TJ RO - Direito Administrativo - Técnico Judiciário - 2015

Responda as 5 questões do simulado abaixo (TJ RO - Direito Administrativo - Técnico Judiciário - 2015). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

5 questões Direito Administrativo, Técnico Judiciário, TJ RO, FGV, Ensino Médio

364 resolveram
47% acertos
Difícil
32 gabaritaram
89 ótimo
67 bom
179 regular
29 péssimo

1Questão 37210. Direito Administrativo, Técnico Judiciário, TJ RO, FGV, Ensino Médio, 2015

Hipótese 1: Entidade integrante da Administração Indireta, que possui personalidade jurídica de direito público, criada por lei específica para desempenhar funções que, despidas de caráter econômico, sejam próprias e típicas do Estado;
Hipótese 2: Pessoa jurídica de direito privado, integrante da Administração Indireta do Estado, criada por autorização legal, sob qualquer forma jurídica adequada a sua natureza, para que o Governo exerça atividades gerais de caráter econômico ou, em certas situações, execute a prestação de serviços públicos.

As definições acima tratam, respectivamente, de:

2Questão 37211. Direito Administrativo, Técnico Judiciário, TJ RO, FGV, Ensino Médio, 2015

O ato administrativo é espécie de ato jurídico e, por ser emanado de agentes dotados de parcela do poder público, possui certos atributos que o distinguem dos atos de direito privado, ou seja, características que permitem afirmar que ele se submete a um regime jurídico administrativo ou a um regime jurídico de direito público. Nesse contexto, destaca-se o atributo da:

3Questão 37212. Direito Administrativo, Técnico Judiciário, TJ RO, FGV, Ensino Médio, 2015

Poderes administrativos consistem no conjunto de prerrogativas de direito público que a ordem jurídica confere aos agentes administrativos para viabilizar a sobreposição do interesse público ao interesse privado e permitir que o Estado alcance seus fins. Nesse sentido, é hipótese de poder regulamentar quando um:

4Questão 37213. Direito Administrativo, Técnico Judiciário, TJ RO, FGV, Ensino Médio, 2015

Governador do Estado deseja contratar determinado cantor sertanejo consagrado pela crítica especializada e pela opinião pública, diretamente ou através de seu empresário exclusivo, para fazer um show no réveillon em praça pública para a população. Preocupado em atender aos ditames da Lei nº 8.666/93, o Governador solicitou parecer à Procuradoria do Estado, oportunidade em que foi informado de que a contratação em tela:

5Questão 37214. Direito Administrativo, Técnico Judiciário, TJ RO, FGV, Ensino Médio, 2015

Em tema de controle da Administração Pública, é correto afirmar que o Poder Judiciário se submete ao sistema de controle:

Conteúdo recomendado...