TCE SE - Enfermagem - Enfermeiro - 2015

Responda as 29 questões abaixo (TCE SE - Enfermagem - Enfermeiro - 2015). Ao terminar, clique no botão para ver sua nota e o gabarito. Boa prova!

29 questões Enfermagem, Enfermeiro, TCE SE, FGV, Superior

278 resolveram
38% média
Difícil
0 gabaritaram
0 Ótimo
49 Bom
209 Regular
20 Péssimo
Considerando os objetivos do Sistema Único de Saúde (SUS), dispostos na Lei nº 8.080/90, analise as afirmativas a seguir:

I – Um dos objetivos do SUS diz respeito à identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde.
II – O SUS tem como objetivo principal a execução de ações de vigilância sanitária e epidemiológica e de saúde do trabalhador.
III – Não está incluída nos objetivos do SUS a assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas.

Está correto somente o que se afirma em:
A redistribuição das responsabilidades quanto às ações e serviços de saúde entre os vários níveis de governo, a partir da ideia de que quanto mais perto do fato a decisão for tomada, mais chance haverá de acerto, está relacionada ao seguinte princípio do SUS:
A partir da Constituição Federal de 1988 várias iniciativas institucionais, legais e comunitárias foram criando as condições de viabilização do direito à saúde, dentre as quais estão as Normas Operacionais Básicas (NOB).

A principal finalidade da Norma Operacional Básica do Sistema Único de Saúde, a NOB-SUS/96, foi:
Os recursos federais destinados às ações e aos serviços de saúde são organizados e transferidos na forma de blocos de financiamento que, por sua vez, são constituídos por componentes, conforme as especificidades de suas ações e dos serviços de saúde pactuados. Com base nisso, analise as afirmativas a seguir, considerando V para a verdadeira e F para a falsa:

( ) O componente Piso da Atenção Básica Variável - PAB Variável é constituído por recursos financeiros destinados ao financiamento de estratégias realizadas no âmbito da atenção básica em saúde, tais como Saúde da Família.
( ) O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU faz parte do bloco da Atenção de Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar.
( ) O bloco de Vigilância em Saúde abrange a estruturação de serviços e organização de ações de assistência farmacêutica e de gestão do trabalho.

A sequência correta é:
Um paciente cadeirante procurou atendimento em uma unidade de saúde inaugurada há pouco tempo em seu bairro. Ao chegar à unidade, ficou surpreso com o espaço físico. Havia rampas de acesso adequadas, banheiros apropriados, portas mais largas e macas reguláveis. A situação descrita acima é um exemplo de observância da seguinte diretriz norteadora da Política Nacional de Humanização:
Conforme disposições do Programa Nacional de Segurança do Paciente, a gestão de risco diz respeito à:
A respeito da organização do SUS, analise as afirmativas a seguir, considerando V para a verdadeira e F para a falsa:

( ) As Regiões de Saúde serão referência para as transferências de recursos entre os entes federativos.
( ) Para ser instituída, a Região de Saúde deve conter, no mínimo, ações e serviços de atenção primária e vigilância em saúde.
( ) As Redes de Atenção à Saúde estarão compreendidas no âmbito de uma Região de Saúde, ou de várias delas, em consonância com diretrizes pactuadas nas Comissões Intergestores.

A sequência correta é:
A Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde faz parte das ações de Vigilância desenvolvidas pelo Ministério da Saúde. Sobre as disposições legais relacionadas ao processo de notificação, é correto afirmar que:
O Programa Nacional de Controle da Hanseníase do Ministério da Saúde desenvolve um conjunto de ações que visam orientar a prática em serviço em todas as instâncias e diferentes complexidades. Com base nas ações de atenção e controle previstas nesse programa, analise as afirmativas a seguir, considerando V para a verdadeira e F para a falsa:

( ) A atenção à pessoa com hanseníase, a suas complicações e sequelas, deve ser oferecida em toda a rede do Sistema Único de Saúde, de acordo com a necessidade de cada caso.
( ) Os casos diagnosticados devem ser notificados em até 24h, utilizando-se a ficha de notificação e investigação do Sistema de Informação de Agravos de Notificação/Investigação – Sinan.
( ) A reação hansênica tipo 2 caracteriza-se pelo aparecimento de novas lesões dermatológicas (manchas ou placas), infiltração, alterações de cor e edema nas lesões antigas.

A sequência correta é:
Uma gestante procurou o posto de saúde para tomar a vacina antitetânica. Ao consultar sua caderneta de vacinação, o profissional de saúde verificou que há 6 anos a paciente havia iniciado o esquema no qual foi aplicado apenas uma dose. Ela informou que não concluiu o esquema porque apresentou uma determinada reação após a aplicação da vacina e ficou receosa de tomar as doses seguintes. O profissional de saúde explicou que, diante desse relato, não poderia aplicar a vacina, e pediu que ela procurasse sua obstetra.
A reação adversa que contraindica a administração de doses subsequentes da vacina antitetânica é:
Uma paciente de 35 anos, no pós-operatório imediato de câncer de mama, mantém uma saturação de oxigênio (SpO2) de 97% e pressão parcial de oxigênio arterial (PaO2) de 90 mmHg. Com base nos valores de referência para esses parâmetros, a paciente apresenta:
De acordo com a Estratégia de Saúde da Família, uma equipe de saúde da família deve ser responsável por uma média de:
Durante a avaliação de um paciente em estado crítico, vítima de AVC, o enfermeiro observou a ocorrência de respiração de Biot (atáxica). Isso significa que o paciente apresentava:
Com base nos cuidados gerais dispensados ao paciente com monitorização da Pressão Arterial Invasiva (PAI), analise as afirmativas a seguir:

I – A realização da manobra de Allen possibilita comparar a amplitude de pulso e a dominância ou oclusão das artérias radial e ulnar.
II – É necessário realizar o “teste de lavagem” sempre que for observada curva não fidedigna.
III – O esvaziamento da solução salina no interior da bolsa pressórica é importante para manter a curva normal e direcionar a terapêutica adequada.

Está correto somente o que se afirma em:
Ao realizar um cateterismo vesical de demora em um paciente adulto, o enfermeiro inflou o balão que fica na extremidade da sonda com cerca de 20 ml de soro fisiológico ou água destilada.
Esse procedimento é realizado com o objetivo de:
Durante a realização de um eletrocardiograma, ao analisar o traçado, o enfermeiro suspeitou da inversão dos eletrodos da derivação DI.

Nesse caso, as alterações no traçado se dão pela troca entre o:
Em uma manobra de ressuscitação cardiopulmonar, recomenda- se que o profissional de saúde mantenha uma frequência mínima de:
Ao socorrer uma criança de 2 anos vítima de parada cardiorrespiratória, o socorrista (atuando sozinho) deve iniciar a RCP com:
No atendimento a um paciente internado na clínica médica com um quadro de DPOC, o enfermeiro diagnosticou padrão respiratório ineficaz. Para chegar a esse diagnóstico de enfermagem, o profissional se baseou, entre outras coisas, na seguinte característica definidora:
Durante o exame físico de um recém-nascido, o enfermeiro constatou o abaulamento da fontanela bregmática.

Esse achado sugere:
Ao assumir uma nova equipe, a enfermeira do setor deu algumas orientações voltadas para a prevenção de infecção da corrente sanguínea, dentre as quais estava a periodicidade recomendada para troca de equipos e cateteres periféricos. Ela listou os tipos de equipos e cateteres usados na unidade e pediu para que a equipe indicasse o prazo adequado para a troca. Considerando as recomendações da ANVISA, usadas como base pela enfermeira, estabeleça a relação correta entre o tipo de equipo e/ou cateter e a periodicidade da troca:

(1) Equipo de infusão contínua
(2) Cateter de teflon
(3) Nutrição parenteral
(4) Cateter de poliuretano

( ) 96 horas
( ) 24 horas
( ) 72 horas
( ) 72 - 96 horas

A sequência correta é:
As máscaras com filtro (n95, PFF2, entre outros) são de uso exclusivo do profissional da saúde para precaução de doenças transmitidas por aerossóis. A doença a seguir que requer esse tipo de proteção é:
Os agentes biológicos são distribuídos em classes de risco com base em alguns fatores específicos. Um agente que apresenta risco elevado à saúde individual e da coletividade e para o qual não existe, atualmente, profilaxia ou tratamento eficaz pertence à classe de risco:
Na avaliação do nível de dor (escala Behavioral Pain Scale – BPS) de um paciente sedado e em ventilação mecânica, internado na unidade de terapia intensiva, o enfermeiro chegou a um total de 8 pontos. Os achados cuja soma corresponde a esse escore são:
Com base nos requisitos de boas práticas para o processamento de produtos para saúde, analise as afirmativas a seguir:

I - Os produtos para saúde classificados como semicríticos devem ser submetidos, no mínimo, ao processo de desinfecção de alto nível, após a limpeza.
II - O monitoramento do processo de esterilização com indicadores físicos deve ser registrado uma vez ao dia, de preferência, no primeiro ciclo de esterilização.
III - No monitoramento do processo de esterilização dos produtos para saúde implantáveis, deve ser adicionado um indicador biológico a cada carga.

Está correto somente o que se afirma em:
Após a realização de um exame de cintilografia, o técnico de enfermagem procedeu ao descarte do material perfurocortante usado na administração de radionuclídeos.

Com base nas normas de gerenciamento de resíduos de saúde, é correto afirmar que esse material deve ser:
Ao ser intimado como testemunha em um processo judicial para falar de fato sigiloso de que teve conhecimento em razão de sua atividade profissional, o enfermeiro compareceu e declarou seu impedimento de revelar o segredo. Agindo dessa forma o profissional:
Um profissional de enfermagem foi suspenso pelo Conselho Regional de Enfermagem. Isso significa que ele poderá ser impedido de exercer suas funções por um período máximo de:
A unidade de assistência semi-intensiva de um hospital geral foi ampliada e o enfermeiro responsável precisa redimensionar a equipe de enfermagem.

Sendo assim, de acordo com os parâmetros recomendados, ele deve fazer a distribuição dos profissionais com base na seguinte proporção: