SEDUC MT - Português - Apoio Administrativo - 2009

Responda as 7 questões do simulado abaixo (SEDUC MT - Português - Apoio Administrativo - 2009). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

7 questões Português, Apoio Administrativo, SEDUC MT, UNEMAT, Ensino Fundamental

1.584 resolveram
70% acertos
Médio
226 gabaritaram
612 ótimo
682 bom
255 regular
35 péssimo

1Questão 42184. Português, Apoio Administrativo, SEDUC MT, UNEMAT, Ensino Fundamental, 2009

“EQUIPAMENTO EM 220V”
Se sua rede elétrica for de 110V é necessário, antes de ligá-lo, mudar a chave seletora de tensão, que se encontra na parte traseira do equipamento, para 115V.
 
Ultimamente, é muito comum o leitor encontrar esta tipologia textual em produtos de uso no trabalho e em casa.
Assinale a alternativa correta que indica o produto onde o texto I é encontrado.

2Questão 42185. Português, Apoio Administrativo, SEDUC MT, UNEMAT, Ensino Fundamental, 2009

“EQUIPAMENTO EM 220V”
Se sua rede elétrica for de 110V é necessário, antes de ligá-lo, mudar a chave seletora de tensão, que se encontra na parte traseira do equipamento, para 115V.

A forma pronominal “lo” empregada na frase “antes de ligá-lo”, refere-se a:

3Questão 42186. Português, Apoio Administrativo, SEDUC MT, UNEMAT, Ensino Fundamental, 2009

O paciente, após a consulta e de posse da receita médica, compra um determinado remédio para aliviar as dores na coluna. Porém, antes de tomá-lo, lê a bula.

Nesta leitura, o objetivo do paciente é:

4Questão 42187. Português, Apoio Administrativo, SEDUC MT, UNEMAT, Ensino Fundamental, 2009

Ao ser admitido em uma loja para assumir a função de secretário, o chefe solicita ao novo funcionário que informe aos clientes sobre a promoção de alguns produtos que acontecerá na semana seguinte.

As alternativas abaixo propõem a redação do cartaz que fará parte desta atividade informativa. Assinale a opção cujo texto está de acordo com a modalidade formal da língua.

5Questão 42188. Português, Apoio Administrativo, SEDUC MT, UNEMAT, Ensino Fundamental, 2009

Leia o texto abaixo.
Tequenfim o documento da casa

O “Programa Tequenfim” implementado em ações transversais da Secretaria de Estado de Trabalho, Cidadania e Assistência Social (Setecs) juntamente com o Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat) abre caminho ao processo de escrituração desses imóveis, que não excluíam sequer a maior Cohab de Mato Grosso, o conjunto CPA em Cuiabá.

(In: Centro-Oeste Popular. Ano X. Edição nº 402. Caderno C5. 22/11 a 28/11/2009. )
 
Sobre  a  compreensão  do  texto,   é    correto afirmar que:

6Questão 42189. Português, Apoio Administrativo, SEDUC MT, UNEMAT, Ensino Fundamental, 2009

Em um letreiro de uma mecânica, Lucas leu o seguinte enunciado:
Concerta-se pessas de altomotivos e pineu de bicicleta.

O menino, ao conversar com o dono da mecânica, propôs a correção de algumas palavras do texto para adequá-lo às regras ortográficas da Língua Portuguesa culta. Assinale a alternativa que apresenta a correção adequada.

7Questão 42190. Português, Apoio Administrativo, SEDUC MT, UNEMAT, Ensino Fundamental, 2009

Leia o enunciado a seguir.

“Respeite a velocidade, a sinalização e só ultrapasse pela esquerda.
No trânsito é preciso ter sempre em mente o perigo que você pode causar aos outros e a si mesmo. O excesso de velocidade causa muitos acidentes e aumenta bastante a chance de vítimas fatais. Respeite a vida. Dirija com consciência.”

(In Revista RDM. Dez/2009, ano XI, p.25).
 
Sobre  a   compreensão  do   texto,  é   correto afirmar que: