TJ RO - História e Geografia de Estados e Municípios - Técnico Judiciário - 2015

Responda as 5 questões abaixo (TJ RO - História e Geografia de Estados e Municípios - Técnico Judiciário - 2015). Ao terminar, clique no botão para ver sua nota e o gabarito. Boa prova!

5 questões Conhecimentos Específicos , História e Geografia de Estados e Municípios, Técnico Judiciário, TJ RO, FGV, Médio

64 resolveram
55% média
Regular
8 gabaritaram
22 Ótimo
14 Bom
26 Regular
2 Péssimo
Ao longo do século XVII, o território português na América foi ampliado em razão da formação da União Ibérica (1580/1640). O território brasileiro saiu de uma faixa litorânea para uma dimensão continental e, nesse contexto, o território que deu origem ao atual estado de Rondônia foi ocupado.
Sobre o processo de ocupação do território que deu origem ao estado de Rondônia, é correto afirmar que:
“ m sua terceira visita à Amazônia desde que assumiu a pasta, o ministro da Defesa, Jaques Wagner, anunciou apoio à implementação da Hidrovia do Rio Madeira, que cortará os estados de Rondônia e do Amazonas.
Orçada em R$ 40 milhões – preço equivalente a apenas 40 km de rodovia -, a hidrovia terá uma extensão de 1.076 km. Jaques Wagner acredita que o momento é adequado para o governo federal investir no transporte hidroviário. "O custo do transporte nas hidrovias é mais barato e na Amazônia não temos estradas", disse o ministro.”

(Disponível em http://www.brasil.gov.br/defesa-eseguranca/2015/04/ministerio-defesa-apoia-hidrovia-de-1-076-km-no-rio-madeira)

A importância do investimento na implementação da hidrovia mencionada no texto está relacionada principalmente:
A presença da exploração da borracha no Vale do Madeira impulsionou a prosperidade econômica da região em razão da grande demanda internacional por esse produto entre o final do século XIX e o início do século XX. Em relação à mão de obra utilizada na região, é correto afirmar que:
A utilização da mão de obra escrava na região norte durante o período colonial brasileiro foi constante. Porém, a população frequentemente usada nesse processo escravista foi a indígena, e não a população negra. Sobre esse aspecto da escravidão na região norte ao longo do período colonial, é correto afirmar que:
A construção da rodovia BR-364 possibilitou a maior integração das regiões Norte e Centro-Oeste do país ao restante do território nacional. Antes de sua construção, só se chegava a Porto Velho através da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, de balsa ou de avião. A iniciativa de abertura, bem como a inauguração da rodovia, ocorreram no governo: