Simulado SEMED MA - Administração Geral - Agente Administrativo - 2008

Simulado para Agente Administrativo - SEMED MA com 8 Questões de Administração. Prova com Exercícios de Ensino Médio da Banca SOUSÂNDRADE com Gabarito.

  • 105 Resolveram
  • 55% Acertos
  • 5 Gabaritaram
  • barra ótimo 12 Ótimo
  • barra qtd_bom 65 Bom
  • barra ruim21 Regular
  • barra péssimo7 Ruim

Para corrigir este simulado é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!

  • 1 - Questão 40861.   Administração - Nível Médio - Agente Administrativo - SEMED MA - SOUSÂNDRADE - 2008
  • Considerando as ações associadas à organização, avalie os enunciados a seguir e, ao final, marque a opção VERDADEIRA.

    I. A divisão do trabalho, alicerce da organização, consiste em relacionar, na ordem lógica em que devem ser implementadas, as tarefas globais que precisam ser desempenhadas para alcançar os objetivos institucionais.
    II. A divisão do trabalho conduz ao aumento da produtividade, pois leva à generalização, ou seja, os trabalhadores serão mais produtivos à medida que estiverem capacitados para atuar em todas as etapas do processo produtivo.
    III. A departamentalização corresponde ao agrupamento de tarefas segundo um critério determinado, criando unidades específicas e definindo o desenho organizacional mais adequado ao alcance dos objetivos institucionais.
    IV. O estabelecimento da cadeia de comando em uma instituição, por meio da qual se estabelecem as relações de subordinação entre os vários setores organizacionais, deve estar baseado no princípio da hierarquia.
  • 2 - Questão 40862.   Administração - Nível Médio - Agente Administrativo - SEMED MA - SOUSÂNDRADE - 2008
  • Em relação aos conceitos associados ao planejamento estratégico, classifique em certas (C) ou erradas (E) as assertivas a seguir, marcando abaixo a opção que corresponde à seqüência CORRETA.

    ( ) A missão é uma declaração sobre o que a organização é; deve corresponder à razão de ser da organização, explicitando o porquê de sua existência.
    ( ) A visão define o que a organização pretende ser no futuro. Ela incorpora as ambições da organização e descreve o estado futuro que pretende atingir.
    ( ) No contexto do planejamento estratégico, o enunciado a seguir representa claramente um exemplo de visão de futuro: “Atuar de forma segura e rentável, com responsabilidade social e ambiental, nos mercados nacional e internacional, fornecendo produtos e serviços adequados às necessidades dos clientes e contribuindo para o desenvolvimento do Brasil e dos países onde atua.”(Petrobras).
    ( ) São características do planejamento estratégico: ser realizado no nível institucional, utilizar horizonte de longo prazo e abranger toda a organização.
    ( ) Políticas institucionais são orientações utilizadas no processo de tomada de decisão; devem refletir os objetivos organizacionais e orientar os gerentes em direção a esses objetivos.
  • 3 - Questão 40863.   Administração - Nível Médio - Agente Administrativo - SEMED MA - SOUSÂNDRADE - 2008
  • Comunicação é um processo de mútua influência, caracterizado pela circulação de informações, idéias e emoções entre emissor e receptor, que se utilizam de códigos compartilhados.

    Partindo do conceito de comunicação sugerido acima, marque a alternativa CORRETA.
  • 4 - Questão 40864.   Administração - Nível Médio - Agente Administrativo - SEMED MA - SOUSÂNDRADE - 2008
  • Partindo dos seus conhecimentos sobre liderança avalie as afirmativas a seguir:

    ( 1 ) Segundo a teoria dos traços, o líder já nasce com características físicas, intelectuais e sociais para exercer influência sobre outras pessoas. O fato de já nascer com essas características é que define se determinada pessoa será líder ou liderado.
    ( 3 ) A teoria dos estilos, fundada no estudo do comportamento dos líderes, identifica três estilos básicos de liderança: democrático, autocrático e liberal.
    ( 5 ) O estilo liberal corresponde ao líder centralizador, que toma decisões sozinho e não aceita questionamentos de seus liderados.
    ( 7 ) O fenômeno da liderança, sob a ótica da teoria dos traços, está baseado na observação de três aspectos de relevância: o comportamento do líder, a situação dos liderados e o contexto situacional em que ocorre a liderança.
    ( 9 ) Segundo a teoria da liderança situacional, o fato que determina no que deve concentrar sua atuação - se na tarefa, no relacionamento ou em ambos - é o nível de preparo e de maturidade.

    Marque a opção que contém somente números relacionados a afirmativas CORRETAS.
  • 5 - Questão 40865.   Administração - Nível Médio - Agente Administrativo - SEMED MA - SOUSÂNDRADE - 2008
  • A Administração Científica teve início no começo do século XX, em decorrência das idéias apresentadas pelo engenheiro americano Frederick Winslow Taylor, as quais revolucionaram o pensamento administrativo no mundo industrial da época.

    Taylor iniciou sua vida profissional como operário, passando a chefe de turma, chefe de oficina e engenheiro. Assim, pôde constatar que o modo como os operários da época executavam suas tarefas tinha por base o que observavam do trabalho dos seus companheiros mais antigos, fato que conduzia a diferentes maneiras e métodos para a execução de uma mesma tarefa. Preocupado com isso, Taylor se debruçou em estudos científicos sobre o assunto em busca de um meio mais eficaz e adequado para realização do trabalho. Esses estudos levaram à introdução de um conceito até hoje vigente denominado:
  • 6 - Questão 40866.   Administração - Nível Médio - Agente Administrativo - SEMED MA - SOUSÂNDRADE - 2008
  • Numere a segunda coluna de acordo com a primeira, associando os requisitos necessários ao bom funcionamento de uma equipe ao significado que cada um deles assume para a manutenção e desenvolvimento do grupo. Após numerar a segunda coluna, marque a opção que apresenta a seqüência CORRETA.

    1ª Coluna - Requisitos

    ( 1 ) Comunicação aberta
    ( 2 ) Aceitação das diferenças individuais
    ( 3 ) Disposição para aprender e compartilhar
    ( 4 ) Postura ética
    ( 5 ) Flexibilidade

    2ª Coluna – Significados

    ( ) A riqueza das equipes está centrada na diversidade dos traços individuais e valores de seus integrantes. As diferenças devem servir para ampliar as habilidades e competências coletivas da equipe.
    ( ) É recomendável incentivar a troca de papéis e até mesmo a alternância dos postos de comando dentro da equipe, a fim de dar oportunidade a todos e aproveitar ao máximo as qualidades pessoais de cada um.
    ( ) O desenvolvimento profissional deve ser compreendido como um processo coletivo; os conhecimentos e habilidades pessoais devem ser compartilhados para engrandecimento da capacidade de trabalho da equipe.
    ( ) Deve prevalecer a liberdade de expressão e o livre acesso às informações, a fim de que todos se sintam responsáveis e tenham condições de propor melhorias ao trabalho.
    ( ) As relações entre as pessoas devem se fundar nos compromissos assumidos, na lealdade, na confiança e no respeito mútuo, sob pena de se ver ameaçada a coesão da equipe.
  • 7 - Questão 40867.   Administração - Nível Médio - Agente Administrativo - SEMED MA - SOUSÂNDRADE - 2008
  • Dentre as funções do administrador, a que trata da necessidade de verificação constante do trabalho executado, com o propósito de aferir se está de acordo com as normas e os planos previstos pela administração, recebe a denominação de:
  • 8 - Questão 40868.   Administração - Nível Médio - Agente Administrativo - SEMED MA - SOUSÂNDRADE - 2008
  • As Teorias Administrativas revelam que nas organizações, sejam elas privadas ou públicas, em geral, encontramos três níveis organizacionais: o estratégico; o intermediário e o operacional. Assinale, dentre as opções a seguir, aquela que se relaciona com o nível operacional.

Comentar Simulado

Para comentar este simulado é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!