Simulado EMBASA - Segurança e Saúde no Trabalho - Enfermeiro do Trabalho - 2015

Simulado para Enfermeiro do Trabalho - EMBASA com 13 Questões de Segurança e Saúde no Trabalho. Prova com Exercícios de Ensino Superior da Banca IBFC com Gabarito.

  • 64 Resolveram
  • 56% Acertos
  • 0 Gabaritaram
  • barra ótimo 6 Ótimo
  • barra qtd_bom 31 Bom
  • barra ruim26 Regular
  • barra péssimo1 Ruim

Para corrigir este simulado é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!

  • 3 - Q41920.   Segurança e Saúde no Trabalho - Nível Superior - Enfermeiro do Trabalho - EMBASA - IBFC - 2015
  • Na Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) são registrados os acidentes e as doenças profissionais. Além do acidentado, sobre os locais de encaminhamento da CAT após sua emissão, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequencia correta de cima para baixo. 

    ( ) Ao empregador. 
    ( ) Ao Sindicato da categoria correspondente.
    ( ) Ao Sistema Único de Saúde. 
    ( ) À Previdência Social. 
    ( ) Ao Ministério do Trabalho.
  • 5 - Q41922.   Segurança e Saúde no Trabalho - Nível Superior - Enfermeiro do Trabalho - EMBASA - IBFC - 2015
  • A presença de agentes químicos agressivos no ambiente de trabalho pode constituir em risco para a saúde dos trabalhadores. Um dos tipos de instrumentos para medição direta dos contaminantes é o __________________ , que utiliza a energia da radiação ultravioleta, visível e infravermelha para realizar a análise dos contaminantes. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.
  • 6 - Q41923.   Segurança e Saúde no Trabalho - Nível Superior - Enfermeiro do Trabalho - EMBASA - IBFC - 2015
  • A toxicologia ocupacional dedica-se ao estudo dos efeitos produzidos nos indivíduos que estiverem expostos a substâncias tóxicas em decorrência de sua manipulação e uso durante sua atividade laborai. _______________ são substâncias sólidas que, chegando aos pulmões, se depositam e se acumulam, produzindo uma pneumopatia e degeneração fibrótica do tecido pulmonar. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.
  • 7 - Q41924.   Segurança e Saúde no Trabalho - Nível Superior - Enfermeiro do Trabalho - EMBASA - IBFC - 2015
  • Sobre o que compete aos profissionais integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequencia correta de cima para baixo. 

    ( ) Aplicar os conhecimentos de engenharia de segurança e de medicina do trabalho ao ambiente de trabalho e a todos os seus componentes, inclusive máquinas e equipamentos, de modo a reduzir até eliminar os riscos ali existentes à saúde do trabalhador. 
    ( ) Determinar, quando esgotados todos os meios conhecidos para a eliminação do risco e este persistir, mesmo reduzido, a utilização, pelo trabalhador, de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), de acordo com o que determina a Norma Regulamentadora-6, desde que a concentração, a intensidade ou característica do agente assim o exija. 
    ( ) Não ser o responsável técnico, pela orientação quanto ao cumprimento do disposto nas Normas Regulamentadoras aplicáveis às atividades executadas pela empresa e/ou seus estabelecimentos. 
    ( ) Analisar e registrar em documento(s) específico(s) todos os acidentes ocorridos na empresa ou estabelecimento, com ou sem vítima, e todos os casos de doença ocupacional, descrevendo a história e as características do acidente e/ou da doença ocupacional, os fatores ambientais, as características do agente e as condições do(s) indivíduo(s) portador(es) de doença ocupacional ou acidentado(s). 
    ( ) As atividades dos profissionais integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho são essencialmente prevencionistas, embora não seja vedado o atendimento de emergência, quando se tornar necessário. Entretanto, a elaboração de planos de controle de efeitos de catástrofes, de disponibilidade de meios que visem ao combate a incêndios e ao salvamento e de imediata atenção à vítima deste ou de qualquer outro tipo de acidente estão incluídos em suas atividades.
  • 8 - Q41925.   Segurança e Saúde no Trabalho - Nível Superior - Enfermeiro do Trabalho - EMBASA - IBFC - 2015
  • Sobre o processo eleitoral da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), assinale a alternativa correta.
  • 9 - Q41926.   Segurança e Saúde no Trabalho - Nível Superior - Enfermeiro do Trabalho - EMBASA - IBFC - 2015
  • Sobre as diretrizes da Norma Regulamentadora - 7 (NR- 7), leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta. 

    I. O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) é parte integrante do conjunto mais amplo de iniciativas da empresa no campo da saúde dos trabalhadores, devendo estar articulado com o disposto nas demais normas regulamentadoras. 
    II. O PCMSO deverá considerar as questões incidentes sobre o indivíduo e a coletividade de trabalhadores, privilegiando o instrumental clínico-epidemiológico na abordagem da relação entre sua saúde e o trabalho. 
    III. O PCMSO deverá ter caráter de prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce dos agravos à saúde relacionados ao trabalho, inclusive de natureza subclínica, além da constatação da existência de casos de doenças profissionais ou danos irreversíveis à saúde dos trabalhadores. 
    IV. O PCMSO deverá ser planejado e implantado com base nos riscos à saúde dos trabalhadores, especialmente os identificados nas avaliações previstas nas demais normas regulamentadoras. 

    Estão corretas as afirmativas:
  • 10 - Q41927.   Segurança e Saúde no Trabalho - Nível Superior - Enfermeiro do Trabalho - EMBASA - IBFC - 2015
  • Sobre a estrutura mínima do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), disposto na Norma Regulamentadora - 9 (NR-9), leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta. 

    I. Planejamento à cada três anos para estabelecimento de metas, prioridades e cronograma. 
    II. Estratégia e metodologia de ação. 
    III. Forma do registro, manutenção e divulgação dos dados. 
    IV. Periodicidade e forma de avaliação do desenvolvimento do PPRA. 

    Estão corretas as afirmativas:
  • 11 - Q41928.   Segurança e Saúde no Trabalho - Nível Superior - Enfermeiro do Trabalho - EMBASA - IBFC - 2015
  • Sobre os Equipamentos de Proteção Respiratória, dispostos na Norma Regulamentadora - 6 (NR-6), assinale a alternativa correta.
  • 12 - Q41929.   Segurança e Saúde no Trabalho - Nível Superior - Enfermeiro do Trabalho - EMBASA - IBFC - 2015
  • Sobre a Ergonomia disposta na Norma Regulamentadora - 17 (NR-17), leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta. 

    I. Para as atividades em que os trabalhos devam ser realizados sentados, a partir da análise ergonômica do trabalho, poderá ser exigido suporte para os pés, que se adapte ao comprimento da perna do trabalhador. 
    II. Para as atividades em que os trabalhos devam ser realizados de pé, devem ser colocados assentos para descanso em locais em que possam ser utilizados por todos os trabalhadores durante as pausas. 
    III. Todos os equipamentos que compõem um posto de trabalho devem estar adequados às características psicofisiológicas dos trabalhadores e à natureza do trabalho a ser executado. 
    IV. Nas atividades que envolvam leitura de documentos para digitação, datilografia ou mecanografia deve ser utilizado documento de fácil legibilidade sempre que possível, sendo permitida a utilização do papel brilhante. 

    Estão corretas as afirmativas:
  • 13 - Q41930.   Segurança e Saúde no Trabalho - Nível Superior - Enfermeiro do Trabalho - EMBASA - IBFC - 2015
  • Sobre a Norma Regulamentadora - 35 (NR-35), analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequencia correta de cima para baixo. 

    ( ) Esta Norma estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização e a execução, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com esta atividade. 
    ( ) Considera-se trabalho em altura toda atividade executada acima de 3,00 m (três metros) do nível inferior, onde haja risco de queda. 
    ( ) Cabe ao empregador assegurar a realização da Análise de Risco (AR) e, quando aplicável, a emissão da Permissão de Trabalho (PT). 
    ( ) Cabe ao empregado garantir a implementação das medidas de proteção estabelecidas nesta norma.

Comentar Simulado

Para comentar este simulado é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!