atos da administração, assinale a proposição correta:
  • 7 - Questão 36950.   Direito Administrativo - Nível Superior - Titular de Serviços de Notas e de Registros - TJ RN - IESES - 2012
  • O pregão é modalidade de licitação que se destina à aquisição de bens e serviços comuns, sem limite de valor, em que as propostas e os lances são realizados em sessão pública. Sobre o tema, assinale a alternativa INCORRETA:
  • 8 - Questão 36951.   Direito Administrativo - Nível Superior - Titular de Serviços de Notas e de Registros - TJ RN - IESES - 2012
  • A ação punitiva do Estado deve ocorrer em um certo lapso temporal, sob pena de estar abarcada pelo instituto da prescrição. A respeito do tema, assinale a alternativa INCORRETA:

Para corrigir este simulado é preciso Entrar ou Cadastrar-se. É simples e rápido!

Comentar Simulado

Para comentar este simulado é preciso Entrar ou Cadastrar-se. É simples e rápido!

Não elaboramos as questões, apenas as transcrevemos de provas já aplicadas em concursos públicos anteriores.