ODAC - Ciência Política - Agente Administrativo e Supervisor Recenseador - 2016

Responda as 9 questões abaixo (ODAC - Ciência Política - Agente Administrativo e Supervisor Recenseador - 2016). Ao terminar, clique no botão para ver sua nota e o gabarito. Boa prova!

9 questões Conhecimentos Gerais, Ciência Política, Agente Administrativo e Supervisor Recenseador, ODAC, VUNESP, Médio

111 resolveram
52% média
Regular
0 gabaritaram
5 Ótimo
59 Bom
42 Regular
5 Péssimo
A célula terrorista que atacou o aeroporto e o metrô de Bruxelas, em 22 de março, pretendia realizar o atentado no domingo de Páscoa, cinco dias depois do que acabou acontecendo. Segundo a imprensa belga, o ataque acabou sendo antecipado em virtude da prisão do terrorista Salah Abdeslam.

                           (O Estado de S.Paulo. http://goo.gl/Tze8VP, 07.04.2016. Adaptado)

Esse ataque foi
Leia os trechos de notícias.

I. O terremoto de magnitude 7,3 que sacudiu o sudoeste do país na madrugada de 16.04 (horário local) deixou pelo menos 25 mortos e mil feridos, em uma região onde um dia antes outro potente tremor matou nove pessoas.
                                                    (G1. http://goo.gl/6XeUsS, 16.04.2016. Adaptado)

II. O país foi atingido por um novo tremor na noite desta sexta-feira (22.04). No último sábado (16.04), um terremoto de magnitude 7,8, o pior em quase sete décadas, deixou 602 mortos, 12 492 feridos e 130 desaparecidos.
                                                     (G1. http://goo.gl/uX6E4d, 22.04.2016. Adaptado)

Os países mencionados nas notícias são, respectivamente,
O desabamento (…) no Rio de Janeiro faz a imprensa internacional colocar em dúvida a capacidade da cidade para ser sede das Olimpíadas de 2016, marcadas para agosto.

O The Guardian, da Inglaterra, é um dos mais duros. Logo no primeiro parágrafo da matéria, o jornal afirma que o acidente “causa danos à credibilidade da cidade para receber o evento”.


                                                (UOL. http://goo.gl/WiZQPr, 21.04. 2016. Adaptado)

Esse acidente foi o desabamento
Dois dias depois do início dos cortes de energia diários na Venezuela, uma onda de saques atingiu, na madrugada desta quarta-feira (27.04), as duas maiores regiões metropolitanas do país.

As tentativas de roubo a lojas ocorreram no mesmo dia em que a oposição ao presidente Nicolás Maduro começou a primeira etapa da coleta de assinaturas.


                            (Folha de S.Paulo. http://goo.gl/GWucAh, 27.04.2016. Adaptado)

Essa coleta de assinaturas tem como objetivo
Em meio à ocupação de escolas técnicas, alunos de colégios estaduais de São Paulo invadiram o plenário da Assembleia Legislativa de São Paulo no final da tarde desta terça-feira (03.05). A sessão que acontecia no momento foi interrompida e o prédio foi cercado por policiais militares.

                                  (Folha de S.Paulo. http://goo.gl/s0KAzp, 03.05.2016. Adaptado)

Essas ações estão relacionadas
O glamour e o luxo da Chanel chegarão nesta terça-feira (03.05) ao país, no primeiro desfile realizado pela grife francesa na América Latina. A expectativa em torno do desfile causa frisson, mas o evento não é exatamente uma surpresa em um ano de acontecimentos sem precedentes no país – a visita do presidente Barack Obama, o show histórico dos Rolling Stones e as filmagens do blockbuster de Hollywood “Velozes e Furiosos”.

                               (Folha de S.Paulo. http://goo.gl/WR1fAi, 03.05.2016. Adaptado)

O país ao qual a notícia se refere é
A agência de classificação de risco Fitch voltou a rebaixar a nota de crédito do Brasil, nesta quinta-feira (05.05). Foi o segundo rebaixamento da nota pela agência em seis meses. Com a decisão, a nota do Brasil pela Fitch se iguala à dada pelas outras duas grandes agências de classificação de risco, Moody’s e Standard and Poor’s: dois degraus abaixo do grau de investimento.

                                                    (G1. http://goo.gl/HqpW06, 05.05.2016. Adaptado)

Essa nova redução da nota de crédito foi justificada pela
Depois de diversas críticas, o presidente em exercício Michel Temer decidiu voltar atrás e manter o Ministério da Cultura. O ministro da pasta será Marcelo Calero que, na quarta-feira, 18.05, foi anunciado como secretário nacional da Cultura.

                           (O Estado de S.Paulo. http://goo.gl/6dHoAe, 21.05.2016. Adaptado)

Na proposta inicial do governo interino, esse ministério seria uma secretaria subordinada ao Ministério
Nenhum outro artista nacional do mesmo top exibiu carreira tão longeva e com tamanha diversidade sonora. Com seu vozeirão e estilo extravagante, entoou vários estilos musicais. Soube, como ninguém, se renovar a cada etapa da carreira, tornando-se um artista cultuado.

                                                  (Época. http://goo.gl/TgouZa, 16.05.2016. Adaptado)

A notícia refere-se ao artista, falecido em maio de 2016,