Simulado: Prefeitura de Patos PB - Pedagogia - Professor de Matemática - 2010

21 questões | Pedagogia, Professor de Matemática, Prefeitura de Patos PB, Ensino Superior

Responda as 21 questões do simulado abaixo (Prefeitura de Patos PB - Pedagogia - Professor de Matemática - 2010). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

232 resolveram
45% acertos
Difícil
1 gabaritaram
5 ótimo
86 bom
116 regular
25 péssimo
Dados estatísticos de usuários que resolveram este simulado.

1 Questão 40719 | Pedagogia, Professor de Matemática, Prefeitura de Patos PB, Ensino Superior, 2010

A didática crítica considera a realidade e a necessidade de sua articulação com a prática social global, enquanto pressuposto e finalidade dos processos de ensino e de educação. Considerando essa formulação é correto afirmar, EXCETO, que:

2 Questão 40720 | Pedagogia, Professor de Matemática, Prefeitura de Patos PB, Ensino Superior, 2010

Numa perspectiva progressista, é coerente afirmar que a didática tem como compromissos:

3 Questão 40721 | Pedagogia, Professor de Matemática, Prefeitura de Patos PB, Ensino Superior, 2010

A democratização da escola significa, essencialmente:

4 Questão 40722 | Pedagogia, Professor de Matemática, Prefeitura de Patos PB, Ensino Superior, 2010

Numa perspectiva critica, a estratégia de ensino-aprendizagem possibilita, EXCETO:

5 Questão 40723 | Pedagogia, Professor de Matemática, Prefeitura de Patos PB, Ensino Superior, 2010

Identifique um dos princípios metodológicos da pedagogia de projetos

6 Questão 40724 | Pedagogia, Professor de Matemática, Prefeitura de Patos PB, Ensino Superior, 2010

Ao selecionar os conteúdos de ensino, o professor deve

7 Questão 40725 | Pedagogia, Professor de Matemática, Prefeitura de Patos PB, Ensino Superior, 2010

Para trabalhar conteúdos acerca do aluno e do contexto social mais amplo, é coerente afirmar que o professor deve se preocupar com o (a):

8 Questão 40726 | Pedagogia, Professor de Matemática, Prefeitura de Patos PB, Ensino Superior, 2010

Indique o método que parte do princípio de que o aluno é um tábula rasa que precisa ser preenchida com experiências sucessivas.

9 Questão 40727 | Pedagogia, Professor de Matemática, Prefeitura de Patos PB, Ensino Superior, 2010

Identifique a metodologia segundo a qual o grande trabalho do professor se concentra na apresentação, a mais clara e precisa possível, do objeto de estudo, procurando trazer para os alunos os elementos mais importantes para a compreensão desse objeto, recuperando o conhecimento acumulado pela humanidade.

10 Questão 40728 | Pedagogia, Professor de Matemática, Prefeitura de Patos PB, Ensino Superior, 2010

A pedagogia sociocultural é aquela que estabelece a relação objetivo-conteúdo-método, estabelecendo

11 Questão 40729 | Pedagogia, Professor de Matemática, Prefeitura de Patos PB, Ensino Superior, 2010

O ensino problematizador implica em

12 Questão 40730 | Pedagogia, Professor de Matemática, Prefeitura de Patos PB, Ensino Superior, 2010

Acerca de métodos e técnicas de ensino, é coerente afirmar, EXCETO, que:

13 Questão 40731 | Pedagogia, Professor de Matemática, Prefeitura de Patos PB, Ensino Superior, 2010

A organização didática da aula, como ação colaborativa, pressupõe:

14 Questão 40732 | Pedagogia, Professor de Matemática, Prefeitura de Patos PB, Ensino Superior, 2010

Qualifique o paradigma que concebe a avaliação como oportunidade de ação-reflexão, formando seres críticos e participativos.

15 Questão 40733 | Pedagogia, Professor de Matemática, Prefeitura de Patos PB, Ensino Superior, 2010

O papel da avaliação decorre das próprias metas estabelecidas para uma proposta educativa. Assim a avaliação se destina a

16 Questão 40734 | Pedagogia, Professor de Matemática, Prefeitura de Patos PB, Ensino Superior, 2010

Dentre os objetivos gerais para o Ensino Fundamental que constam nos PCN de Matemática, encontram-se os seguintes itens, EXCETO

17 Questão 40735 | Pedagogia, Professor de Matemática, Prefeitura de Patos PB, Ensino Superior, 2010

Os critérios de avaliação do terceiro ciclo do Ensino Fundamental explicitam as expectativas de aprendizagem, considerando objetivos e conteúdos propostos para a Matemática neste ciclo, e apontam as experiências educativas a que os alunos devem ter acesso e que são consideradas essenciais para o seu desenvolvimento e socialização. Qual dos itens abaixo não é um desses critérios, de acordo com os PCN?

18 Questão 40736 | Pedagogia, Professor de Matemática, Prefeitura de Patos PB, Ensino Superior, 2010

De acordo com os PCN de Matemática para os anos finais do Ensino Fundamental, a resolução de problemas, como eixo organizador do processo de ensino e aprendizagem de Matemática, pode ser resumida em alguns princípios, dentre os quais encontra-se

19 Questão 40737 | Pedagogia, Professor de Matemática, Prefeitura de Patos PB, Ensino Superior, 2010

Segundo o Artigo 18 da lei 9.394 (Lei de Diretrizes e Bases), qual(is) dos itens abaixo é compreendido pelos sistemas municipais de ensino?

I – as instituições do ensino fundamental, médio e de educação infantil mantidas pelo Poder Público municipal;
II – as instituições de educação infantil criadas e mantidas pela iniciativa privada;
III – os órgãos municipais de educação.

Assinale a alternativa correta:

20 Questão 40738 | Pedagogia, Professor de Matemática, Prefeitura de Patos PB, Ensino Superior, 2010

De acordo com a Lei 9.394, Artigo 20, as instituições privadas de ensino se enquadram nas categorias abaixo, EXCETO

21 Questão 40739 | Pedagogia, Professor de Matemática, Prefeitura de Patos PB, Ensino Superior, 2010

Dentre as alternativas abaixo, qual NÃO corresponde a uma das diretrizes que devem ser observadas pelos conteúdos curriculares da educação básica, levando em consideração o artigo 27 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional?

Deixe seu comentário (0)

Seja o primeiro a comentar!