FMS - Enfermagem - Enfermeiro - 2015

Responda as 30 questões do simulado abaixo (FMS - Enfermagem - Enfermeiro - 2015). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

30 questões Enfermagem, Enfermeiro, FMS, NUCEPE, Ensino Superior

314 resolveram
55% acertos
Médio
1 gabaritaram
21 ótimo
192 bom
90 regular
11 péssimo

1Questão 42455. Enfermagem, Enfermeiro, FMS, NUCEPE, Ensino Superior, 2015

Além das responsabilidades propostas para a Atenção Básica, em relação à Estratégia Saúde da Família, os diversos entes federados têm suas responsabilidades. Sobre as competências do Ministério da Saúde assinale a alternativa CORRETA:

2Questão 42456. Enfermagem, Enfermeiro, FMS, NUCEPE, Ensino Superior, 2015

São principais sinais e sintomas identificados em mulheres em situações de violência, EXCETO,

3Questão 42457. Enfermagem, Enfermeiro, FMS, NUCEPE, Ensino Superior, 2015

O atendimento domiciliário tem como conceito prestar assistência no próprio domicílio. Hoje também essa estratégia é utilizada no Programa de Saúde da Família. Acerca das ações de saúde que a equipe interdisciplinar deve promover, marque a alternativa INCORRETA:

4Questão 42458. Enfermagem, Enfermeiro, FMS, NUCEPE, Ensino Superior, 2015

A Saúde da Família deve ser entendida como um modo de mudar o atendimento às pessoas (reorientação do modelo assistencial) mediante a implantação de equipes integradas por diferentes profissionais (multiprofissionais) em Unidades Básicas de Saúde (UBS). Estas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada e próxima a UBS. Marque a alternativa INCORRETA acerca das ações das equipes multiprofissionais:

5Questão 42459. Enfermagem, Enfermeiro, FMS, NUCEPE, Ensino Superior, 2015

De acordo com alguns conceitos assinale a alternativa INCORRETA:

6Questão 42460. Enfermagem, Enfermeiro, FMS, NUCEPE, Ensino Superior, 2015

Um diagnóstico de enfermagem é uma frase padrão descritiva sobre o estado de saúde de um cliente (que pode ser um indivíduo, uma família, ou uma comunidade em geral). São diagnósticos de enfermagem para pneumopatias, EXCETO,

7Questão 42461. Enfermagem, Enfermeiro, FMS, NUCEPE, Ensino Superior, 2015

O conhecimento acerca dos processos fisiológicos orgânicos que envolvem a cicatrização ajuda o enfermeiro a reconhecer a fase em que se encontra a ferida e permite a identificação de anormalidades no processo de cicatrização para eleger medidas capazes de impedir complicações que possam retardar ou impedir a cicatrização. O Processo cicatricial encontra-se dividido em quatro fases distintas. Assinale a alternativa com as fases e a sequência CORRETAS.

8Questão 42462. Enfermagem, Enfermeiro, FMS, NUCEPE, Ensino Superior, 2015

O processo cicatricial envolve uma complexa interação de células epidérmicas e dérmicas, matriz celular, angiogênese controlada e proteínas derivadas do plasma. Existem três formas pelas quais uma ferida pode cicatrizar. Correlacione às colunas e marque a alternativa que corresponde à sequência CORRETA

(1) Primeira intenção.
(2) Segunda intenção.
(3) Terceira intenção. 

( ) Designa a aproximação das margens da ferida (pele e subcutâneo) após o tratamento aberto inicial. Isto ocorre principalmente quando há presença de infecção na ferida, que deve ser tratada primeiramente, para então ser suturada posteriormente.
( ) Ocorre quando as bordas são apostas, havendo perda mínima de tecido, ausência de infecção e mínimo edema. A formação de tecido de granulação não é visível.
( ) Ocorre perda excessiva de tecido com a presença ou não de infecção. A aproximação primária das bordas não é possível. As feridas são deixadas abertas e se fecharão por meio de contração e epitelização.

9Questão 42463. Enfermagem, Enfermeiro, FMS, NUCEPE, Ensino Superior, 2015

Segundo a resolução do COFEN 358/2009, o Processo de Enfermagem organiza-se em cinco etapas interrelacionadas, interdependentes e recorrentes. “O processo deliberado, sistemático e contínuo de verificação de mudanças nas respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde doença, para determinar se as ações ou intervenções de enfermagem alcançaram o resultado esperado; e de verificação da necessidade de mudanças ou adaptações nas etapas do Processo de Enfermagem”. Qual etapa do processo de enfermagem refere-se o enunciado?

10Questão 42464. Enfermagem, Enfermeiro, FMS, NUCEPE, Ensino Superior, 2015

Na emergência de um hospital, um adulto deu entrada vítima de queimadura por água quente. No exame físico, apresenta eritema, edema, flictemas e dor na região da perna. De acordo com o exame físico qual a classificação da queimadura desse paciente:

11Questão 42465. Enfermagem, Enfermeiro, FMS, NUCEPE, Ensino Superior, 2015

A Resolução do COFEN 306/2006, normatiza a atuação do Enfermeiro em Hemoterapia. São competências e atribuições do Enfermeiro em Hemoterapia, EXCETO,

12Questão 42466. Enfermagem, Enfermeiro, FMS, NUCEPE, Ensino Superior, 2015

Em todas as visitas domiciliares, é fundamental que o profissional de saúde saiba identificar sinais de perigo à saúde da criança. As crianças menores de 2 meses podem adoecer e morrer em um curto espaço de tempo por infecções bacterianas graves. São sinais que indicam a necessidade de encaminhamento da criança ao serviço de referência com urgência, EXCETO,

13Questão 42467. Enfermagem, Enfermeiro, FMS, NUCEPE, Ensino Superior, 2015

O Programa Nacional de Imunização – PNI, em 1973, foi instituído com o objetivo de prevenir as principais doenças imunopreveníveis do país. A imunização tem se mostrado o melhor programa de saúde pública, levando a queda acentuada da incidência das doenças infecciosas. Sobre os tipos de vacinas coloque (V) para Verdadeiro ou (F) para Falso e marque a sequência CORRETA

( ) Vacinas vivas – Resultam da modificação de vírus selvagem ou bactérias em laboratório, habitualmente por cultivos sucessivos, precisam se replicar para serem efetivas, resposta imune similar à da infecção natural, necessitam menor número de doses para imunizar, imunidade duradoura.
( ) Vacinas inativadas – Podem ser bacterianas ou virais, são inativadas em laboratório através do calor ou através de processos químicos. Podem se constituir de microrganismos inteiros ou fracionados. Necessita de várias doses para imunizar, não causam doenças, mesmo na situação de imunossupressão, pois não podem se replicar.
( ) Vacinas combinadas – Proteínas ou toxinas de um segundo tipo de micro-organismo (que um sistema imune imaturo possa reconhecer) é ligado ao micro-organismo contra o qual se quer imunizar.
( ) Vacinas conjugadas – Contém no mesmo frasco várias vacinas diferentes.

14Questão 42468. Enfermagem, Enfermeiro, FMS, NUCEPE, Ensino Superior, 2015

A vacina BCG liofilizada, após diluição e completa homogeneização, é aplicada por via intradérmica na dose indicada de 0,1ml, na inserção inferior do músculo deltóide do braço direito. Sobre a evolução normal da lesão vacinal podemos afirmar, EXCETO,

15Questão 42469. Enfermagem, Enfermeiro, FMS, NUCEPE, Ensino Superior, 2015

O “Teste do Pezinho” faz parte do Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN), um programa de saúde publica que foi implantado em 2001, através da Portaria Ministerial Nº 822, de 06/06/01 do Ministério de Saúde e que determina a gratuidade e obrigatoriedade da realização dos testes. Segundo o tema, assinale a alternativa INCORRETA.

16Questão 42470. Enfermagem, Enfermeiro, FMS, NUCEPE, Ensino Superior, 2015

O teste de hemoglobina glicada é utilizado nos pacientes diabéticos tem por finalidade:

17Questão 42471. Enfermagem, Enfermeiro, FMS, NUCEPE, Ensino Superior, 2015

As Diretrizes da AHA 2010 para RCP e ACE enfatizam, mais uma vez, a necessidade de uma RCP de alta qualidade, incluindo, EXCETO,

18Questão 42472. Enfermagem, Enfermeiro, FMS, NUCEPE, Ensino Superior, 2015

O choque é uma emergência. Para o atendimento correto é necessário uma ação rápida e imediata, pois é uma condição que acarreta risco de vida em razão das diversas causas subjacentes. Assinale a alternativa que corresponde ao choque anafilático:

19Questão 42473. Enfermagem, Enfermeiro, FMS, NUCEPE, Ensino Superior, 2015

A quimioterapia antineoplásica, ou seja, a utilização de agentes químicos, isolados ou em combinação, com o objetivo de tratar os tumores malignos, tornou-se uma das mais importantes e promissoras maneiras de combater o câncer. Sobre a quimioterapia antineoplásica, segundo a finalidade, enumere as colunas: 

(1) Terapia curativa
(2) Terapia Adjuvante
(3) Terapia Neoadjuvante
(4) Terapia Paliativa 

( ) Quando o tratamento sistêmico é o tratamento definitivo para a doença.
( ) Quando o tratamento sistêmico é realizado antes do tratamento curativo, visando menor radicalidade no procedimento cirúrgico e ao mesmo tempo diminuindo o risco de doença a distância.
( ) Quando o objetivo não é a cura, mas a paliação das consequências da doença. Pode ou não prolongar a sobrevida. Tratamento dos sintomas da doença. Retardar o surgimento de sintomas. Melhora da qualidade de vida. Tumores metastáticos em geral.
( ) Quando o tratamento sistêmico tem o objetivo de aumentar a chance de cura após determinado procedimento cirúrgico.

20Questão 42474. Enfermagem, Enfermeiro, FMS, NUCEPE, Ensino Superior, 2015

Durante o exame físico da admissão da Sra. Francisca, a enfermeira observou uma úlcera por pressão na região sacral com perda parcial da espessura da derme, superficial (rasa), leito vermelho/rosa sem esfacelo, brilhante, sem crosta ou equimose. De acordo com a descrição da enfermeira qual a classificação da úlcera por pressão:

21Questão 42475. Enfermagem, Enfermeiro, FMS, NUCEPE, Ensino Superior, 2015

Pé diabético é a “infecção, ulceração e ou destruição dos tecidos profundos associadas a anormalidades neurológicas e vários graus de doença vascular periférica nos membros inferiores”. São características do pé diabético neuropático, EXCETO,

22Questão 42476. Enfermagem, Enfermeiro, FMS, NUCEPE, Ensino Superior, 2015

A prevalência de uma úlcera nos pés é de 4 a 10% da população diabética (SBD, 2008). São fatores de risco para desenvolver úlcera nos pés, EXCETO,

23Questão 42477. Enfermagem, Enfermeiro, FMS, NUCEPE, Ensino Superior, 2015

O envelhecimento populacional pode ser reversível, caso ocorra o aumento da fecundidade. Já o envelhecimento individual representa a consequência ou os efeitos da passagem do tempo. Estes efeitos podem ser positivos ou negativos e são observados nas diversas dimensões do indivíduo. Sobre as mudanças no envelhecimento marque a alternativa INCORRETA.

24Questão 42478. Enfermagem, Enfermeiro, FMS, NUCEPE, Ensino Superior, 2015

O termo “estoma” significa o estabelecimento de uma solução de continuidade entre uma cavidade ou órgão com a superfície corporal, seja de maneira direta ou através de tubos. Ressalta-se que o aparecimento de complicação pós-operatória na estomia pode estar associado a múltiplos fatores. Qual alternativa corresponde a uma complicação de estomia tardia?

25Questão 42479. Enfermagem, Enfermeiro, FMS, NUCEPE, Ensino Superior, 2015

A Resolução do COFEN 311/2007 afirma que todos os profissionais de enfermagem deverão conhecer o inteiro teor do Código de Ética dos profissionais de enfermagem, que se aplica aos profissionais de enfermagem e exercentes das atividades elementares de enfermagem. Sobre os diretos dos profissionais nas relações com as organizações empregadoras, marque a alternativa INCORRETA.

26Questão 42480. Enfermagem, Enfermeiro, FMS, NUCEPE, Ensino Superior, 2015

O código deontológico do enfermeiro no artigo 81º, que aborda os valores humanos, afirma que o enfermeiro, no seu exercício, observa os valores humanos pelos quais se regem o indivíduo e os grupos em que este se integra e assume o dever de, EXCETO,

27Questão 42481. Enfermagem, Enfermeiro, FMS, NUCEPE, Ensino Superior, 2015

A estrutura formal de uma organização causa impacto na comunicação. As pessoas em níveis mais inferiores na hierarquia organizacional estão mais suscetíveis a uma comunicação inadequada oriunda dos níveis superiores. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma das características que dificultam a comunicação nas grandes organizações:

28Questão 42482. Enfermagem, Enfermeiro, FMS, NUCEPE, Ensino Superior, 2015

A Portaria nº 2616, de 12 de maio de 1998, considerando que as infecções hospitalares constituem risco significativo à saúde dos usuários e que sua prevenção e controle envolvem medidas de qualificação de assistência hospitalar, da vigilância sanitária e outras, tomadas no âmbito do Estado, do Município e de cada hospital, no que diz respeito ao seu funcionamento, cabendo à CCIH do hospital, as seguintes medidas, EXCETO,

29Questão 42483. Enfermagem, Enfermeiro, FMS, NUCEPE, Ensino Superior, 2015

Diagnosticar e tratar correta e prontamente os casos de Tuberculose pulmonar são as principais medidas para o controle da doença. Esforços devem ser realizados no sentido de encontrar precocemente o paciente e oferecer o tratamento adequado, interrompendo a cadeia de transmissão da doença. Assinale a alternativa INCORRETA.

30Questão 42484. Enfermagem, Enfermeiro, FMS, NUCEPE, Ensino Superior, 2015

Alguns problemas enfrentados pelas nutrizes durante o aleitamento materno, se não forem precocemente identificados e tratados, podem ser importantes causas de interrupção da amamentação. Os profissionais de saúde têm um papel importante na prevenção e no manejo dessas dificuldades. Uma das principais dificuldades é o ingurgitamento mamário patológico, recomendam-se as seguintes medidas, EXCETO,