IF RS - Redação Oficial - Auxiliar em Administração - 2016

Responda as 7 questões abaixo (IF RS - Redação Oficial - Auxiliar em Administração - 2016). Ao terminar, clique no botão para ver sua nota e o gabarito. Boa prova!

7 questões Redação Oficial, Auxiliar em Administração, IFRS, Fundamental

200 resolveram
52% média
Regular
4 gabaritaram
23 Ótimo
96 Bom
56 Regular
25 Péssimo
Assinale a sequência que ilustra o preenchimento CORRETO dos parênteses, de cima para baixo, com base nos tipos de documentos oficiais ou correspondências. 

1 – Atestado.
2 – Circular.
3 – Convocação.
4 – Ordem de Serviço.
5 – Portaria. 

( ) Forma de comunicação escrita para chamar alguém para uma reunião.
( ) Ato administrativo que define competências, estabelecendo normas e procedimentos, disciplina matéria não regulada em lei.
( ) Comunicação para a execução de determinada tarefa.
( ) Documento para certificar, afirmar, assegurar, demonstrar algo que interessa a outrem.
( ) Serve para transmitir avisos, ordens ou instruções contendo, geralmente, assuntos de interesse geral.
Sobre documentos oficiais, assinale a alternativa em que (todas) a(s) afirmativa(s) está(ão) CORRETA(S: 

I. A Certidão é um documento fornecido pela administração ao interessado, afirmando a existência de ato ou assentamentos constantes de processo, livro ou documentos que se encontrem nas repartições públicas.
II. O Memorando é uma comunicação interna utilizada pelas chefias ou servidores autorizados, na qual se expõe qualquer assunto referente à atividade administrativa.
III. O Requerimento é um documento pelo qual o interessado solicita ao poder público algo a que se julga com direito, ou para se defender de ato que o prejudique.
IV. O Atestado é um documento firmado por servidor em razão do cargo que ocupa, ou função que exerce, declarando um fato existente, mas que não consta em livros, papéis ou documentos em poder da Administração.
V. A Circular é uma correspondência de caráter interno da instituição, expedida simultaneamente a diversos destinatários.
Analise as afirmativas identificando com “V” as VERDADEIRAS e com “F” as FALSAS, assinalando a seguir a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo. 

( ) A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, decorrentes da ausência de impressões individuais de quem comunica, da impessoalidade de quem recebe a comunicação e do caráter impessoal do próprio assunto tratado.
( ) A clareza e a concisão são consideradas qualidades do texto oficial.
( ) A redação oficial caracteriza-se pelo culto de linguagem, isto é, use-se uma linguagem coloquial.
( ) As comunicações que partem dos órgãos públicos federais devem ser compreendidas por todo e qualquer cidadão brasileiro.
( ) No padrão culto da língua não pode haver simplicidade de expressão.
O Edital é um instrumento de comunicação utilizado pela Administração Pública. Assinale a alternativa que NÃO diz respeito a um Edital:
Analise as afirmativas identificando com “V” as VERDADEIRAS e com “F” as FALSAS assinalando a seguir a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo.

( ) Tanto o Ofício quanto o Memorando devem conter o tipo e o número do expediente, seguidos da sigla do órgão que o expede.
( ) Tanto o Ofício quanto o Memorando devem conter o local e data em que foram assinados, por extenso.
( ) Tanto o Ofício quanto o Memorando devem apresentar um assunto, ou seja, um resumo do teor do documento.
( ) O Ofício e o Memorando são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A única diferença entre eles é que o Memorando é expedido exclusivamente por Ministros de Estado.
( ) O Memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em níveis diferentes.
Assinale a alternativa cujas opções completam CORRETAMENTE as sentenças, na ordem de cima para baixo. 

A __________ ocorre quando o texto consegue transmitir um máximo de informações com um mínimo de palavras.
A ___________ é característica de um texto que possibilita a imediata compreensão pelo leitor.
A ___________ diz respeito à polidez, à civilidade no próprio enfoque dado ao assunto do qual cuida a comunicação.
O fecho das comunicações oficiais possui, além da finalidade óbvia de arrematar o texto, a de saudar o destinatário. A partir das características do fecho na comunicação oficial apresentadas no Manual de Redação da Presidência da República, analise as afirmativas identificando com “V” as VERDADEIRAS e com “F” as FALSAS, assinalando a seguir a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo. 

( ) Para o(a) Presidente(a) da República, use-se “Respeitosamente”.
( ) Excluídas as comunicações assinadas pelo Presidente da República, todas as demais comunicações oficiais devem trazer o nome e o cargo da autoridade que as expede, abaixo do local de sua assinatura.
( ) Para autoridades de hierarquia inferior, usa-se “Atenciosamente,” e para autoridades de mesma hierarquia, usa-se “Respeitosamente”.
( ) Comunicações dirigidas a autoridades estrangeiras estão devidamente disciplinadas no Manual de Redação do Ministério das Relações Exteriores.
( ) Recomenda-se não deixar a assinatura em página isolada do expediente. Transfira para essa página ao menos a última frase anterior ao fecho.

Veja também...