IFC SC - Música - Professor de Artes/Música - 2015

Responda as 9 questões abaixo (IFC SC - Música - Professor de Artes/Música - 2015). Ao terminar, clique no botão para ver sua nota e o gabarito. Boa prova!

9 questões Música, Professor de Artes/Música, IFC SC, IESES, Superior

204 resolveram
50% média
Difícil
5 gabaritaram
16 Ótimo
86 Bom
92 Regular
10 Péssimo
"A atividade musical realizada em casa, ou em qualquer ambiente que a pessoa esteja, proporciona fundamentos importantíssimos na formação do indivíduo e seguramente apresenta-se como excelente instrumento didático-pedagógico capaz de provocar grandes avanços em ambiente escolar" (CAMPBELL; DICKSON, 2000). Desde a antiguidade vários filósofos expressaram a importância da música para a educação. A observação que, "o ritmo e a harmonia penetram profundamente nos recessos da alma e lá se estabelecem, fazem surgir à graça do corpo e da mente que só pode ser encontrada em alguém educado da forma correta", foi feita por:
Sabemos que foi na Grécia antiga que a música se aproximou da educação de modo especial, segundo Brasil (1998), “era considerada como fundamental para a formação dos futuros cidadãos, ao lado da matemática e da filosofia”. Podemos assim, destacar algumas funções desta arte, como:

I. Cognitiva.
II. Memorização.
III. Educativa.
IV. Percepção estética.

É correto afirmar:
Podemos dizer que a MPB surgiu ainda no período colonial brasileiro, a partir da mistura de vários estilos. Entre os séculos XVI e XVIII, misturou-se em nossa terra, as cantigas populares, os sons de origem africana, fanfarras militares, músicas religiosas e músicas eruditas europeias. Também contribuíram, neste caldeirão musical, os:
A televisão começou a se popularizar em meados da década de 1960, influenciando na música. Nesta época, a TV Record organizou o Festival de Música Popular Brasileira. Nestes festivais foram lançados: 
A contribuição africana para a música brasileira perpassa pela com a incorporação de seus instrumentos bastante característicos, eminentemente de percussão. As sonoridades destes instrumentos foram, a partir daí, largamente utilizadas na canção popular do Brasil, constituindo então uma das chaves da nossa música. Dentre estes instrumentos estão, por exemplo:

I. Berimbau.
II. Cuíca.
III. Reco-reco.
IV. Atabaques.

É correto afirmar que:
Suas composições foram marcadas pela vitalidade e malícia, fizeram grande sucesso entre as camadas nobres da sociedade portuguesa, pois o compositor, transferido para Portugal em 1763, figurou como compositor aclamado na corte portuguesa do século XVIII. Foi, por assim dizer, o primeiro compositor brasileiro a sair do anonimato. Este foi:
A TV surgiu no Brasil em 1950. Dos meados ao final da década de 60, a TV obteve grande desenvolvimento através da canção popular brasileira, posta em evidência através dos grandes festivais da época. Nesse contexto, surgiram e foram amplamente divulgados novos talentos da MPB. Elis Regina, por exemplo, já tomava a dianteira de uma nova fase da bossa nova, inclusive ganhando o I Festival de MPB, televisionado pela extinta TV Excelsior. Mais tarde, Elis Regina comandou o programa de grande audiência da TV em sua época, O Fino da Bossa, ao lado de:
Deixou um legado no qual encontramos um dos hinos do samba paulista, Trem das Onze, em que a cor local paulistana foi retratada de maneira tanto prosaica como poética. Nesta mesma época, surgiu o conjunto paulista até hoje presente, os Demônios da Garoa, que mantém viva a chama do samba de:
Foi responsável pela até então inviável conciliação, na música brasileira, entre os conceitos de universalismo e regionalismo. Ainda mais, gerou grandes transformações na inibida cultura brasileira da época que, possuindo tradições relativamente novas, buscava caminhos pelos quais pudesse percorrer. O texto refere-se a (o):

Veja também...