Simulado IF SP - Pedagogia - Professor - 2015

Simulado para Professor - IFSP com 59 Questões de Pedagogia. Prova com Exercícios de Ensino Superior com Gabarito.

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  • 1 - Questão 38581.   Pedagogia - Nível Superior - Professor - IFSP - 2015
  • Libâneo, Oliveira e Toschi (2012) afirmam que no contexto da sociedade contemporânea, a educação pública tem três objetivos fundamentais que devem servir de base para a construção de todas as escolas públicas. Assinale a alternativa que contempla, de forma correta, os objetivos previstos de acordo com os autores citados.
  • 2 - Questão 38582.   Pedagogia - Nível Superior - Professor - IFSP - 2015
  • Em 2012 as Diretrizes Curriculares para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio foi reformulada pelo Conselho Nacional de Educação (Resolução nº 6, de 20 de setembro de 2012). Na referida resolução a oferta da educação profissional técnica de nível médio ocorrerá nas formas articulada e subsequente. Sobre a forma articulada, leia as afirmativas abaixo, completando com as palavras corretas.

    I - Educação Profissional Técnica de Nível Médio articulada ___________, será ofertada somente a quem já tenha
    concluído o_______________, com matrícula única na mesma instituição, de modo a conduzir o estudante à habilitação ____________________ao mesmo tempo em que conclui a última etapa da Educação Básica.
    II - Educação Profissional Técnica de Nível Médio articulada ____________, será ofertada a quem ingressa no _______________ou já o esteja cursando, efetuando-se matrículas distintas para cada curso, aproveitando oportunidades
    educacionais disponíveis, seja em unidades de ensino da mesma instituição ou em distintas instituições de ensino.
    III - Educação Profissional Técnica de Nível Médio articulada ____________ será desenvolvida simultaneamente em___________________, mas integrada no conteúdo, mediante a ação de convênio ou acordo de intercomplementaridade, para a execução de projeto pedagógico unificado.

    Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de palavras que preenchem as lacunas.
  • 3 - Questão 38583.   Pedagogia - Nível Superior - Professor - IFSP - 2015
  • Franco (2011) em seu trabalho sobre as especificações entre as identidades da Didática e da Pedagogia apresenta um referencial teórico do século XX com as principais conceituações e suas diferenças. Analise as afirmativas abaixo e as classifique como sendo expressão da Didática ou da Pedagogia.

    ( ) Processo de formar. A relação entre professor-aprendiz (Houssaye, 1988).
    ( ) Problemática do ensino enquanto prática social (Pimenta, 1994, 1997).
    ( ) Preocupa-se com os processos de ensino e aprendizagem em sua relação com as finalidades educacionais (Libâneo, 1985, 1990, 1993, 1996).
    ( ) Esclarecimento reflexivo e transformador das práxis educativas (Franco, 2001, 2002, 2005)
    ( ) Investiga a natureza e as finalidades da educação, bem como os meios de formação do indivíduo (Libâneo, 1985, 1990, 1993, 1996).

    Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
  • 4 - Questão 38584.   Pedagogia - Nível Superior - Professor - IFSP - 2015
  • A Resolução nº1, de 17 de junho de 2004, institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Sobre esta resolução leia as afirmativas a seguir:

    ( ) A Educação das Relações Étnico-Raciais tem por objetivo a divulgação e produção de conhecimentos, bem como de atitudes, posturas e valores que eduquem cidadãos quanto à pluralidade étnico-racial.
    ( )O Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana tem por objetivo o reconhecimento e valorização da identidade, história e cultura dos afro-brasileiros.
    ( ) A Educação das Relações Étnico-Raciais e o estudo de História e Cultura Afro-Brasileira, e História e Cultura Africana será desenvolvida por meio de conteúdos, competências, atitudes e valores, a serem estabelecidos pelas Instituições de ensino e seus professores.
    ( ) O Ministério da Educação (MEC) e as Secretarias Municipais de Educação, juntamente com os Conselhos Municipais de Educação promoverão o aprofundamento de estudos, para que os professores concebam e desenvolvam unidades de estudos, projetos e programas, abrangendo os diferentes componentes curriculares.
    ( ) O ensino sistemático de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educação Básica, nos termos da Lei 10639/2003, refere-se, em especial, aos componentes curriculares de Educação Artística, Literatura, Geografia em especial Geopolítica e História do Brasil.

    Assinale a alternativa que contemple a sequência correta de afirmações verdadeiras (V) ou falsas (F).
  • 5 - Questão 38585.   Pedagogia - Nível Superior - Professor - IFSP - 2015
  • Saviani, em seu livro “Educação: do senso comum à consciência filosófica”, traz um reflexão sobre a função do curso de Pedagogia e sua função na formação do educador. Assim, de acordo com o referido autor, podemos observar que o curso de Pedagogia tem as seguintes finalidades:

    I. Desenvolver nos alunos uma aguda consciência da realidade em que vão atuar.
    II. Proporcionar-lhes uma adequada fundamentação teórica que lhes permita uma ação coerente.
    III. Desenvolver nos alunos uma profunda capacidade interpessoal, que lhes permita ter uma ação fundamentada na empatia para com seus alunos.
    IV. Proporcionar-lhes uma satisfatória instrumentalização técnica que lhes possibilite uma ação eficaz.
    V. Desenvolver nos alunos o gosto pela literatura e pela construção de textos significativos, pois leitores eficazes formarão leitores eficazes.

    Estão corretas somente as afirmativas:
  • 6 - Questão 38586.   Pedagogia - Nível Superior - Professor - IFSP - 2015
  • A Resolução nº 2, de 11 de setembro de 2001, Institui as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Este documento apresenta o que caracteriza um estudante como sujeito com necessidades educacionais especiais.
    Consideram-se educandos com necessidades educacionais especiais os que, durante o processo educacional, apresentarem:

    I - dificuldades acentuadas na alfabetização durante a educação infantil ou limitações no processo de desenvolvimento de aquisição da linguagem escrita ou falada e que prejudique o processo de socialização e interação.
    II – dificuldades de comunicação e sinalização diferenciadas dos demais alunos, demandando a utilização de linguagens e códigos aplicáveis;
    III – dificuldade de raciocínio lógico e capacidade de abstração acentuada no qual observam que as rotas fonológicas e a memória de curto prazo são prejudicadas.
    IV - altas habilidades/superdotação, grande facilidade de aprendizagem que os leve a dominar rapidamente conceitos, procedimentos e atitudes.

    Estão corretas apenas as afirmativas:
  • 7 - Questão 38587.   Pedagogia - Nível Superior - Professor - IFSP - 2015
  • Libâneo, Oliveira e Toschi (2012) afirmam que o projeto pedagógico-curricular é um documento que reflete as intenções, os objetivos, as aspirações e os ideais da equipe escolar, tendo em vista um processo de escolarização que atenda a todos os alunos. Assinale a alternativa que não corresponde a uma visão de projeto pedagógico-curricular sustentada pelos autores citados.
  • 8 - Questão 38588.   Pedagogia - Nível Superior - Professor - IFSP - 2015
  • De acordo com Libâneo, Oliveira e Toschi (2012) há pelo menos três tipos de manifestações de currículo, a saber: formal, real e oculto.

    1 - Currículo Formal
    2 - Currículo Real
    3 - Currículo Oculto

    ( ) é aquele que recebe influências que afetam a aprendizagem dos alunos e o trabalho dos professores e são provenientes da experiência cultural, dos valores e dos significados trazidos de seu meio social de origem e vivenciados no ambiente escolar.
    ( ) é aquele estabelecido pelos sistemas de ensino, expresso em diretrizes curriculares, nos objetivos e nos conteúdos das áreas ou disciplinas de estudo.
    ( ) é aquele que, de fato, acontece na sala de aula, em decorrência de um projeto pedagógico e dos planos de ensino.Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, relacionando a primeira coluna com a segunda.
  • 9 - Questão 38589.   Pedagogia - Nível Superior - Professor - IFSP - 2015
  • De acordo com Lakatos (Fundamentos de Metodologia Científica) todas as ciências caracterizam-se pela utilização de métodos científicos; em contrapartida, nem todos os ramos de estudo que empregam estes métodos são ciências. Dessas afirmações podemos concluir que a utilização de métodos científicos não é da alçada exclusiva da ciência, mas não há ciência sem o emprego de métodos científicos. Assinale a alternativa que define corretamente o que é método científico, de acordo com o autor acima citado.
  • 10 - Questão 38590.   Pedagogia - Nível Superior - Professor - IFSP - 2015
  • No livro “Educação: do senso comum a consciência filosófica” de Saviani é apresentando um conjunto de reflexões que visam definir o que é Pedagogia. Marque V (Verdadeiro) ou F (Falso) para as afirmativas a seguir.

    ( ) A pedagogia pode ser considerada como uma teoria geral da educação.
    ( ) A pedagogia pode ser considerada como uma teoria derivada da Psicologia, da Sociologia, da Filosofia, da Economia.
    ( ) A pedagogia é uma teoria construída a partir e em função das exigências da realidade educacional.
    ( ) A função do curso de Pedagogia é a formação do educador.

    Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
  • 11 - Questão 38591.   Pedagogia - Nível Superior - Professor - IFSP - 2015
  • A Resolução nº 2, de janeiro de 2012, define as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Esta diretriz contempla a organização do currículo do Ensino Médio em áreas do conhecimento: Linguagens; Matemática; Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Para além do trabalho com os conteúdos específicos, há a indicação do trabalho com conteúdos e temáticas transversais que devem perpassar todas as áreas citadas. Sobre os temas transversais que são considerados obrigatórios previstos no artigo 10 das Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio, assinale a alternativa que contemple todos os temas transversais corretamente.
  • 12 - Questão 38592.   Pedagogia - Nível Superior - Professor - IFSP - 2015
  • Libâneo, Oliveira e Toschi (2012) apresentam quatro concepções de organização e gestão escolar: técnico- científica, autogestionária, interpretativa e democrática-participativa. Essas concepções refletem diferente posições políticas e pareceres acerca do papel das pessoas na sociedade. Assim, o modo pelo qual uma escola se organiza se relaciona diretamente com seus objetivos. Relacione as colunas a seguir sobre as concepções de gestão escolar.

    1 – Técnico-Científica
    2 - Autogestionária
    3 - Interpretativa
    4 – Democrática-Participativa

    ( ) Privilegia menos o ato de organizar e mais a “ação organizadora”, com valores
    e práticas compartilhados. Considera a escola como uma realidade social subjetivamente construída, não dada nem objetiva.
    ( ) Prescrição detalhada de funções e tarefas, acentuando a divisão do trabalho
    escolar. Poder centralizado no diretor, destacando-se as relações de subordinação. Ênfase nas tarefas.
    ( ) Busca de objetividade no trato das questões da organização e da gestão,
    mediante coleta de informações reais. Articulação da atividade de direção com a participação das pessoas da escola e que se relacionam com ela. Ênfase tanto nas tarefas quanto nas relações.
    ( ) Recusa as normas e a sistemas de controles, acentuando a responsabilidade coletiva. As decisões são coletivas (assembléias, reuniões), eliminação de todas as formas de autoridade e de poder. Ênfase nas inter-relações.Assinale a sequência correta.
  • 13 - Questão 38593.   Pedagogia - Nível Superior - Professor - IFSP - 2015
  • De acordo com a Lei nº 9394 de 1996, atualizada, assinale a alternativa que não corresponde a uma das incumbências dos professores definidas pela LDB.
  • 14 - Questão 38594.   Pedagogia - Nível Superior - Professor - IFSP - 2015
  • Libâneo, Oliveira e Toschi (2012) caracterizam como áreas de atuação da organização e da gestão escolar para melhor aprendizagem dos alunos: O planejamento e o projeto pedagógico curricular, a organização e o desenvolvimento do currículo, a organização e o desenvolvimento do ensino, as práticas de gestão, o desenvolvimento profissional e a avaliação institucional da escola e da aprendizagem. Sobre estas áreas é correto afirmar que:
  • 15 - Questão 38595.   Pedagogia - Nível Superior - Professor - IFSP - 2015
  • Existem diferentes tipos de gestão escolar, Libâneo, Oliveira e Toschi (2012) descrevem sobre três deles, o técnico científico, o autogestionário e o democrático participativo. Seguindo as afirmações dos autores, assinale a alternativa que descreve o estilo autogestionário.
  • 16 - Questão 38596.   Pedagogia - Nível Superior - Professor - IFSP - 2015
  • Considere as afirmativas a seguir.

    I - A avaliação da aprendizagem baseia-se na concepção de educação que norteia a relação professor-estudante-conhecimento- vida em movimento, devendo ser um ato reflexo de reconstrução da prática pedagógica avaliativa, premissa básica e fundamental para se questionar o educar, transformando a mudança em ato, acima de tudo, político.
    II - A avaliação da aprendizagem baseia-se na concepção de educação que norteia a reflexão do aluno sobre seus acertos, de fundamental importância para a formação do cidadão.
    III - A validade da avaliação, na sua função diagnóstica, liga-se à aprendizagem, possibilitando o aprendiz a recriar,refazer o que aprendeu, criar, propor e, nesse contexto, aponta para uma avaliação global, que vai além do aspecto quantitativo, porque identifica o desenvolvimento da autonomia do estudante, que é indissociavelmente ético, social, intelectual.
    IV - A avaliação da aprendizagem no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, adota uma estratégia de progresso individual e contínuo que favorece o crescimento do educando, preservando a qualidade necessária para a sua formação escolar, sendo organizada de acordo com regras comuns a essas duas etapas.

    Considerando a definição de Avaliação da Aprendizagem definida pela Resolução nº 4, de 13 de julho de 2010, que Define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
  • 17 - Questão 38597.   Pedagogia - Nível Superior - Professor - IFSP - 2015
  • A avaliação inclusiva tem caráter essencialmente formativo, funciona como instrumento facilitador para o ensino adaptativo. Teixeira e Nunes (2010) afirmam que a avaliação inclusiva revela boas práticas de avaliação para todos os alunos e citam em seu trabalho as principais técnicas de uma avaliação inclusiva. Uma destas técnicas se caracteriza, de acordo com as autoras, por um instrumento valioso para definição de critérios de uma avaliação, dando suporte e orientação ao professor, fornecendo dados relevantes sobre os aspectos psicológicos, sociais e emocionais do aluno. A maneira ideal de se executar esse tipo de avaliação é por meio de uma ficha que tenha os aspectos mencionados para que o professor faça um x de acordo com sua validade ou existência. 

    As autoras denominam a técnica descrita acima de:
  • 18 - Questão 38598.   Pedagogia - Nível Superior - Professor - IFSP - 2015
  • Teixeira e Nunes (2010) compreendem a avaliação como uma ação humana embutida de significados e representações pessoais e sociais, resumindo o caráter avaliativo em quatro questões pontuais. Assinale a alternativa que menciona corretamente essas quatro questões.
  • 19 - Questão 38599.   Pedagogia - Nível Superior - Professor - IFSP - 2015
  • O trabalho em grupo é uma técnica de ensino que apareceu no cenário pedagógico desde o movimento da Escola Nova. Ana Lucia Amaral, uma das autoras do livro organizado por Veiga (2006), reflete esta técnica nos tempos atuais, trazendo estudos sobre o trabalho com grupos homogêneos e grupos heterogêneos. Com base nos estudos da autora é correto afirmar que:
  • 20 - Questão 38600.   Pedagogia - Nível Superior - Professor - IFSP - 2015
  • Kuenzer (2009) ao discorrer em seu livro “Ensino Médio", sobre a proposta pedagógica da escola, defende que do ponto de vista metodológico a transdisciplinaridade, desempenha papel fundamental. Assinale a alternativa que define o termo transdisciplinaridade para a autora.
  • 21 - Questão 38601.   Pedagogia - Nível Superior - Professor - IFSP - 2015
  • De acordo com a Constituição Federal de 1988, os recursos públicos serão destinados às escolas públicas, podendo ser dirigidos a:
  • 22 - Questão 38602.   Pedagogia - Nível Superior - Professor - IFSP - 2015
  • De acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI do IFSP – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, a missão da instituição é:
  • 23 - Questão 38603.   Pedagogia - Nível Superior - Professor - IFSP - 2015
  • O artigo 36 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (lei nº 9394/1996) delibera sobre os princípios do currículo do ensino médio. Assinale a alternativa que não corresponde às diretrizes curriculares presente na referida lei.
  • 24 - Questão 38604.   Pedagogia - Nível Superior - Professor - IFSP - 2015
  • Kuenzer (2009) afirma que as pesquisas que vêm sendo realizadas sobre as mudanças ocorridas no mundo do trabalho e das relações sociais com vistas à compreensão do novo princípio educativo para subsidiar a elaboração de um novo projeto político-pedagógico que seja orgânico às demandas dos trabalhadores e excluídos têm apontado para a necessidade de seleção e organização dos conteúdos a partir dos seguintes eixos:
  • 25 - Questão 38605.   Pedagogia - Nível Superior - Professor - IFSP - 2015
  • Considere as alternativas:

    I – Para John Locke todas as ideias que temos eram inatas, portanto não derivam da experiência nem interna e nem externa.
    II – Para Auguste Comte, o conhecimento científico é baseado na observação dos fatos e nas relações entre fatos que são estabelecidos pelo raciocínio. Essas relações excluem tentativas de descobrir a origem, ou uma causa subjacente aos fenômenos, e são, na verdade, a descrição das leis que os regem.
    III – O conhecimento científico adquire em Marx, o caráter de ferramenta a serviço da compreensão do mundo para sua transformação, transformação que deve ocorrer na direção que interessa àqueles que são os produtores reais da riqueza do homem – os trabalhadores – e que por sua própria condição histórica estão em antagonismo com os detentores dos meios de produção – os donos do capital.

    Baseado nos estudos de Andery et. al. (2007), que traz uma perspectiva histórica para compreendermos a ciência nos dias de hoje, está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
  • 26 - Questão 38606.   Pedagogia - Nível Superior - Professor - IFSP - 2015
  • Pimenta (2010), ao escrever sobre a epistemologia didática, propõe pautas de debates que exigem aprofundamento pela área da didática. Assinale a alternativa que contemple todas as pautas propostas pela autora:
  • 27 - Questão 38607.   Pedagogia - Nível Superior - Professor - IFSP - 2015
  • De acordo com a Resolução nº 1, de 17 de junho de 2004, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, é correto afirmar que:
  • 28 - Questão 38608.   Pedagogia - Nível Superior - Professor - IFSP - 2015
  • Em relação à Lei nº 9394, de 1996, na Seção V, que trata da Educação de Jovens e Adultos, considere as afirmativas:

    I. A educação de Jovens e Adultos deve ser articulada, obrigatoriamente, com a educação profissional.
    II. Devem ser asseguradas aos jovens e adultos oportunidades educacionais apropriadas, consideradas as características do alunado, seus interesses, condições de vida e de trabalho.
    III. Conhecimentos e habilidades adquiridos pelo estudante por meios informais não podem ser reconhecidos formalmente para qualquer fim na instituição que oferta cursos para jovens e adultos.

    Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
  • 29 - Questão 38609.   Pedagogia - Nível Superior - Professor - IFSP - 2015
  • De acordo com a Lei nº 9.394, de 1996, a verificação do rendimento escolar observará os seguintes critérios:
  • 30 - Questão 38610.   Pedagogia - Nível Superior - Professor - IFSP - 2015
  • De acordo com a Lei nº 9.394, de 1996, a educação profissional técnica de nível médio será desenvolvida nas seguintes formas:

    I. articulada com o ensino médio.
    II. subsequente, em cursos destinados a quem já tenha concluído o ensino médio.
    III. a critério de cada instituição de ensino, nos termos de seu projeto pedagógico.

    Está(ão) incorreta(s) somente a(s) afirmativa(s):
  • 31 - Questão 38611.   Pedagogia - Nível Superior - Professor - IFSP - 2015
  • Segundo a Lei nº 9394, de 1996, a respeito do tema “diplomas", é incorreto afirmar que:
  • 32 - Questão 38612.   Pedagogia - Nível Superior - Professor - IFSP - 2015
  • A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (lei nº 9394, de 1996) apresenta regras comuns para o ensino fundamental e médio em relação ao processo de avaliação. Leia as afirmativas a seguir sobre o artigo nº 24 da referida lei:

    ( ) a classificação em qualquer série ou etapa, exceto a primeira do ensino fundamental, pode ser feita por promoção, para alunos que cursaram, com aproveitamento, a série ou fase anterior, na própria escola.
    ( ) a classificação em qualquer série ou etapa, exceto a primeira do ensino fundamental, pode ser feita por transferência, para candidatos procedentes de outras escolas.
    ( ) a classificação em qualquer série ou etapa, exceto a primeira do ensino fundamental, pode ser feita independentemente de escolarização anterior, mediante avaliação feita pela escola, que defina o grau de desenvolvimento e experiência do candidato e permita sua inscrição na série ou etapa adequada, conforme regulamentação do respectivo sistema de ensino.
    ( ) nos estabelecimentos que adotam a progressão regular por série, o regimento escolar pode admitir formas de progressão parcial, desde que preservada a sequência do currículo, observadas as normas do respectivo sistema de ensino.

    Assinale a alternativa que contemple a sequência correta de afirmações verdadeiras (V) ou falsas (F):
  • 33 - Questão 38613.   Pedagogia - Nível Superior - Professor - IFSP - 2015
  • Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas do texto a seguir.

    De acordo com Libâneo, Oliveira e Toschi (2012) a educação ____________ também chamada de _________, refere--se às influências do meio humano, social, ecológico, físico e cultura às quais o homem está exposto. Por outro lado,a educação ______________ é _____________ e ocorre ou não em instâncias de educação escolar, apresentandoeducativos explícitos. É também______________ e _____________.
  • 34 - Questão 38614.   Pedagogia - Nível Superior - Professor - IFSP - 2015
  • Saviani, em seu trabalho “Educação: do senso comum à consciência filosófica" apresenta o conceito de filosofia da educação. Assinale a alternativa que corresponde corretamente ao conceito mencionado.
  • 35 - Questão 38615.   Pedagogia - Nível Superior - Professor - IFSP - 2015
  • A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (lei nº 9394, de 1996) em conjunto com a Lei nº 11.741/2008 define as características da Educação Profissional e Tecnológica. Assinale a alternativa que apresente a abrangência correta desta modalidade de ensino.
  • 36 - Questão 38616.   Pedagogia - Nível Superior - Professor - IFSP - 2015
  • A Resolução nº 2, de 11 de setembro de 2001, institui as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Sobre esta resolução, assinale a alternativa que contempla, de forma correta, o conceito de educação especial trazido pelo referido documento.
  • 37 - Questão 38617.   Pedagogia - Nível Superior - Professor - IFSP - 2015
  • Lakatos, em seu livro “Fundamentos da Metodologia Científica” apresenta quatro tipos de conhecimento, a saber: filosófico, religioso, científico e popular. Faça a correspondência entre as colunas.

    1 - Filosófico
    2 - Religioso
    3 - Científico
    4 - Popular

    ( ) É o conhecimento que lida com ocorrências (reais) ou fatos, isto é, com toda. Constitui um conhecimento contingente, pois suas proposições ou hipóteses têm sua veracidade ou falsidade conhecida através da experiência. É sistemático, já que se trata de um saber ordenado logicamente, formando um sistema de ideias (teoria) e não conhecimentos dispersos e desconexos. Possui a característica da verificabilidade.
    ( ) É o modo comum, corrente e espontâneo de conhecer, que se adquire no trato direto com as coisas e os seres humanos: “é o saber que preenche nossa vida diária e que se possui sem o haver procurado ou estudado, sem a aplicação de um método e sem se haver refletido sobre algo” (Babini, 1957:21).
    ( ) É caracterizado pelo esforço da razão pura para questionar os problemas humanos e poder discernir entre o certo e o errado, unicamente recorrendo às luzes da própria razão humana. É valorativo, pois seu ponto de partida consiste em hipóteses, que não poderão ser submetidas à observação.
    ( ) Apoia-se em doutrinas que contêm proposições sagradas (valorativas), por terem sido reveladas pelo sobrenatural (inspiracional) e, por esse motivo, tais verdades são consideradas infalíveis e indiscutíveis (exatas); é um conhecimento sistemático do mundo (origem, significado, finalidade e destino).

    Identifique a alternativa que apresenta a sequência correta.
  • 38 - Questão 38618.   Pedagogia - Nível Superior - Professor - IFSP - 2015
  • O Art. 205 da Constituição Federal delibera que a educação é direito de todos e dever do Estado e da família. Em sequência, no artigo 206 ,é apresentado os princípios para o ensino, isto é, para a educação escolar. Leia os itens a seguir e verifique quais efetivamente são princípios previstos na Constituição Federal.

    I - Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
    II - Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber.
    III - Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, e a oferta do ensino em instituições públicas.
    IV - Gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais.
    V - Valorização dos profissionais da educação escolar, garantidos, na forma da lei, planos de carreira, com ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos, aos das redes públicas.
    VI - Gestão democrática do ensino público e privado.Estão corretas somente:
  • 39 - Questão 38619.   Pedagogia - Nível Superior - Professor - IFSP - 2015
  • Considerando a Lei nº 11.892, de 2008, em sua seção IV, “Da Estrutura Organizacional dos Institutos Federais”, leia as afirmativas a seguir.

    I. A administração dos Institutos Federais terá como órgãos superiores o Colégio de Dirigentes e o Conselho Superior.
    II. A reitoria de um Instituto Federal é composta por um Reitor e por cinco pró-reitores.
    III. O Colégio de Dirigentes tem caráter deliberativo e é composto pelo Reitor, pelos pró-reitores e pelos diretores-gerais dos câmpus.
    IV. O Conselho Superior, de caráter consultivo, é composto por representantes membros dos discentes, dos docentes, dos servidores técnico-administrativos e dos egressos da instituição, sendo que 50% de sua composição deve ser, obrigatoriamente, preenchida por docentes.

    Estão corretas as alternativas:
  • 40 - Questão 38620.   Pedagogia - Nível Superior - Professor - IFSP - 2015
  • Levando-se em conta o que defende Dermeval Saviani no livro “Educação: Do senso comum à consciência filosófica", o que significa, do ponto de vista da educação, “promover o homem"?
  • 41 - Questão 38621.   Pedagogia - Nível Superior - Professor - IFSP - 2015
  • A obra organizada por Veiga, “Técnicas de Ensino: novos tempos, novas configurações”, traz um capítulo escrito por Jose Carlos Souza Araujo, intitulado “Do quadro-negro à lousa virtual: técnica, tecnologia e tecnicismo”. São ideias deste autor todas elencadas a seguir, exceto:
  • 42 - Questão 38622.   Pedagogia - Nível Superior - Professor - IFSP - 2015
  • Em relação à Lei nº 11.892, de 2008, que institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências, é incorreto afirmar:
  • 43 - Questão 38623.   Pedagogia - Nível Superior - Professor - IFSP - 2015
  • Considerando-se o Plano de Desenvolvimento Institucional do IFSP para o período 2014-2018, são princípios pedagógicos da instituição, exceto:
  • 44 - Questão 38624.   Pedagogia - Nível Superior - Professor - IFSP - 2015
  • Sobre avaliação da aprendizagem, à luz de Antoni Zabala em seu livro “A prática educativa: como ensinar", é correto afirmar que:
  • 45 - Questão 38625.   Pedagogia - Nível Superior - Professor - IFSP - 2015
  • De acordo com Gimeno Sacristán (1998):
  • 46 - Questão 38626.   Pedagogia - Nível Superior - Professor - IFSP - 2015
  • Em relação à Lei nº 9394, de 1996, na Seção V, que trata da Educação de Jovens e Adultos, considere as afirmativas:

    I. A educação de Jovens e Adultos deve ser articulada, obrigatoriamente, com a educação profissional.
    II. Devem ser asseguradas aos jovens e adultos oportunidades educacionais apropriadas, consideradas as características do alunado, seus interesses, condições de vida e de trabalho.
    III. Conhecimentos e habilidades adquiridos pelo estudante por meios informais não podem ser reconhecidos formalmente para qualquer fim na instituição que oferta cursos para jovens e adultos.

    Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
  • 47 - Questão 38627.   Pedagogia - Nível Superior - Professor - IFSP - 2015
  • Sobre a concepção de politecnia, segundo Saviani, considere as afirmativas:
    I. A ideia de politecnia postula que o processo de trabalho desenvolva, de forma indissolúvel, os aspectos manuais e os intelectuais.
    II. A produção moderna se baseia na Ciência, de forma que o trabalhador deve dominar os princípios científicos sobre os quais se funda a organização do trabalho moderno.
    III. A assimilação dos conhecimentos teóricos disponíveis é mais importante do que a assimilação dos conhecimentos práticos. Assim, em sala de aula é fundamental que se dê prioridade à teoria.
    IV. A noção de interdisciplinaridade claramente resolve o problema da fragmentação do conhecimento.

    Estão corretas somente as afirmativas:
  • 48 - Questão 38628.   Pedagogia - Nível Superior - Professor - IFSP - 2015
  • Segundo José Manuel Moran, “Muitas formas de ensinar hoje não se justificam mais. Perdemos tempo demais, aprendemos muito pouco, desmotivamo-nos continuamente. Tanto professores como alunos temos a clara sensação de que muitas aulas convencionais estão ultrapassadas." Para tornar o processo ensino-aprendizagem mais dinâmico e inovador, o autor destaca como deve ser a escola e seus personagens. Assim, na concepção de Moran, o ensino de qualidade envolve muitas variáveis, exceto:
  • 49 - Questão 38629.   Pedagogia - Nível Superior - Professor - IFSP - 2015
  • De acordo com a Lei nº 9.394, de 1996, a verificação do rendimento escolar observará os seguintes critérios:
  • 50 - Questão 38630.   Pedagogia - Nível Superior - Professor - IFSP - 2015
  • Leia as afirmativas a seguir, extraídas do livro “Piaget, Vygostky e Wallon: teorias psicogenéticas em discussão” (LA TAILLE, Y.; DANTAS, H.; OLIVEIRA, M. K.,1992).

    I. “A linguagem humana, sistema simbólico fundamental na mediação entre sujeito e objeto de conhecimento, tem duas funções básicas: a de intercâmbio social e a de pensamento generalizante.”
    II. “Vê-se portanto que não se trata de traçar uma fronteira entre o social e o não social, mas sim de, a partir de uma característica importante das relações possíveis entre pessoas de nível operatório - que representa o grau mínimo de socialização do pensamento -, comparar graus anteriores de socialização.”
    III. “No antagonismo entre motor e mental, ao longo do processo de fortalecimento deste último, por ocasião da aquisição crescente do domínio dos signos culturais, a motricidade em sua dimensão cinética tende a se reduzir, a se virtualizar em ato mental.”

    Assinale a alternativa que apresenta, na ordem correta, os teóricos a que cada uma das afirmativas faz referência.
  • 51 - Questão 38631.   Pedagogia - Nível Superior - Professor - IFSP - 2015
  • Sobre a pedagogia tecnicista, na visão de Dermeval Saviani, considere as afirmativas:

    I. Advoga a reordenação do processo educativo de maneira a torná-lo objetivo e operacional.
    II. O elemento principal é a organização racional dos meios e o professor e o aluno ocupam posição secundária no processo.
    III. Os professores e os alunos decidem se utilizam ou não determinados meios.
    IV. Ao transpor para a escola a forma de funcionamento do sistema fabril, a pedagogia tecnicista não perde de vista a especificidade da educação, sem ignorar que a articulação entre escola e processo produtivo se dá de modo indireto.

    Estão corretas somente as afirmativas:
  • 52 - Questão 38632.   Pedagogia - Nível Superior - Professor - IFSP - 2015
  • Em relação à obra “Escola e Democracia", de Dermeval Saviani, é correto afirmar que:
  • 53 - Questão 38633.   Pedagogia - Nível Superior - Professor - IFSP - 2015
  • Sobre avaliação da aprendizagem, considere as afirmativas.

    I. A avaliação deve ser contínua, para favorecer o processo de ensino aprendizagem e para permitir que o professor construa, em sala de aula, um ambiente propício para acompanhar o desenvolvimento cognitivo dos alunos.
    II. A avaliação deve ser pontual e classificatória.
    III. O processo de avaliação deve ser inteiramente desvinculado do processo ensino-aprendizagem.
    IV. O professor, ao testemunhar um resultado ruim de um aluno em uma avaliação pontual, deve aconselhá-lo a rever sozinho todo o conteúdo dado, buscando ajuda com os colegas, para que consiga a aprovação na disciplina ao final do semestre.    

    Levando-se em conta uma concepção dialética e libertadora do processo de avaliação escolar, está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
  • 54 - Questão 38634.   Pedagogia - Nível Superior - Professor - IFSP - 2015
  • Levando-se em conta as correntes modernas sobre currículo, elencadas no livro “Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo”, de Tomaz Tadeu da Silva, pode-se inferir que:

    I. O currículo é neutro e o que se ensina na escola é o conhecimento historicamente necessário para a formação de cidadãos para o mercado de trabalho.
    II. A escola não produz novo conhecimento, mas transforma o conhecimento científico em conhecimento escolar.
    III. O currículo cria relações de poder.
    IV. Na concepção crítica, o currículo é construído no desenvolver das relações, ele produz e contesta cultura.

    São corretas somente as afirmativas:
  • 55 - Questão 38635.   Pedagogia - Nível Superior - Professor - IFSP - 2015
  • Considere as seguintes afirmativas a respeito da formação e do exercício da docência, segundo a concepção expressa no livro de Sacristán & Gómez, “Compreender e transformar o ensino”:

    I. As crenças do professor não influenciam em sua prática pedagógica, já que o profissional não leva em conta sua experiência pessoal durante o exercício da docência.
    II. Os saberes adquiridos pelo professor durante sua formação escolar influenciam o modo como o docente trabalha determinado conteúdo com a sala.
    III. O aluno é um indivíduo passivo, que deve receber o conhecimento sem proferir opiniões acerca do que aprende.
    IV. É possível que o professor utilize a própria aula como objeto de pesquisa.

    Está(ão) correta(s) as afirmativa(s):
  • 56 - Questão 38636.   Pedagogia - Nível Superior - Professor - IFSP - 2015
  • I. A diferença básica entre os modelos organizativos disciplinares e os métodos globalizados está em que nestes últimos as disciplinas nunca são a finalidade básica do ensino, senão que têm a função de proporcionar os meios ou instrumentos que devem favorecer a realização dos objetivos educacionais.
    II. A interdisciplinaridade é a interação entre duas ou mais disciplinas, que pode ir desde a simples comunicação de ideias até a integração recíproca dos conceitos fundamentais.
    III. No enfoque globalizador, uma aula de matemática partiria de uma situação da realidade cuja solução exigisse o uso de recursos matemáticos.

    Sobre os modos de organização curricular apresentados por Antoni Zabala na obra “A prática educativa: como ensinar”, leia as afirmativas a cima.
  • 57 - Questão 38637.   Pedagogia - Nível Superior - Professor - IFSP - 2015
  • De acordo com a Lei nº 9.394, de 1996, a educação profissional técnica de nível médio será desenvolvida nas seguintes formas:

    I. Articulada com o ensino médio.
    II. Subsequente, em cursos destinados a quem já tenha concluído o ensino médio.
    III. A critério de cada instituição de ensino, nos termos de seu projeto pedagógico.

    Está(ão) incorreta(s) a(s) afirmativa(s):
  • 58 - Questão 38638.   Pedagogia - Nível Superior - Professor - IFSP - 2015
  • Assinale a única alternativa que não corresponde ao pensamento de Isabel Alarcão apresentado em seu livro “Escola reflexiva e nova racionalidade" (Porto Alegre: Artmed, 2001).
  • 59 - Questão 38639.   Pedagogia - Nível Superior - Professor - IFSP - 2015
  • Segundo a Lei nº 9394, de 1996, a respeito do tema “diplomas", é incorreto afirmar que: 

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