SEDUC GO - Educação Artística - Professor de Artes Visuais - 2010

Responda as 12 questões do simulado abaixo (SEDUC GO - Educação Artística - Professor de Artes Visuais - 2010). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

12 questões Educação Artística, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS-UFG, Ensino Superior

464 resolveram
51% acertos
Médio
1 gabaritaram
25 ótimo
249 bom
175 regular
15 péssimo

1Questão 42585. Educação Artística, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG, Ensino Superior, 2010

Os Fundamentos da Linguagem Visual formam um conteúdo já sedimentado no ensino de artes visuais. No texto sobre essa área presente no documento Orientações Curriculares para o Ensino Médio, está escrito que Ponto, linha, forma, plano, textura e cores são elementos das estruturas

2Questão 42586. Educação Artística, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG, Ensino Superior, 2010

“[...] não basta apresentar ao aluno ora uma obra clássica da arte ocidental, ora uma máscara de alguma tradição africana, ora um produto da cultura de massa”. 

O fragmento apresentado indica a

3Questão 42587. Educação Artística, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG, Ensino Superior, 2010

Para Pimentel (In. ASSIS, H. L.; RODRIGUES, E. B. T. (org.) O ensino de artes visuais, 2009), a avaliação na visão tradicional é uma ação de

4Questão 42588. Educação Artística, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG, Ensino Superior, 2010

Para Goya (In. ASSIS, H. L.; RODRIGUES, E. B. T. (org.) O ensino de artes visuais, 2009) a gravura é importante na prática pedagógica na arte educação escolar, porque

5Questão 42589. Educação Artística, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG, Ensino Superior, 2010

As pesquisas de Lowenfeld centraram-se nas questõesdo desenvolvimento da capacidade criadora e da consciência estética do indivíduo. Conforme Osinski (2001) paraLowenfeld a função da escola seria

6Questão 42590. Educação Artística, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG, Ensino Superior, 2010

Conforme Osinski (2001), para Herbert Read a arte deveria

7Questão 42591. Educação Artística, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG, Ensino Superior, 2010

Ao falar de currículo integrado, Michael Parsons (In BARBOSA, 2005, p.296) afirma que a integração ocorre quando

8Questão 42592. Educação Artística, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG, Ensino Superior, 2010

John Dewey é amplamente reconhecido como um dos mais importantes pensadores e filósofos da educaçãoda Era Moderna. Para Dewey a arte constitui um dos ramos da experiência humana. Para o autor (2010, p.82), o aprendizado deve-se desenvolver a partir

9Questão 42593. Educação Artística, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG, Ensino Superior, 2010

Segundo Hernandez (2007, p.45) trabalhar com base na cultura visual é importante para a educação das artes visuais, porque

10Questão 42594. Educação Artística, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG, Ensino Superior, 2010

Para Bamford (apud Hernandez, 2007), a diferença entre a educação das artes e a educação pelas artes é que

11Questão 42595. Educação Artística, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG, Ensino Superior, 2010

Um ideário sobre o Ensino da Arte numa perspectiva da diversidade e pluralidade cultural contempla

12Questão 42596. Educação Artística, Professor de Artes Visuais, SEDUC GO, CS UFG, Ensino Superior, 2010

A incorporação das novas tecnologias de informação e comunicação ao processo educativo traz para a educação a concepção de interatividade. Para Silva (2006), a sala de aula interativa seria o ambiente em que o professorinterrompe a tradição do falar/ditar, deixando-se identificar com o contator de história e adota uma postura semelhante à do designer de software interativo. Isso significa que o professor