Simulado TRT RS - Interpretação de Textos - Técnico Judiciário - 2015

Simulado para Técnico Judiciário - TRT RS com 4 Questões de Português (Interpretação de Textos). Prova com Exercícios de Ensino Médio da Banca FCC com Gabarito.

  • 128 Resolveram
  • 35% Acertos
  • 1 Gabaritaram
  • barra ótimo 1 Ótimo
  • barra qtd_bom 55 Bom
  • barra ruim51 Ruim
  • barra péssimo21 Péssimo

Para corrigir este simulado é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!

Considere o texto abaixo para responder às questões de números 8 a 11. 

    Escrever sobre as mulheres do Sul não significa traçar um perfil único que as identifique e as diferencie das outras mulheres do restante do país. No Sul encontramos diferentes perfis femininos nos diversos períodos históricos: mulheres oriundas de etnias e classes sociais várias.
[...]
    A idealização das mulheres em seus papéis familiares é muito semelhante àquelas idealizações divulgadas no final do século XVIII e início do século XX nos grandes centros europeus. Nas cidades do Sul, imagens idealizadas foram frequentes a partir da segunda metade do século XIX, durante a formação das elites nos centros urbanos. 
    O crescimento das áreas urbanas, em meados do século XIX, foi impulsionado com a inclusão da região no comércio agrário-exportador brasileiro como subsidiária, ou seja, como fornecedora de alimentos para o mercado interno. Os altos preços do café no mercado externo e a destinação da mão de obra escrava para a produção cafeeira provocaram o aumento da procura por alimentos e a consequente elevação de preços. Esse fato propiciou o surgimento de um novo grupo de pessoas mais abastadas nos centros urbanos da região Sul. 
Em cada capital do Sul, esses grupos assumiram configurações diferentes. [...] 
    Num futuro próximo, esses grupos iriam promover os jornais responsáveis pela divulgação de modelos de comportamento, especialmente para as mulheres. Os jornais pareciam veicular um projeto civilizador com pretensão de construir novos homens e mulheres, divulgando imagens idealizadas para ambos os sexos. [...]
    Embora os jornais sulistas reproduzissem estereótipos existentes há séculos, faziam-no em um contexto específico, respondendo a uma conjuntura determinada, na qual a demonstração de distinção e a exposição de um certo verniz social implicavam em moldar as mulheres de uma determinada classe. Nas imagens dos jornais das cidades do Sul, e provavelmente em outras cidades do restante do país, as mães seriam responsáveis pelo progresso e a civilização, pois eram consideradas criadoras e educadoras das novas gerações. 

(Adaptado de: PEDRO, J. M. Mulheres do Sul. In: DEL PRIORE, M. (org.). História das mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2012, p. 278-282) 
  • 1 - Questão 37913.   Português - Interpretação de Textos - Nível Médio - Técnico Judiciário - TRT RS - FCC - 2015
  • No texto, a autora
  • 2 - Questão 37914.   Português - Interpretação de Textos - Nível Médio - Técnico Judiciário - TRT RS - FCC - 2015
  • Identifica-se, no texto, distinção entre
  • 3 - Questão 37915.   Português - Interpretação de Textos - Nível Médio - Técnico Judiciário - TRT RS - FCC - 2015
  • ... ou seja, como fornecedora de alimentos para o mercado interno.

    A relação estabelecida entre os termos constantes do segmento sublinhado acima está reproduzida no segmento, também sublinhado, em:
  • 4 - Questão 37916.   Português - Interpretação de Textos - Nível Médio - Técnico Judiciário - TRT RS - FCC - 2015
  • A idealização das mulheres em seus papéis familiares é muito semelhante àquelas idealizações divulgadas no final do século XVIII e início do século XX nos grandes centros europeus.

    Mantém-se a correção no emprego do sinal indicativo de crase se o segmento grifado na frase acima for substituído por:

Comentar Simulado

Para comentar este simulado é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!