Simulado TRE RR - Interpretação de Textos - Técnico Judiciário - 2015

Resolva 5 questões de Português (Interpretação de Textos) Ensino Médio Banca FCC. Teste seus Conhecimentos em Provas Online com Gabarito.

  • 138 Resolveram
  • 46% Acertos
  • 4 Gabaritaram
  • barra ótimo 22 Ótimo
  • barra qtd_bom 31 Bom
  • barra ruim76 Ruim
  • barra péssimo9 Péssimo
       Escola de bem-te-vis

      Muita gente já não acredita que existam pássaros, a não ser em gravuras ou empalhados nos museus - o que é perfeitamente natural, dado o novo aspecto da terra, que, em lugar de árvores, produz com mais abundância blocos de cimento armado. Mas ainda há pássaros, sim. Existem tantos, ao redor da minha casa, que até agora não tive (nem creio que venha a ter) tempo de saber seus nomes, conhecer suas cores, entender sua linguagem. Porque evidentemente os pássaros falam. Há muitos, muitos anos, no meu primeiro livro de inglês, se lia: “Dizem que o sultão Mamude entendia a linguagem dos pássaros ...”
      Quando ouço um gorjeio nestas mangueiras e ciprestes, logo penso no sultão e nessa linguagem que ele entendia. Fico atenta, mas não consigo traduzir nada. No entanto, bem sei que os pássaros estão conversando.
      O papagaio e a arara, esses aprendem o que lhes ensinam, e falam como doutores. E há o bem-te-vi, que fala português de nascença, mas infelizmente só diz o próprio nome, decerto sem saber que assim se chama. [...]
      Os pais e professores desses passarinhos devem ensinar-lhes muitas coisas: a discernir um homem de uma sombra, as sementes e frutas, os pássaros amigos e inimigos, os gatos - ah! principalmente os gatos ... Mas essa instrução parece que é toda prática e silenciosa, quase sigilosa: uma espécie de iniciação. Quanto a ensino oral, parece que é mesmo só: “Bem-te-vi! Bem-te-vi!”, que uns dizem com voz rouca, outros com voz suave, e os garotinhos ainda meio hesitantes, sem fôlego para as três sílabas.

(MEIRELES, Cecília. O que se diz e o que se entende. Rio de Janeiro:
Nova Fronteira, 1980, p. 95-96)
  • 1 - Questão 38389.   Português - Interpretação de Textos - Nível Médio - Técnico Judiciário - TRE RR - FCC - 2015
  • Infere-se corretamente do texto
  • 2 - Questão 38390.   Português - Interpretação de Textos - Nível Médio - Técnico Judiciário - TRE RR - FCC - 2015
  • Os diferentes verbos empregados nas frases transcritas do texto, que apresentam o mesmo sentido, encontram-se no par:
  • 3 - Questão 38391.   Português - Interpretação de Textos - Nível Médio - Técnico Judiciário - TRE RR - FCC - 2015
  • De acordo com o texto, a afirmativa correta é:

Para corrigir este simulado é preciso Entrar ou Cadastrar-se. É simples e rápido!

Comentar Simulado

Para comentar este simulado é preciso Entrar ou Cadastrar-se. É simples e rápido!

Não elaboramos as questões, apenas as transcrevemos de provas já aplicadas em concursos públicos anteriores.