SEDUC MT - Conhecimentos Específicos - Apoio Administrativo - 2009

Responda as 19 questões do simulado abaixo (SEDUC MT - Conhecimentos Específicos - Apoio Administrativo - 2009). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

19 questões Conhecimentos Específicos , Apoio Administrativo, SEDUC MT, UNEMAT, Ensino Fundamental

1.156 resolveram
59% acertos
Médio
3 gabaritaram
78 ótimo
791 bom
265 regular
22 péssimo

1Questão 42204. Conhecimentos Específicos, Apoio Administrativo, SEDUC MT, UNEMAT, Ensino Fundamental, 2009

Quadrado mágico é o nome que recebe uma disposição de números em linhas e colunas de tal forma que a soma dos números de cada linha, de cada coluna e de cada diagonal seja sempre a mesma.

2Questão 42205. Conhecimentos Específicos, Apoio Administrativo, SEDUC MT, UNEMAT, Ensino Fundamental, 2009

Do salário de R$ 928,00 que recebeu no mês de suas férias, Mário gastou 1/4 na compra de uma bicicleta e 3/8 em uma viagem.

Quanto ele gastou no total?

3Questão 42206. Conhecimentos Específicos, Apoio Administrativo, SEDUC MT, UNEMAT, Ensino Fundamental, 2009

Uma pesquisa mostrou que em uma escola, 2/5 dos alunos vão para casa de ônibus; 2/10 dos alunos vão de bicicleta e os 32 alunos restantes vão de carro.

Qual o número total de alunos desta escola?

4Questão 42207. Conhecimentos Específicos, Apoio Administrativo, SEDUC MT, UNEMAT, Ensino Fundamental, 2009

Quando o triplo de um número inteiro diminuído de 28 resulta em -13, o número que se encontra é?

5Questão 42208. Conhecimentos Específicos, Apoio Administrativo, SEDUC MT, UNEMAT, Ensino Fundamental, 2009

Uma pessoa percorre a distância entre duas cidades em três etapas. Na primeira etapa gasta 8 h 15 min e 45 s; na segunda, gasta 6  h 48 min e 48 s e, na terceira, gasta 15 h 25  min e 31 s.

Qual é o tempo gasto por esta pessoa para percorrer toda a distância?

6Questão 42209. Conhecimentos Específicos, Apoio Administrativo, SEDUC MT, UNEMAT, Ensino Fundamental, 2009

Resolva a expressão: {81÷(4-6.5+34÷2)+[-7+(-8-4.3)÷(-1-4)].(-3)}÷(-10) Assinale a alternativa que apresenta o resultado correto.

7Questão 42210. Conhecimentos Específicos, Apoio Administrativo, SEDUC MT, UNEMAT, Ensino Fundamental, 2009

Se o funcionário aprender a se relacionar profissionalmente de forma correta, muitos problemas futuros poderão ser:

8Questão 42211. Conhecimentos Específicos, Apoio Administrativo, SEDUC MT, UNEMAT, Ensino Fundamental, 2009

As relações interpessoais estão presentes em toda  organização  e  são  um  dos  fatores que mais     influenciam      no     desempenho      das atividades e nos resultados obtidos.

Considerando esta afirmação, o funcionário deve:

9Questão 42212. Conhecimentos Específicos, Apoio Administrativo, SEDUC MT, UNEMAT, Ensino Fundamental, 2009

Assinale a alternativa que demonstra uma postura profissional correta do servidor.

10Questão 42213. Conhecimentos Específicos, Apoio Administrativo, SEDUC MT, UNEMAT, Ensino Fundamental, 2009

Assinale a alternativa correta considerada fundamental para haver comunicação eficaz entre duas pessoas no trabalho.

11Questão 42214. Conhecimentos Específicos, Apoio Administrativo, SEDUC MT, UNEMAT, Ensino Fundamental, 2009

O desempenho satisfatório do funcionário depende da sua integração à instituição onde trabalha.
Nesse sentido, assinale a alternativa correta.

12Questão 42215. Conhecimentos Específicos, Apoio Administrativo, SEDUC MT, UNEMAT, Ensino Fundamental, 2009

Trata-se de uma ligação invisível que une as pessoas e permite uma se colocar no lugar da outra, e com isso conseguir entender melhor quem é esta outra pessoa e o que ela deseja.

Este é o conceito de:

13Questão 42216. Conhecimentos Específicos, Apoio Administrativo, SEDUC MT, UNEMAT, Ensino Fundamental, 2009

Libânio (2009) aponta quatro funções que a escola de hoje precisa assumir para formar cidadãos mais preparados e qualificados para um novo tempo.

Com base no autor, é correto afirmar que uma dessas funções é:

14Questão 42217. Conhecimentos Específicos, Apoio Administrativo, SEDUC MT, UNEMAT, Ensino Fundamental, 2009

Na Conferência Mundial de Educação para Todos, realizada em Jomtien, Tailândia, em 1990, difundiu-se a ideia de que a educação deveria satisfazer:

15Questão 42218. Conhecimentos Específicos, Apoio Administrativo, SEDUC MT, UNEMAT, Ensino Fundamental, 2009

A Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI apresenta um novo conceito de educação, o qual seria alcançado a partir de quatro tipos de aprendizagens.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente esses tipos.

16Questão 42219. Conhecimentos Específicos, Apoio Administrativo, SEDUC MT, UNEMAT, Ensino Fundamental, 2009

Segundo Libânio (2009), a organização e a gestão da escola tem a finalidade de:

17Questão 42220. Conhecimentos Específicos, Apoio Administrativo, SEDUC MT, UNEMAT, Ensino Fundamental, 2009

A gestão democrática constitui um importante princípio da educação e está vinculada aos interesses coletivos.
São considerados dois princípios imprescindíveis à implementação da gestão democrática:

18Questão 42221. Conhecimentos Específicos, Apoio Administrativo, SEDUC MT, UNEMAT, Ensino Fundamental, 2009

A Resolução nº 1, do Conselho Nacional de Educação, de 17 de junho de 2004, é um importante documento que trata de um dos aspectos das diferenças culturais no Brasil. Esta resolução institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das relações:

19Questão 42222. Conhecimentos Específicos, Apoio Administrativo, SEDUC MT, UNEMAT, Ensino Fundamental, 2009

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9.394/96, aponta, no Artigo 59, algumas condições básicas que precisam estar presentes na organização escolar.

Nesse sentido, prevê atendimento especializado aos alunos com: