FUNASE - Psicologia - Psicólogo - 2013

Responda as 25 questões do simulado abaixo (FUNASE - Psicologia - Psicólogo - 2013). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

25 questões Psicologia, Psicólogo, FUNASE, UPENET, Ensino Superior

247 resolveram
50% acertos
Difícil
0 gabaritaram
3 ótimo
126 bom
109 regular
9 péssimo

1Questão 40574. Psicologia, Psicólogo, FUNASE, UPENET, Ensino Superior, 2013

Considerando a organização psicológica do adolescente, assinale a alternativa INCORRETA.

2Questão 40575. Psicologia, Psicólogo, FUNASE, UPENET, Ensino Superior, 2013

Um psicólogo, solicitado a avaliar se determinado adolescente foi violentado sexualmente e se o violentador é o pai, após criar uma boa interação (rapport) com o adolescente, formulou, inadequadamente, a seguinte locução: Quando seu pai abusou de você, pegando nos seus genitais, você tinha 5 anos. Como se sentiu nessa situação? Dizemos que a locução é inadequada, porque

3Questão 40576. Psicologia, Psicólogo, FUNASE, UPENET, Ensino Superior, 2013

Entre os adolescentes vitimizados pela violência, o Transtorno de Estresse Pós-Traumático é uma das psicopatologias mais comuns (Koller, 2008, DSM-IV-R). Sobre isso, assinale a alternativa cujo sintoma está incorretamente relacionado à avaliação diagnóstica desse tipo de transtorno psíquico.

4Questão 40577. Psicologia, Psicólogo, FUNASE, UPENET, Ensino Superior, 2013

Na avaliação psicológica do adolescente, um dos testes comumente utilizado é o Rorcharch. Considerando seus fundamentos teóricos, especificamente aqueles sobre o modo de apreensão das manchas e o tipo de determinante utilizado para caracterizá-lo, analise as seguintes afirmações:

I. As respostas com percepção global do estímulo (G) são representativas da busca de unidade e do controle sobre a realidade exterior.
II. O recurso ao determinante da forma (F) é indicativo do esforço de organização emocional e da ampliação da imaginação criadora.
III. O uso de determinantes cinestésicos (K) dimensiona a imaginação criadora, a maturidade e a organização da vida interior.

É CORRETO o que se afirma em

5Questão 40578. Psicologia, Psicólogo, FUNASE, UPENET, Ensino Superior, 2013

Sobre os direitos humanos, assinale a alternativa que contém uma de suas características fundamentais.

6Questão 40579. Psicologia, Psicólogo, FUNASE, UPENET, Ensino Superior, 2013

No Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o §4, do Título II, Capítulo I, versa sobre a responsabilidade do poder público em proporcionar assistência psicológica à gestante e à mãe. Analisando o referido inciso, segundo os fundamentos teóricos da psicologia sobre a maternidade, analise as seguintes afirmações:

I. Propõe um modelo de assistência à saúde, que não se restringe ao modelo biomédico, ou seja, possibilita um modelo biopsicossocial.
II. Inibe a ação preventiva do psicólogo diante de transtornos associados ao pré e pós-natal os quais têm um caráter eminentemente psiquiátrico, como, por exemplo, a depressão pós-parto.
III. Inclui, numa abordagem multifatorial da gestação e da maternidade, a possibilidade de assistência ao pai e à família como objetos de atenção psicológica.
IV. É restritivo, pois o conceito de mãe, seja no pré ou pós-parto, exclui, legalmente, as mulheres adultas ou adolescentes, que tenham interesse em entregar os filhos para adoção.

Está CORRETO, apenas, o que se afirma em

7Questão 40580. Psicologia, Psicólogo, FUNASE, UPENET, Ensino Superior, 2013

Numa determinada escola, em relação ao alunado adolescente, observou-se a seguinte situação: a) proibição, nas aulas de religião, da discussão e reflexão sobre os cultos afros, havendo, inclusive, atitudes punitivas para quem expressasse sua opinião sobre o tem; b) ocorrência de bulling, não havendo qualquer tipo de auxílio ou orientação por parte de professores, psicólogos ou da direção ao aluno e familiares e c) restrição, para determinados alunos, sem motivo pertinente, de ir, vir e estar em certos espaços recreativos da escola. Assinale a alternativa que, segundo os itens sublinhados, identifica, CORRETA e completamente, o conjunto dos direitos fundamentais privados ao adolescente

8Questão 40581. Psicologia, Psicólogo, FUNASE, UPENET, Ensino Superior, 2013

Assinale a alternativa cuja atividade está INCORRETAMENTE relacionada àquelas desenvolvidas pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPs).

9Questão 40582. Psicologia, Psicólogo, FUNASE, UPENET, Ensino Superior, 2013

Sobre o Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPs-i), analise as afirmativas abaixo:

I. É um serviço de atenção diária, destinado ao atendimento de crianças e adolescentes graves comprometimentos psíquicos, tais como o autismo, as psicoses e as neuroses graves.
II. Fornece atenção diária e precoce, pois essa modalidade de intervenção permite o estabelecimento e a efetivação da remissão da maioria dos casos de transtornos (70%).
III. Deve estabelecer as parcerias necessárias com a rede de saúde, educação e assistência social, vinculadas ao cuidado da população infanto-juvenil.

Está INCORRETO, apenas, o que se afirma em

10Questão 40583. Psicologia, Psicólogo, FUNASE, UPENET, Ensino Superior, 2013

Ainda sobre o CAPS-i, no que se refere aos fatores que favorecem a eficácia do atendimento ao adolescente, como também à criança, assinale a alternativa INCORRETA.

11Questão 40584. Psicologia, Psicólogo, FUNASE, UPENET, Ensino Superior, 2013

Entre os direitos fundamentais da criança e do adolescente, tal qual exposto no ECA, tem-se o de convivência familiar. Assim, em função desse direito, e considerando, no âmbito da psicologia, o conceito de família, assinale a alternativa INCORRETA.

12Questão 40585. Psicologia, Psicólogo, FUNASE, UPENET, Ensino Superior, 2013

O Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE) salienta a necessidade de se ampliar o conceito de família para aquele grupo ou pessoas com as quais os adolescentes possuam vínculos afetivos, respeitando-se os diferentes arranjos familiares (p.74). Assim, para um determinado adolescente, cuja convivência familiar compreende o relacionamento com a mãe, que fez a opção de manter-se solteira, e uma irmã adotiva, o arranjo é conceitualmente denominado de

13Questão 40586. Psicologia, Psicólogo, FUNASE, UPENET, Ensino Superior, 2013

Considere a seguinte afirmação: Constata-se que 12,7% dos adolescentes em conflito com a Lei vieram de famílias que não possuíam nenhuma renda mensal – o que configura miséria. E também que 66% originam-se de famílias com renda mensal de até dois salários mínimos (Lamora, 2008). Analisando esse dado, a partir da função socializante da família e segundo o caráter multifatorial do ato infracional cometido pelo adolescente, analise as afirmações abaixo:

I. A condição de miserabilidade financeira é o fator determinante do conflito do adolescente com a Lei, assim, para toda família em condição de miséria, ou de baixa renda, temos o adolescente que efetiva um ato infracional, do mais simples ao mais complexo (dano ao patrimônio/homicídio).
II. A condição financeira não determina o conflito do adolescente com a Lei. Essa é uma visão restritiva e limitada de caráter econômico, a qual obscurece a verdadeira causa, ou seja, a fragilidade ou inexistência dos vínculos afetivos, especialmente pais/filhos, no âmbito do convívio familiar.
III. Considerando o amplo papel socializante da família, e a necessidade do arranjo nuclear para tal, enquanto aquele socialmente eficaz, diz-se que tanto a condição de pobreza da família como os vínculos afetivos entre seus membros são fatores determinantes do ato infracional adolescente. Um e outro são os fatores causais do conflito do adolescente com a Lei

Está INCORRETO o que se afirma em

14Questão 40587. Psicologia, Psicólogo, FUNASE, UPENET, Ensino Superior, 2013

Entre as medidas sócio-educativas, possíveis de serem aplicadas a João, especialmente se tiver cometido um ato violento e homicida, é a internação, a qual é privativa de liberdade. Em relação ao período de duração de sua aplicação, é CORRETO afirmar que compreenderá

15Questão 40588. Psicologia, Psicólogo, FUNASE, UPENET, Ensino Superior, 2013

Ainda considerando a suposta internação de João, assinale a alternativa CORRETA.

16Questão 40589. Psicologia, Psicólogo, FUNASE, UPENET, Ensino Superior, 2013

Considerando a perspectiva teórico-filosófica que orienta a elaboração e aplicação das medidas socioeducativas presentes no ECA, assinale a alternativa INCORRETA sobre essas medidas.

17Questão 40590. Psicologia, Psicólogo, FUNASE, UPENET, Ensino Superior, 2013

Supondo a veiculação entre a violência sexual e física contra o adolescente, realizada pelo pai e/ou mãe, com os fatores determinantes do ato infracional adolescente, analise as afirmações i e ii e a relação restritiva (contudo) estabelecida entre ambas: (i) a exposição à violência doméstica constitui-se num alto risco para que os adolescentes venham a realizar atos infracionais, contudo (ii) as vivências de experiências positivas subsequentes podem inibir a realização desses atos por tais adolescentes (Baseado em Sílvia e Rossetti-Ferreira, 2002). Sobre isso, assinale a alternativa CORRETA.

18Questão 40591. Psicologia, Psicólogo, FUNASE, UPENET, Ensino Superior, 2013

Observe o seguinte depoimento de CN: Apanhei, e muito, quando criança. Meu pai mandava escolher a fivela, e a festa começava: dançava um tempo grande. Não adiantava reclamar: ele era o rei. Hoje, com minha turma, quando saio do jogo, batemos muito nos outros, são eles que dançam. Num tem fivela, mas tem soqueira, pau e pedra. Já fui detido. Recebi advertência. Mas, e daí? Nós mandamos. O comportamento violento de CN, considerando sua relação com o pai, mostra uma

19Questão 40592. Psicologia, Psicólogo, FUNASE, UPENET, Ensino Superior, 2013

O ato infracional do adolescente, enquanto ato violento, pode associar-se ao processo de exclusão, ou seja, ser uma consequência dela. Assim, sobre a exclusão, é INCORRETO afirmar que

20Questão 40593. Psicologia, Psicólogo, FUNASE, UPENET, Ensino Superior, 2013

Na atualidade, observa-se a disseminação do uso do crack entre adolescentes e, também, entre adultos. Sobre essa droga, é INCORRETO afirmar que

21Questão 40594. Psicologia, Psicólogo, FUNASE, UPENET, Ensino Superior, 2013

Na utilização do álcool, substância muito usada entre adolescentes, para que se configure o diagnóstico de intoxicação alcoólica, é necessária a observância de alguns sintomas clínicos (DSM-IV). Assinale a alternativa cujo sintoma está INCORRETAMENTE relacionado ao critério de diagnóstico.

22Questão 40595. Psicologia, Psicólogo, FUNASE, UPENET, Ensino Superior, 2013

Considerando o ECA, assinale a alternativa INCORRETAMENTE relacionada às medidas de proteção.

23Questão 40596. Psicologia, Psicólogo, FUNASE, UPENET, Ensino Superior, 2013

Apesar de alguns adolescentes estarem submetidos a uma condição de grande vulnerabilidade, não realizam atos infratores, ou seja, conseguem ser resilientes, e, assim, evitar o conflito com a lei, embora tenham uma condição de sofrimento. Sobre isso, analise os itens abaixo:

I. Fatores individuais: genética, idade, fase do desenvolvimento, sexo, experiência de vida e histórico de vida.
II. Fatores contextuais: suporte social, classe social, cultura e ambiente.
III. Fatores relacionados à quantidade e qualidade do evento de vida: desejabilidade, magnitude, duração no tempo e efeitos de longo prazo.

Assinale a alternativa que identifica os fatores CORRETAMENTE relacionados à resiliência.

24Questão 40597. Psicologia, Psicólogo, FUNASE, UPENET, Ensino Superior, 2013

Sobre as obrigações das entidades que desenvolvem programas de internação, tal qual previstas no ECA, assinale a alternativa INCORRETA.

25Questão 40598. Psicologia, Psicólogo, FUNASE, UPENET, Ensino Superior, 2013

Sobre as medidas aplicáveis a entidades governamentais de atendimento à criança e ao adolescente que descumpram as obrigações previstas no ECA, particularmente para as entidades que desenvolvem programas de internação, assinale a alternativa INCORRETA.