EMBASA - Enfermagem - Enfermeiro do Trabalho - 2015

Responda as 22 questões do simulado abaixo (EMBASA - Enfermagem - Enfermeiro do Trabalho - 2015). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

22 questões Enfermagem, Enfermeiro do Trabalho, EMBASA, IBFC, Ensino Superior

84 resolveram
45% acertos
Difícil
1 gabaritaram
1 ótimo
36 bom
44 regular
3 péssimo

1Questão 42005. Enfermagem, Enfermeiro do Trabalho, EMBASA, IBFC, Ensino Superior, 2015

O médico solicitou um eletrocardiograma para o trabalhador no Ambulatório de Saúde do Trabalhador. O Enfermeiro preparou o equipamento para realização do procedimento. Para o posicionamento correto dos eletrodos, é correto afirmar que.

2Questão 42006. Enfermagem, Enfermeiro do Trabalho, EMBASA, IBFC, Ensino Superior, 2015

Considerando o procedimento de aferição de pressão arterial, leia as frases abaixo e a seguir assinale a alternativa correta. 

I. Posicionar o braço do paciente com a palma da mão voltada para cima e o cotovelo ligeiramente fletido, na altura do coração (nível do ponto médio do esterno ou do quarto espaço intercostal). 
II. Expor o membro e palpar a artéria radial para determinar o posicionamento do manguito. 
III. A pressão diastólica (Fase V de Korotkoff) deve ser determinada, continuando a deflação, no desaparecimento do som. 
IV. O manguito deve ser adequado ao tamanho do braço, sendo colocado firmemente de 2 a 3 centímetros acima da fossa antecubital, centralizando a bolsa de borracha sobre a artéria.

3Questão 42007. Enfermagem, Enfermeiro do Trabalho, EMBASA, IBFC, Ensino Superior, 2015

O servidor foi atendido no Ambulatório de Saúde do Trabalhador. O médico solicitou ao técnico de enfermagem para administrar dipirona por via endovenosa. O técnico de enfermagem preparou e administrou o medicamento com pressa, pois estava próximo do horário do almoço e precisava pegar o ônibus. Logo após a administração do medicamento, o servidor passou mal e apresentou uma parada cardiorrespiratória. Recebeu atendimento médico, mas acabou evoluindo para óbito. Após constatação médica, o profissional de enfermagem administrou o medicamento errado ao servidor. Considerando as implicações éticas, o profissional de enfermagem cometeu:

4Questão 42008. Enfermagem, Enfermeiro do Trabalho, EMBASA, IBFC, Ensino Superior, 2015

A classificação dos agentes biológicos, na Norma Regulamentadora (NR) 32, distribui os agentes em classes de risco, considerando o risco que representam para a saúde do trabalhador, sua capacidade de propagação para a coletividade e a existência ou não de profilaxia e tratamento. A classe de risco 4 tem como características:

5Questão 42009. Enfermagem, Enfermeiro do Trabalho, EMBASA, IBFC, Ensino Superior, 2015

Um homem, 56 anos, estava aguardando atendimento no Ambulatório, e queixou-se de tremor, nervosismo, ansiedade, palidez, sudorese, taquicardia e déficit cognitivo leve. Neste caso, a conduta deve ser:

6Questão 42010. Enfermagem, Enfermeiro do Trabalho, EMBASA, IBFC, Ensino Superior, 2015

A Hipertensão Arterial é agravada por:

7Questão 42011. Enfermagem, Enfermeiro do Trabalho, EMBASA, IBFC, Ensino Superior, 2015

Uma mulher, 55 anos, estava trabalhando na fábrica de calçados e apresentou início súbito de perda de força, sensibilidade, dificuldade visual, dificuldade de falar, cefaleia intensa, desequilíbrio e tontura. Estes são sinais de:

8Questão 42012. Enfermagem, Enfermeiro do Trabalho, EMBASA, IBFC, Ensino Superior, 2015

Considerando o câncer de mama, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

( ) É o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma. Responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. 
( )O câncer de mama é considerado uma doença exclusivamente feminina, pois não acomete os homens. 
( ) É relativamente raro antes dos 35 anos, e acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. 
( ) A amamentação é considerada um fator protetor.

9Questão 42013. Enfermagem, Enfermeiro do Trabalho, EMBASA, IBFC, Ensino Superior, 2015

Em relação ao câncer de próstata, leia as frases abaixo e a seguir assinale a alternativa correta. 

I. No Brasil, é o câncer mais incidente entre homens, excluídos os casos de pele não melanoma. 
II. O principal fator de risco para a doença é a bebida alcoólica. 
III. No Brasil, é recomendada a organização de programas de rastreamento populacional para o câncer de próstata. 
IV. Teste de PSA (ou Toque Retal) avalia o tamanho, a forma e a textura da próstata e tem por objetivo detectar alterações nessa glândula.

10Questão 42014. Enfermagem, Enfermeiro do Trabalho, EMBASA, IBFC, Ensino Superior, 2015

Sobre abstinência de substâncias, leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. Caracteriza-se por uma alteração física e comportamental, com prejuízo cognitivo e fisiológico. 
II. Tem como condição essencial para seu desenvolvimento o consumo excessivo e constante da substancia. 
III. O indivíduo sente necessidade premente de consumir a substância da qual é dependente, com o intuito de reduzir os sintomas pela sua falta. 
IV. Representa uma síndrome reversível especifica a ingestão recente de determinada droga. 

Estão corretas as afirmativas:

11Questão 42015. Enfermagem, Enfermeiro do Trabalho, EMBASA, IBFC, Ensino Superior, 2015

Considerando o risco de dependência por ingestão de álcool, assinale a alternativa correta.

12Questão 42016. Enfermagem, Enfermeiro do Trabalho, EMBASA, IBFC, Ensino Superior, 2015

O trabalhador durante sua jornada de trabalho apresentou uma parada cardiorrespiratória próxima de dois colegas. A conduta nesse caso é acionar o serviço de emergência e realizar reanimação cardiopulmonar (RCP) precoce com ênfase.

13Questão 42017. Enfermagem, Enfermeiro do Trabalho, EMBASA, IBFC, Ensino Superior, 2015

Uma criança caiu do patinete, cortou o membro inferior direito e apresentou grande quantidade de sangramento. A primeira conduta deve ser:

14Questão 42018. Enfermagem, Enfermeiro do Trabalho, EMBASA, IBFC, Ensino Superior, 2015

Foi internado paciente FFD, 54 anos, sexo masculino, com suspeita de Tuberculose Pulmonar. O paciente foi colocado em um quarto.

15Questão 42019. Enfermagem, Enfermeiro do Trabalho, EMBASA, IBFC, Ensino Superior, 2015

A humanização na assistência é traduzida como inclusão das diferenças nos processos de gestão e de cuidado. No Brasil, a Política Nacional de Humanização (PNH), lançada em 2003, tem a finalidade de colocar em prática os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) no cotidiano dos serviços de saúde, produzindo mudanças nos modos de gerir e cuidar. Dentre os princípios da PNH,__________ significa reconhecer que as diferentes especialidades e práticas de saúde podem conversar com a experiência daquele que é assistido. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

16Questão 42020. Enfermagem, Enfermeiro do Trabalho, EMBASA, IBFC, Ensino Superior, 2015

O Planejamento Estratégico Situacional (PES) é um método que trabalha no processamento de problemas atuais, problemas potenciais e de macroproblemas. É considerada uma das principais características do PES.

17Questão 42021. Enfermagem, Enfermeiro do Trabalho, EMBASA, IBFC, Ensino Superior, 2015

Os estabelecimentos de saúde podem ser avaliados de diversas maneiras para cumprir exigências legais, as condições de classificação segundo determinado critério ou as condições de qualidade. Considerando a Acreditação Hospitalar como uma das categorias de avaliação no sistema de saúde no Brasil, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. 

( ) É um procedimento de avaliação dos recursos institucionais, periódico e compulsório para todas as instituições hospitalares públicas. 
( ) Trata-se de uma avaliação executada pela autoridade sanitária jurisdicional, no caso do Brasil, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). 
( ) A certificação da instituição pode ocorrer em três níveis: Acreditado, Acreditado Pleno e Acreditado com Excelência. 
( ) Tem um caráter eminentemente educativo, voltado para a melhoria contínua, sem finalidade de fiscalização ou controle oficial/governamental.

18Questão 42022. Enfermagem, Enfermeiro do Trabalho, EMBASA, IBFC, Ensino Superior, 2015

De acordo com a Lei n° 8.080, de 19 de setembro de 1990, que dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências, leia as frases abaixo e a seguir assinale a alternativa correta. 

I. A execução de ações de vigilância sanitária, de vigilância epidemiológica, de saúde do trabalhador, e de assistência terapêutica integral, inclusive farmacêutica está incluída no campo de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS). 
II. A saúde do trabalhador é entendida como um conjunto de atividades que se destina, através das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho. 
III. A saúde do trabalhador abrange a assistência ao trabalhador vítima de acidentes de trabalho ou portador de doença profissional e do trabalho. 
IV. A saúde do trabalhador não contempla a avaliação do impacto que as tecnologias provocam à saúde.

19Questão 42023. Enfermagem, Enfermeiro do Trabalho, EMBASA, IBFC, Ensino Superior, 2015

Sobre a via intraóssea (IO), leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta. 

I. Consiste na infusão de fluidos, medicamentos, hemocomponentes na cavidade medular obtida por meio da punção intraóssea. 
II. A via IO não tem restrição quanto ao volume e às características da solução a ser infundida. 
III. É frequentemente utilizada em situações de urgência, na impossibilidade de obtenção de acesso vascular, em crianças, adultos e idosos. 
IV. A presença de lesões e fraturas, no local a ser puncionado, não contraindica o procedimento. 

Estão corretas as afirmativas:

20Questão 42024. Enfermagem, Enfermeiro do Trabalho, EMBASA, IBFC, Ensino Superior, 2015

Sobre a vacina que previne a infecção pelo vírus da hepatite B, leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta. 

I. A vacina é indicada para recém-nascidos, o mais precocemente possível, nas primeiras 72 horas, ou na primeira visita ao serviço de saúde, até 60 dias de vida. 
II. A vacina é indicada para gestantes em qualquer faixa etária e idade gestacional. 
III. A vacina é indicada para a população de 1 a 49 anos de idade. 
IV. A vacina hepatite B (recombinante) não pode ser administrada simultaneamente com outras vacinas. 
V. O esquema de administração corresponde, de maneira geral, a três doses, com intervalo de 30 dias entre a primeira e a segunda doses e de seis meses entre a primeira e a terceira doses (0, 1 e 6).

Estão corretas as afirmativas:

21Questão 42025. Enfermagem, Enfermeiro do Trabalho, EMBASA, IBFC, Ensino Superior, 2015

Sobre a vacina adsorvida difteria e tétano adulto - dT (dupla adulto), assinale a alternativa correta.

22Questão 42026. Enfermagem, Enfermeiro do Trabalho, EMBASA, IBFC, Ensino Superior, 2015

Sobre a Dengue, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequencia correta de cima para baixo. 

( ) A espécie Aedes aegypti é a mais importante na transmissão da doença e também pode ser transmissora do vírus da febre amarela urbana e do vírus chikungunya. 
( ) A transmissão se faz pela picada dos mosquitos Aedes aegypti, no ciclo homem - Aedes aegypti- homem. 
( ) Na Dengue não ocorrem casos de transmissão vertical (gestante - bebê) e por transfusão sanguínea. 
( ) O aumento abrupto das plaquetas é um dos sinais de alarme da dengue.