FUNAI - Programa Nacional de Direitos Humanos - Indigenista Especializado - 2016

Responda as 19 questões abaixo (FUNAI - Programa Nacional de Direitos Humanos - Indigenista Especializado - 2016). Ao terminar, clique no botão para ver sua nota e o gabarito. Boa prova!

19 questões Direitos Humanos, Programa Nacional de Direitos Humanos, Indigenista Especializado, FUNAI, ESAF, Superior

34 resolveram
34% média
Difícil
1 gabaritaram
2 Ótimo
5 Bom
21 Regular
6 Péssimo
Assinale, entre as opções abaixo, aquela que apresenta algumas das principais noções desenvolvidas em Etnologia Indígena no Brasil.
Os principais troncos e famílias linguísticos encontrados no território brasileiro são:
No trabalho de campo junto a um povo indígena, o etnólogo deverá:
O direito dos povos indígenas às terras que tradicionalmente ocupam
A demarcação de uma terra indígena é determinada
Atualmente, a grande maioria das religiões indígenas no Brasil
As sociedades indígenas da família linguística caribe da região do Maciço Guianense têm sido caracterizadas pelo antropólogo Peter Rivière e outros antropólogos como:
O surgimento dos movimentos indígenas no Brasil foi estimulado inicialmente pela
Os descimentos de índios no Estado do Grão-Pará e Maranhão nos séculos XVII e XVIII foram empreendidos principalmente por:
Assinale a opção que indica corretamente quais foram os principais motivos que levaram à extinção do Serviço de Proteção aos Índios (SPI) em 1967, dando lugar à Fundação Nacional do Índio (FUNAI).
Nos anos 1970, o Coronel da Aeronáutica e especialista em estratégia Ivan Zanoni Hausen, da FUNAI, propôs que fossem estabelecidos “critérios de indianidade”. Assinale a opção que indica corretamente qual foi o principal objetivo desses “critérios de indianidade”.
Assinale, entre as opções abaixo, aquela que indica o porquê da participação de alguns indígenas na revolta social conhecida como a Cabanagem, na então província do Grão-Pará, entre 1835 a 1840.
A Constituição Federal de 1988, no seu Artigo 231, afirma que:
Na história dos estudos sobre o contato interétnico entre sociedades indígenas e segmentos da sociedade nacional no Brasil, assinale, entre as opções abaixo, qual noção marcou o rompimento com os estudos de aculturação.
Em texto clássico da etnologia indígena, publicado em 1979, os antropólogos Anthony Seeger, Roberto da Matta e Eduardo Viveiros de Castro argumentam a necessidade de focalizar a construção da pessoa nas sociedades indígenas. Assinale a opção que indica corretamente por que enfatizaram a construção da pessoa nas sociedades indígenas.
Assinale, entre as opções abaixo, em qual definição se encaixa a categoria de “Terra Indígena”.
Na Região Amazônica do século XIX, o termo “tapuio” foi usado para se referir aos:
Em seus trabalhos sobre indigenismo e territorialização, o professor João Pacheco de Oliveira procurava:
O perspectivismo ameríndio: